Data das Provas: Encceja 2017

Atualizada em: 18/09/2017

Provas do Encceja 2017 substituirão o Enem na certificação do ensino médio a partir deste ano. Confira data e horário das provas

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou o horário de aplicação das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas serão realizadas uma hora mais tarde, para garantir que todos os candidatos possam acessar os locais de prova com mais comodidade e segurança.

As provas do Encceja 2017 serão aplicadas no dia 19 de novembro, durante todo o dia. Inicialmente a prova havia sido adiada para o dia 22 de outubro, mas o Ministério da Educação adiou novamente. Os jovens e adultos privados de liberdade também terão nova data para fazer as provas do Encceja, 21 e 22 de novembro. As datas anteriores eram 24 e 25 de outubro.

Pela manhã, os portões serão abertos às 8h (horário oficial de Brasília) e fechados às 8h45. A aplicação das provas será das 9h às 13h. No turno vespertino, os portões ficarão abertos das 14h30 às 15h15, e as provas feitas das 15h30 às 20h30. A retificação no edital foi publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de setembro.

O Inep explicou que a aplicação da prova será durante o Horário Brasileiro de Verão, que estará vigente nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por isso, há casos de cidades que estarão com três horas de diferença do horário de Brasília, como em municípios da Região Norte.

O Encceja Nacional 2017 será aplicado para 1.573.862 pessoas em 564 municípios. O exame é direcionado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir estudos em idade própria. É necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para quem busca a certificação do ensino fundamental e 18 anos para a do ensino médio.

O Encceja

O Encceja foi criado em 2002 com a finalidade de avaliar os conhecimentos de estudantes por meio de provas para conceder o certificado de ensino fundamental ou médio aos seus participantes. Entre 2009 e 2016, o Enem foi adotado como forma de certificação do ensino médio.

Considerando que o Enem tem o foco atual no ingresso em universidades, o Inep decidiu voltar a certificação do ensino médio para o Encceja. 

Vale lembrar que não apenas os brasileiros que estão em território nacional podem fazer o Encceja, mas também os que moram no exterior. Privados de liberdade podem concluir seus estudos pelo exame de certificação.

O participante pode pegar o seu certificado do ensino fundamental ou médio na Secretaria de Educação de sua cidade. No caso dos privados de liberdade, o documento é entregue pelo seu responsável pedagógico. Já os brasileiros no exterior devem procurar o diploma nas embaixadas e consulados do Brasil. 

Mais informações no site do Encceja.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários