prova de História ufv 2011

Resolução da prova de História





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Prova de História discursiva - UFV 2011

Prova resolvida

01) Na segunda metade do século XIX, o Brasil contou com uma ampla produção artística e literária que refletia a mentalidade das elites brasileiras desse período. Essa produção foi fundamental na formação de uma ideia de nação. Considerando tal momento histórico, faça o que se pede:

a) Cite uma obra (artística, literária ou musical) produzida nesse período.

b) Correlacione a produção artística com a mentalidade desse momento histórico.

 

Resolução:

a) A obra Lucíola, publicada por José de Alencar, sob o pseudônimo de G.M., no ano de 1862 é o primeiro dos chamados “perfis de mulher” que seriam escritos pelo autor, sendo os outros dois: Diva, de 1864 e Senhora, de 1875. Através desse conjunto de obras é possível traçar e observar alguns pontos importantes sobre a mentalidade urbana do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, período em que foram escritos.

b) A produção artística fez surgir as transformações sociais pelo qual passou o Brasil durante o século XIX, que desencadearam um processo de urbanização acelerada, possibilitaram o surgimento de novos grupos sociais e políticos, invólucros de uma mentalidade progressista. São esses novos grupos, originados no bojo dessas transformações, os representantes das novas idéias e projetos para o país. Se uma parte da população aceitou essas novas idéias (e isso se verifica pela facilidade com que a república foi aceita no país), isso só foi possível porque no campo social, determinadas práticas sociais e econômicas foram percebidas e consentidas. O progresso e as novas tecnologias, ainda que não tivessem o alcance desejado, eram percebidos como manifestação dessas mudanças resultantes da mentalidade progressista que acometia os grandes centros urbanos. A república, portanto, não é resultado deste ou daquele grupo ou um episódio gerado a partir de idéias soltas. É antes resultado de transformações materiais e sociais em grande parte impulsionadas pela economia cafeeira, considerando que a necessidade do progresso colidia com a estrutura política do império.

 


02) As novas condições socioeconômicas em curso na segunda metade do século XIX favoreceram a difusão dos ideais republicanos no Brasil, sobretudo a partir de 1870, que, juntamente com outros acontecimentos, levariam à queda da monarquia. Com relação ao movimento republicano e à queda da monarquia, faça o que se pede:

a) Identifique os principais grupos do movimento republicano brasileiro.

b) Cite duas ideias defendidas pelo Manifesto Republicano de 1870.

c) Comente como se processou o golpe de 15 de novembro de 1889.


Resolução:

a) Entre os envolvidos estavam: as camadas urbanas, os fazendeiros paulistas (PRP) e o exército (Positivistas).

b) O manifesto, que continha 58 assinaturas, destacava em suas linhas as contradições do atual regime e lançava um desafio aos monarquistas a mostrarem os abusos da Corte e ao mesmo tempo pedia a implantação de uma república federativa, citando também o caráter exótico que uma monarquia representava no continente americano e onde os súditos não poderiam mais suportar os arbítrios e onipotência do Imperador.

c) O golpe de 15 de novembro de 1889 foi um golpe que culminou na Proclamação da República ocorrida no Brasil, resultou na derrubada da monarquia, foi realizada por meio de uma rebelião militar, comandada pelo marechal Deodoro da Fonseca.Um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados por este marechal, deu um golpe de estado sem o uso de violência, depondo o Imperador Dom Pedro II.

 


03) Considerando que, no século XVI, a Armada Espanhola estava em um número muito inferior à população indígena encontrada por Hérnan Cortés na área que hoje corresponde ao território do México, faça o que se pede:

a) Cite uma forma de resistência apresentada pela população nativa contra a conquista espanhola.

b) Cite uma das principais causas que propiciou o êxito da ocupação do território do México pelos espanhois.

 

Resolução:

a) A reação indígena assumiu as mais variadas formas: hostilidade, guerra, suicídios em massa, movimentos de resistência religiosa, etc.

b) Armas de fogo, uso do cavalo em combate, uso de cães, passaram a conhecer a cultura e idioma dos nativos (conhecer para dominar).


04) Leia o texto abaixo:

Um novo alinhamento das forças políticas surgiu, dois campos opostos se formaram: de um lado a política da União Soviética e dos países democráticos direcionada a anular o imperialismo e fortalecer a democracia, do outro lado a política dos Estados Unidos e da Inglaterra, direcionada ao fortalecimento do imperialismo e anulação da democracia. […] O Plano Truman-Marshall é somente uma das partes, a seção europeia de um plano geral de uma política expansionista mundial levada avante em todas as partes do mundo.

(Joseph Stalin. Trecho do informe de Zhdanov, 1947-1948. In: BARROS, Edgard Luiz de. A guerra fria: a aliança entre russos e americanos: a origem da guerra fria: a destruição atômica é irreversível? São Paulo: Atual; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1986, p. 32.)

A partir da leitura do texto acima e com base nos conhecimentos sobre a Guerra Fria, faça o que se pede:

a) Explique o que foi a Doutrina Truman.

b) Explique o que foi o Plano Marshall.

c) Cite as duas principais reações empreendidas pela URSS às políticas adotadas pelos EUA.


Resolução:

a) Doutrina Truman é uma expressão que designa um conjunto de medidas políticas e econômicas assumidas depois de março 1947, data em que o então presidente dos EUA, Harry Truman, profere um violento discurso contra a “ameaça comunista”, onde diz que os EUA assumem o compromisso de defender o mundo dos soviéticos.

b) O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

c) Em resposta ao plano econômico estadunidense, a União Soviética propôs-se a ajudar também seus países aliados, com a criação do COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua). O COMECON fora proposto como maneira de impedir os países-satélites da União Soviética de demonstrar interesse no Plano Marshall, e não abandonarem a esfera de influência de Moscou.

 

Resolução: Prof. Frâncio Mendonça

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Prova de História - UFV 2011 Discursiva

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