propriedades da materia

quimica

Propriedades da matéria

A composição dos diversos materias na natureza é muito pesquisada e está diretamente relacionada com suas propriedades. O estudo das propriedades da matéria significa, em um primeiro momento, observar criticamente os fenômenos que nos cercam e questionar por que ocorrem.

Propriedades da matéria e as provas

Propriedades da matéria são um tema bastante comum nos vestibulares, principalmente abordando algumas idéias sobre as transformações químicas. O conhecimento das transformações químicas nos auxilia a compreender melhor muitos fatos do nosso dia-a-dia.

Transformações químicas podem ser reconhecidas por meio de evidências perceptíveis pelos sentidos (cheiro, mudança de cor, ...) ou pela caracterização dos produtos através de suas propriedades físicas, tais como temperaturas de fusão e ebulição, densidade, solubilidade.

A separação dos produtos pode ser realizada por meio de processos adequados, como por exemplo: destilação, filtração, decantação, evaporação, cristalização...

Um outro ponto muito cobrado referente a propriedades da matéria correponde às mudanças do estado de agregação das moléculas constituintes da matéria (mudanças de estado físico): sólido, líquido e gasoso.

As provas de vestibulares estão frequentemente cobrando este tema nas questões. Estude bastante a teoria relacionada a propriedades da matéria, enfatizando os itens supracitados e boa prova. Não deixe de fazer as questões propostas sobre o assunto.

Propriedades da Matéria

Vestibulando Web ® - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade - Propriedades da matéria