unicamp 2010

Prova de Quimica Resolvida


Prova resolvida: Unicamp Química - Vestibular 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP - VESTIBULAR 2010 - 1ª FASE

01) A maioria dos homens que mantêm o cabelo escurecido artificialmente utiliza uma loção conhecida como tintura
progressiva. Os familiares, no entanto, têm reclamado do cheiro de ovo podre nas toalhas, porque essa tintura progressiva contém enxofre em sua formulação. Esse cosmético faz uso do acetato de chumbo como ingrediente ativo. O íon chumbo, Pb2+, ao se combinar com o íon sulfeto, S2-, liberado pelas proteínas do cabelo ou pelo enxofre elementar (S8) presente na tintura, irá formar o sulfeto de chumbo, que escurece o cabelo. A legislação brasileira permite uma concentração máxima de chumbo igual a 0,6 gramas por 100 mL de solução.

a) Escreva a equação química da reação de formação da substância que promove o escurecimento dos cabelos, como foi descrito no texto.

b) Calcule a massa, em gramas (duas casas decimais), de Pb(C2H3O2)2.3H2O, utilizada na preparação de 100 mL da tintura progressiva usada, sabendo-se que o Pb2+ está na concentração máxima permitida pela legislação.

Dados de massas molares em g mol-1:

Pb=207, C2H3O2 = 59 e H2O = 18.

 

Resolução:

a) A equação química da reação responsável pela formação da subs tância que promove o escurecimento dos cabelos é: Pb2+ + S2- PbS

b) Realizando-se o cálculo da massa molar do composto, tem-se:

Pb(C2H3O2)2 . 3H2O

M = (207 + 2 . 59 + 3 . 18)g mol-1
M = 379g mol-1

Pb –––––––––––––– Pb(C2H3O2)2 . 3H2O

207g –––––––––––– 379g

0,6g –––––––––––– x

x = 1,10g

 

02) Com a finalidade de manter uma imagem jovem, muitas pessoas procuram eliminar as rugas do rosto utilizando a quimioesfoliação (peeling químico), um processo que envolve algum risco à saúde. A quimioesfoliação consiste na aplicação de um ou mais agentes à pele, visando promover a esfoliação cutânea, o que leva à renovação celular e à eliminação das rugas. Dois tipos de peeling podem ser realizados: o superficial ou médio e o profundo.

a) Para um peeling superficial ou médio, costuma-se usar uma solução da substância indicada abaixo:

Prova resolvida de Química Unicamp 2010

Simplificadamente, a literatura afirma que, além da concentração da solução, o valor de pH ideal para uma boa esfoliação deve estar abaixo de sete. Considerando somente a dissolução dessa substância em água, seria possível obter essa condição de pH? Explique e justifique com uma equação química pertinente.

b) Para um peeling químico profundo, pode-se usar uma microemulsão denominada solução de Baker-Gordon, que contém a substância cuja fórmula estrutural está representada abaixo.

Prova resolvida de Quimica Unicamp 2010

Do ponto de vista da representação química, o hexágono com o círculo representa as possíveis estruturas ressonantes da cadeia carbônica. Desenhe essas possíveis estruturas ressonantes para a cadeia e escreva a fórmula molecular da substância.

 

Resolução:

a) A 25°C, soluções com valores de pH acima de 7 são consideradas básicas enquanto que soluções com valores de pH abaixo de 7 são ácidas. A substância indicada é um composto orgânico de função mista álcool e ácido carboxílico. Quando em água, pode sofrer ionização conforme mostrado abaixo:

Prova resolvida de Quimica Unicamp 2010

A liberação dos íons H+ (H3O+) torna a solução ácida.

b) A substância hidroxibenzeno (ou também conhecida como fenol), pode ser representada da forma como mostrada no enunciado ou por duas estruturas ressonantes diferentes, conforme figura abaixo:

Prova resolvida de Química Unicamp 2010

Na verdade, as três duplas-ligações estão deslocalizadas no anel. Por isso, é comum a representaçao desta substância da forma como apresentada no enunciado.

Fórmula molecular: C6H6O

 

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Política de Privacidade - Prova resolvida Unicamp 2010 Química 1ª Fase

Ponto.Br