Encceja 2017: como obter o certificado do Ensino Médio

Atualizada em: 24/02/2018

As orientações são destinadas aos participantes que indicaram a Secretaria da Educação como instituição certificadora

Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), edição 2017, devem ficar atentos à forma de obter a certificação. Os aprovados no Encceja 2017, que indicaram a Secretaria da Educação como instituição certificadora, já podem conferir orientações para a retirada do certificado de conclusão do Ensino Médio.

Os participantes que concluíram o Ensino Médio por meio de aprovação no Encceja, com o aproveitamento de áreas/disciplinas eliminadas em exames anteriores deverão enviar o pedido e a documentação necessária para uma Diretoria de Ensino. A orientação também vale para aqueles que desejam solicitar o atestado de eliminação de áreas de conhecimento.

Requisistos para obter a certificação do Ensino Médio

- Possuir, no mínimo 18 (dezoito) anos completos, na data de realização do Exame para o Ensino Médio.

- Atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja.

- No caso de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação.

- Será considerado habilitado na Redação o participante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Orientações para obter a certificação do Ensino Médio

Se concluiu o Ensino Médio por meio de aprovação no Encceja 2017, com o aproveitamento de áreas/disciplinas eliminadas em exames anteriores, solicitar a emissão do Certificado na Diretoria de Ensino do município/região de maior conveniência para o participante, anexando a documentação abaixo relacionada e, posteriormente, retirando-o no mesmo local de solicitação:

- Requerimento de solicitação, informando telefone e e-mail, caso os tenha;

- Cópia do RG e Cópia do CPF;

- Original do Atestado/Declaração Parcial de Proficiência e/ou Atestado de Eliminação de Áreas.

Sobre o Encceja 2017

A lista de aprovados no Encceja 2017 foi disponibilizada na  Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para solicitar o certificado do Ensino Médio, o participante deve ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. No caso de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o candidato deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação. Será considerado habilitado na Redação, o participante que obtiver nota igual ou superior a cinco pontos.

O exame garante o certificado de conclusão do Ensino Médio aos que não se formaram na idade certa. Além do Encceja, a Educação oferece outras opções para a conclusão dos estudos que podem ser consultadas por meio da página de Educação de Jovens e Adultos.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários