"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"
"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"
- Paulo Freire
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"
- Dave Weinbaum
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"
- Sócrates
"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"
- Francis Bacon
A Fundação Universitária para o Vestibular divulgou uma listagem com as melhores redações FUVEST de 2009. É uma forma de esclarecer alguns mitos que giram em torno da redação FUVEST e colocar os futuros vestibulandos em contato com modelos de texto que são tidos como referência.
Os professores aproveitam e chamam a atenção para alguns pontos importantes a serem observados durante a redação. O aluno deve atentar-se a escrever um texto coeso, com começo, meio e fim. A banca está interessada em ler textos atraentes e que não fiquem no lugar comum, mas o aluno não pode fugir do tema para alcançar este objetivo.
Segundo Maria Thereza, diretora da Fuvest, rasuras, bem como letra feia, não desconta pontos na redação da FUVEST. "Não levamos em conta na nota, desde que o estudante tenha organização. A orientação é que ele faça um risco na palavra errada e escreva ao lado o termo correto", explica.
Para se ter uma idéia, uma das redações escolhidas entre as melhores da Fuvest 2009 trouxe o título na última linha, e um pedido de desculpas à banca corretora ("desculpe, só vi que precisava no final").
Veja a lista com as melhores redações da Fuvest 2009.
» Justiça anula 13 questões do Enem 2011. Veja quais são!
» Correção Online do Enem 2011
» Confira os temas já cobrados na Redação do Enem
» Redação no Enem 2011 terá novas regras
» Redação no Enem tem muito valor na nota final
» Confira as provas já aplicadas no Enem
» Provas do Enem 2011
» Gabarito do Enem 2011
» Unifesp entra no ranking das 500 melhores universidades do mundo
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter