Formação do Petróleo

Atualizada em: 01/04/2017

Petróleo: conheça como ocorre o processo de formação do petróleo, essa matéria prima tão desejada pelos países.

Formação do Petróleo

Acredita-se que nosso planeta, a Terra, tenha idade da ordem de bilhões de anos. A idade de uma jazida de petróleo pode variar de 10 a 400 milhões de anos, de tal forma que o petróleo está localizado apenas nas bacias sedimentares. Junto desse recurso mineral, encontram-se associados a água e o gás natural (metano e etano).

Grandes e inúmeros fenômenos marcaram esse período, como erupções vulcânicas, deslocamento dos pólos, separação dos continentes, movimentação dos oceanos e ação dos rios, acomodando a crosta terrestre. Sendo assim, ao longo de milhares de anos, restos de animais e vegetais mortos depositaram-se no fundo de lagos e mares e, lentamente, foram cobertos por sedimentos (pó de calcário, areia etc). Dessa forma, consideram-se remotas as chances de encontrar petróleo nas rochas ígneas e metamórficas.

Mais tarde, esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares (calcário e arenito). As altas pressão e temperatura exercidas sobre essa matéria orgânica causaram reações químicas complexas, formando o petróleo.

Material relacionado a Petróleo

» Petróleo

» História do Petróleo

» Origem do Petróleo

» Formação do Petróleo

» Perfuração e Produção do Petróleo

» Fracionamento e Refino do Petróleo

» Derivados do Petróleo

» Petróleo no Brasil

» Pré-Sal

» Novo Marco Regulatório

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários