Propriedades Periodicas

Propriedades periódicas





Compartilhe a VWP


Propriedades Periodicas

São aquelas propriedades que apresentam variação periódica na tabela, crescendo e decrescendo, à medida que o número atômico aumenta.

Propriedades periodicas

A. Raio atômico

Raio atômico - Propriedades PeriódicasUma vez que é difícil medir o tamanho do raio de um átomo isolado, uma vez que a eletrosfera não possui um limite bem definido, o raio atômico é calculado considerando-se o empacotamento em sólidos de átomos iguais, definindo distâncias entre os núcleos. Portanto, considera-se o raio atômico como sendo a metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos.

Nas famílias (coluna vertical) os raios atômicos aumentam de cima para baixo, pois, nesse sentido, aumenta o número de níveis de energia dos átomos.
Assim, um átomo do 2º período (lítio, por exemplo) tem apenas um nível de energia, portanto terá menor raio atômico que um átomo do 3º período (da mesma família), sódio por exemplo, que tem dois níveis de energia.

Raio atômico - Propriedades PeriódicasNos períodos (linha horizontal), conforme caminhamos para a direita, aumenta o número atômico (número de prótons) para átomos de mesmo número de níveis de energia, portanto aumenta a atração do núcleo pela eletrosfera, diminuindo o tamanho do átomo e conseqüentemente o raio.

Assim, o raio atômico cresce da direita para a esquerda nos períodos.

 

 

 

B. Raios iônicos

Raio de cátion: quando um átomo perde elétron, a repulsão da nuvem eletrônica diminui, diminuindo o seu tamanho. Inclusive pode ocorrer perda do último nível de energia e quanto menor a quantidade de níveis, menor o raio.

Portanto: raio do átomo > raio do cátion

Propriedades periodicas


Raio do ânion: quando um átomo ganha elétron, aumenta a repulsão da nuvem eletrônica, aumentando o seu tamanho.

Portanto: raio do átomo < raio do ânion

Propriedades periodicas


Íons isoeletrônicos: íons isoelétricos são os que apresentam igual número de elétrons e, portanto, o número de níveis é o mesmo. Assim, quanto maior for o número atômico, maior será a atração do núcleo pela eletrosfera e menor o raio.

Propriedades periodicas


C. Energia ou Potencial de Ionização
É a energia necessária para retirar um elétron de um átomo (ou íon) isolado no estado gasoso.


X(g) + energia X+(g) + e-

 

Quando retiramos um elétron de um átomo eletricamente neutro (1ª energia de ionização), gasta-se uma certa quantidade de energia, a qual, geralmente, é expressa em elétrons-volt (eV). Se formos retirar um segundo elétron (2ª energia de ionização), gasta-se uma quantidade maior de energia, pois, à medida que cada e- é retirado, o raio atômico diminui.

Energia de ionização - Propriedades periodicasNas famílias e nos períodos, a energia de ionização aumenta conforme diminui o raio atômico, pois, quanto menor o tamanho do átomo, maior a atração do núcleo pela eletrosfera e, portanto, mais difícil retirar o elétron.

Energia de ionização - Propriedades periodicas


D. Afinidade Eletrônica ou Eletroafinidade

Eletroafinidade - Propriedades PeriodicasÉ a quantidade de energia liberada quando um átomo neutro, isolado no estado gasoso, recebe um elétron.


X(g) + e- X-(g) + energia

 

A eletroafinidade pode ser entendida como a medida da intensidade com que o átomo captura o elétron.

Nas famílias e nos períodos, a eletroafinidade aumenta com a diminuição do raio atômico, pois, quanto menor o raio, maior a atração exercida pelo núcleo.


E. Eletronegatividade

Eletronegatividade - Propriedades periodicasÉ a capacidade que um átomo possui de atrair para si o par de elétrons, compartilhado com outro átomo.

Nas famílias e nos períodos, a eletronegatividade cresce conforme o elemento apresenta o menor raio atômico, com exceção dos gases nobres, pois a atração do núcleo pela camada de valência será maior.


Fonte: Professor Paulo César, do site Portal de Estudos em Química (reprodução devidamente autorizada ao portal VestibulandoWeb).


Leia mais...

» Prova resolvida da Unicamp 2010
» Prova resolvida da Unicamp 2009
» Prova resolvida de Química da UFV 2010
» Material teórico sobre Estrutura Atômica
» Material teórico sobre Propriedades Periódicas.
» Guia de estudo de Química. Veja dicas para não perder tempo.

Vestibulando Web - Copyright 1999-2009. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Política de Privacidade - Propriedades Periodicas

Ponto.Br