prova resolvida - UFV 2011

Prova de Quimica Discursiva Resolvida


Prova resolvida: UFV Química - Vestibular 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV - VESTIBULAR 2011 - DISCURSIVA

01) Alguns elementos radioativos apresentam larga aplicação em tratamentos médicos. Por exemplo, o Prova resolvida UFV 2011é utilizado como fonte de radiação gama que destrói células cancerígenas. No tratamento de câncer de tireóide, o iodeto de sódio contendo Prova resolvida UFV 2011 é administrado por via oral aos pacientes. Já o Prova resolvida UFV 2011 é utilizado na obtenção de imagens do cérebro, fígado e rins para fins de diagnóstico de câncer. Considerando que tanto o iodo quanto o cobalto se desintegram emitindo uma partícula beta (particula beta) e radiação gama, e que o Prova resolvida UFV 2011 emite apenas radiação gama, faça o que se pede:

a) Escreva a equação para a reação de desintegração do Prova resolvida UFV 2011.

b) Escreva a equação para a reação de desintegração do Prova resolvida UFV 2011.

c) Qual o isótopo resultante da emissão de radiação gama a partir do Prova resolvida UFV 2011?

d) Considerando uma amostra de 0,8 mol de iodeto de sódio contendo 50% de Prova resolvida UFV 2011, e sabendo que a meia vida desse isótopo é 8 dias, calcule o numero de mols de Prova resolvida UFV 2011 após 16 dias.

e) Sabendo que o Prova resolvida UFV 2011 emite radiação gama e uma partícula alfa (particula alfa), qual o isótopo resultante de seu decaimento radioativo?

 

Resposta:

Prova resolvida UFV 2011

 

Comentário:

Questão atípica para uma prova discursiva da UFV. Assunto não é comum de aparecer na prova discursiva, sendo normalmente cobrado algum item básico em questão objetiva. Esta questão deve ter gerado dúvida no item c), referente à emissão de radiação gama. O estudante precisa lembrar que não é alterado nem número de prótons e nem o número de massa, de tal modo que o isótopo não é alterado.

 

02) A equação abaixo descreve um método utilizado para obter o gás cloro.

HCl(aq) + MnO2(s) → Cl2(g) + MnCl2(aq) + H2O(l)

a) Escreva a equação balanceada desta reação.

b) Considerando o MnO2 puro, o rendimento da reação igual a 100% e a adição de HCl em excesso, a massa de gás cloro obtida a partir de 8,7 g de MnO2 é: ___________________.

c) Considerando que, na CNTP, 1 mol de gás ocupa aproximadamente 22,7 L, o gás cloro obtido, conforme descrito no item b, ocuparia, nas CNTP, o volume de: ___________________.

d) Escreva as estruturas de Lewis para as substâncias abaixo:
H2O
Cl2

e) O gás Cl2 produzido é borbulhado em solução aquosa de NaOH, dando origem a hipoclorito (ClO-) e cloreto (Cl-). Escreva a equação balanceada da reação descrita nesse procedimento.

 

Resposta:

Prova resolvida UFV 2011

 

03) Dentre as diversas classes de agroquímicos utilizados para aumentar a produção agrícola, os herbicidas se destacam, representando aproximadamente 50% do mercado mundial dessa classe de substâncias. Como parte de uma linha de pesquisa do Departamento de Química da UFV que visa ao desenvolvimento de novos compostos com potencial uso como agroquímicos, a substância (V) foi sintetizada a partir do composto (I). Em testes em casa de vegetação, a substância (V) causou 100% de inibição no desenvolvimento de várias plantas daninhas.

Prova resolvida UFV 2011

Considerando a sequência de transformações (1 a 4) indicadas no esquema acima, faça o que se pede:
a) A reação de 1 mol do composto (I) com 1 mol de Br2 resulta em um produto cuja formula molecular é: _________________.

b) O composto (I) é convertido em (II) ao ser tratado com um reagente oxidante, como OsO4. A fórmula molecular do produto (II) é: _____________________.

c) O composto (III) apresenta, além da função cetal, as seguintes funções orgânicas: ______________ e
_____________.

d) O composto (IV) é obtido pela reação do composto (III) com um reagente de Grignard, cuja fórmula estrutural é:

e) O composto (IV) pode ser facilmente convertido no composto (V). Um reagente que pode ser utilizado para realizar esta transformação é: _______________.

 

Resposta:

Prova resolvida UFV 2011

 

04) Óleos voláteis de rosa originários da Bulgária são famosos pelo seu aroma agradável. O aroma é em parte devido a uma mistura diasteroisomérica de terpenos conhecidos como óxido de rosa (IIa e IIb). Esses compostos podem ser obtidos pelo tratamento do composto (I) com ácido, sob aquecimento, conforme representado na equação a seguir.

Prova resolvida UFV 2011

Considerando a equação acima, faça o que se pede:

a) A conversão do composto (I) no composto (IIa) envolve a perda de uma molécula de: __________________ .

b) A ligação dupla do composto (I) apresenta estereoquímica do tipo: ____________________.

c) O número de átomos de carbonos assimétricos no composto (IIa) é: __________________.

d) A reação de ozonólise do composto (I) resulta em um produto de formula molecular C6H12O2. O nome sistemático desse produto é: ________________________.

e) Represente a formula estrutural do enantiômero do composto (IIb).

 

Resposta:

Prova resolvida UFV 2011

 

Resolução e Comentários:

Fabrício Marques de Oliveira – Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG); Mestre em Agroquímica (ênfase em Química Orgânica - UFV-MG); Doutorando em Agroquímica - (UFV-MG).

 

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Prova resolvida UFV 2011 Química Discursiva

Ponto.Br