- FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO JOÃO DEL REY -
- PROVA DE QUÍMICA - VESTIBULAR 2001 - GERAL -

01) Quem quiser duvidar duvide, mas mesmo um garimpeiro precisa ter conhecimentos de Química. Os garimpeiros utilizam o mercúrio para separar o ouro dos outros minérios. Inicialmente, o minério é colocado em batéias, baldes ou latas e se adiciona o mercúrio para a formação do amálgama (liga de mercúrio com metais). Depois, essa amálgama é aquecida com maçarico a céu aberto em frigideiras ou cuias metálicas, com grandes perdas de mercúrio para o ambiente. No organismo humano, o excesso de mercúrio decorrente da inalação ou da ingestão de animais contaminados, especialmente peixes, causa uma série de distúrbios. O próprio garimpeiro, ao inalar os vapores de mercúrio produzidos no aquecimento do amálgama, pode sofrer desde náuseas até problemas cardíacos e neurológicos. Dependendo do nível de contaminação, o envenenamento
por mercúrio pode levar à morte.
Com base no texto acima, assinale a alternativa que melhor expressa a relação entre o desenvolvimento científico e tecnológico da química e a saúde dos garimpeiros no Brasil.
a) Os conhecimentos químicos são fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias adequadas à saúde do trabalho e deve ser assegurado o acesso aos mesmos pela população.
b) Os conhecimentos químicos são fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias adequadas à saúde do trabalho e devem ser acessíveis a uma pequena parcela da população.
c) Os conhecimentos químicos não são fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias adequadas à saúde do trabalho, pois a química é a grande vilã do século XX, especialmente devido aos problemas que traz ao ambiente.
d) Os conhecimentos químicos não são fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias adequadas à saúde do trabalho, cabendo ao governo o desenvolvimento de um programa educativo para os garimpeiros.

02) Observe a escala de pH ilustrada abaixo e os valores de pH das substâncias indicadas.

Com base nas informações fornecidas e os seus conhecimentos de química, é CORRETO afirmar que:
a) a chuva normal não é ácida.
b) não há diferença entre chuva ácida e chuva normal.
c) toda chuva é considerada "chuva ácida".
d) a chuva normal não é considerada "chuva ácida".

03) Os clorofluorcarbonos (CFCs) são substâncias químicas utilizadas como propelentes (substâncias capazes de efetuar a propulsão controlada de um corpo sólido) e refrigeradores (gases de geladeiras). A concentração desses gases na atmosfera da Terra tem aumentado cerca de 4% a cada ano. Os CFCs, devido a sua estabilidade, têm elevados tempos de residência na atmosfera (de 60 a 130 anos). Uma estimativa mostrou que de 15 a 25% do efeito estufa (aquecimento global do planeta) deve-se à presença dos CFCs na atmosfera. Dois substitutos para os CFCs vêm sendo estudados: os hidrofluorcarbonos (HFCs) e os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs). Esses compostos são mais caros e menos inertes, sendo decompostos mais rapidamente nas baixas camadas da atmosfera.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os CFCs são perigosos devido a sua alta reatividade, o que faz com que ocorra aumento de sua concentração na atmosfera com o tempo e aumento do efeito estufa.
b) Os CFCs são perigosos devido a sua baixa reatividade, o que faz com que ocorra aumento de sua concentração na atmosfera com o tempo e aumento do efeito estufa.
c) Os CFCs são perigosos devido a sua elevada reatividade na atmosfera, o que faz com que ocorra diminuição de sua concentração na atmosfera com o tempo e diminuição do efeito estufa.
d) Os CFCs são perigosos devido a sua baixa reatividade na atmosfera, o que faz com que ocorra diminuição de sua concentração na atmosfera com o tempo e diminuição do efeito estufa.

04) São fornecidos abaixo dados de três produtos encontrados em supermercados:

Analise as afirmativas abaixo:
I - Uma espécie química em comum encontrada nos produtos 1, 2 e 3 é o cálcio.
II – As espécies químicas flúor, lauril sulfato de sódio e vitamina C estão presentes nos
produtos 2 e 3.
III- Os produtos 2 e 3 têm a mesma natureza, embora a composição química não seja exatamente a mesma.
IV – A produção e a comercialização desses produtos pressupõem a aplicação de conhecimentos químicos no sistema produtivo, industrial e rural.
V - O produto 1 é de natureza alimentícia.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) I, II, III e V
b) I, III, IV e V
c) I, II, IV e V
d) I, II, III, IV e V

05) O tiomersal é um antisséptico largamente empregado nos lares brasileiros, sendo eficaz no combate a microrganismos patogênicos comuns. Ele é mais conhecido pelo nome comercial de MertthiolateÒ (da Eli Lilly do Brasil) e a sua fórmula estrutural é mostrada a seguir.

Com base na estrutura do tiomersal, determine a porcentagem em massa de carbono presente neste antisséptico.
a) 10,9%