Ensino

Como funcionam os Vestibulares Seriados

Muitas universidades têm oferecido um novo sistema de ingresso ao Ensino Superior, que consiste na realização de provas por parte do candidato desde o primeiro ano do Ensino Médio. Este método é conhecido como vestibular seriado ou parcelado. Sendo assim, o estudante é avaliado ao final dos 3 anos do Ensino Médio e as notas são contabilizadas para o Vestibular.

Confira abaixo uma relação de alguns dos programas de Vestibular Seriado de universidades. As informações foram obtidas nos sites das Copeves das respectivas instituições. Mas atenção, sempre consulte o site oficial da universidade para conferir as informações, pois os programas podem sofre alterações de um ano para o outro.

– Programa de Avaliação Continuada: PAC (UNICENTRO)
– Processo Seletivo Seriado: PSS (UEPG)
– Processo de Avaliação Seriada: PAS (UEM)
– Sistema Seriado de Avaliação: SSA (UPE)
– Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior: PAES (UEMA)
– Programa de Ingresso Seletivo Misto – PISM/UFJF
– Programa Seletivo por Avaliação Seriada – SASI/UFVJM
– Sistema de Avaliação Seriado – SAS/UEG
– Programa de Ingresso por Avaliação Seriada – PIAS/UNIUBE
– Processo Seletivo Seriado – PSS/UFPA
– Programa Seletivo Contínuo – PSC/UFAM
– Programa de Avalição Seriada – PAS/UNB
– Programa de Avaliação Seriada – PAES/UNIMONTES
– Programa de Avaliação Seriada – PASUSP

Publicidade

Vestibular convencional

Vestibular designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades brasileiras. O vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, sendo que era o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido adotado como principal forma de ingresso no Ensino Superior Público do país.

Os exames vestibulares mais concorridos do país normalmente são aqueles que permitem o ingresso nas universidades públicas (ex.: FUVEST, UNICAMP, UNIFESP), embora haja também alguns vestibulares de instituições privadas bastante concorridos, tais como: FGV/SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo), do Ibmec São Paulo e de alguns vestibulares para a carreira de Medicina.

Publicidade

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova criada pelo Ministério da Educação do Brasil como uma ferramenta de avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. Atualmente o exame tornou-se na principal forma de acesso ao ensino superior, por meio da seleção de candidatos via Sistema de Seleção Unificada (SISU).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *