Curso de Medicina da UFV

Atualizada em: 29/07/2017

O Conselho Nacional de Saúde aprovou a criação do curso de Medicina da UFV. O curso já será oferecido no Vestibular 2010

Curso de Medicina na UFV

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão integrante da estrutura regimental do Ministério da Saúde aprovou o curso de Medicina na Universidade Federal de Viçosa.

A notícia foi divulgada pelo reitor Luiz Cláudio Costa, que destacou o trabalho incessante da administração e da comissão designada para a instalação desse novo curso. Segundo Luiz Cláudio, a implantação do curso de Medicina “vai proporcionar uma nova dimensão, não apenas acadêmica e científica, mas, principalmente, social, à UFV”. Para ele, “foi necessário um grande empenho da administração para agilizar os trâmites acadêmicos e burocráticos exigidos para a efetiva implantação do curso de Medicina, mas o esforço foi recompensado”.

Reuniões no MEC

O dirigente lembrou que, assim que assumiu, entre outras ações, e juntamente com a equipe de implantação do curso, dedicou-se ao processo de implantação do curso de Medicina que por razões diversas apresentava atrasos em sua tramitação. Isso possibilitou que o processo fosse oficialmente encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) em 29 de dezembro do ano passado. Desde aquela data, o reitor da UFV esteve em reunião e contato quase que permanente com técnicos do MEC e do Ministério da Saúde a fim de viabilizar a tramitação do processo, enquanto que, internamente, intenso trabalho era desempenhado a fim de formatar adequadamente o novo curso.

A entrada em pauta do processo no Conselho Nacional de Saúde foi fruto do empenho do reitor que encontrou grande apoio junto ao MEC. Há cerca de duas semanas, o reitor Luiz Cláudio Costa reuniu-se com o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, e com a secretária de Ensino Superior, Maria Paula Dallari Bucci. No encontro, ficou acertado que caso o curso fosse aprovado pelo CNS, o MEC enviará o mais breve possível uma comissão para avaliar a instituição com vistas a sua implantação.

Visão ampliada e social

O curso de Medicina está alicerçado nas recomendações do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, instituído por meio da Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, que estabelece que tais instituições devem tornar-se o centro do processo de ensino e aprendizagem, com a formação de profissionais capazes de desenvolver uma assistência humanizada e de alta qualidade.

O professor Luiz Cláudio fez questão de agradecer os professores Maria Goreti de Almeida Oliveira, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Maria Cristina Ganns Chaves Dias; Adelson Luiz Araujo Tinoco, chefe do Departamento de Nutrição e Saúde; João Carlos Pereira da Silva; Sylvia do Carmo Castro Franceschini, da UFV e ao professor Efrem Maranhão. Também agradeceu a todos os membros da comissão e aos membros do conselho departamental do CCB pelo empenho, competência e dedicação que tiveram com a tramitação do processo. O reitor da UFV agradeceu, ainda, ao professor Ricardo Junqueira Del Carlo, ex-diretor do CCB bem como aos demais membros da comunidade universitária, anteriormente envolvidos no processo.

Fonte: UFV

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários