Encceja 2017: Datas e Inscrições

Atualizada em: 26/06/2017

Provas do Encceja 2017 substituirão o Enem na certificação do ensino médio a partir deste ano.

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a data de realização das inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja): 7 a 18 de agosto.

De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a volta do Encceja para a certificação do ensino médio é pelo motivo de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não era o método mais adequado para avaliação dos conhecimentos dos candidatos que precisavam concluir os estudos depois da idade adequada. O Enem tornou-se exclusivo para a entrada no ensino superior. 

Provas

As provas serão aplicadas em 8 de outubro. É preciso ter 15 anos para se inscrever no Encceja do ensino fundamental, enquanto a idade mínima para a certificação pelo exame para o ensino médio é de 18 anos. 

As provas do Encceja para o ensino fundamental são compostas por 30 questões de Português, 30 de Matemática, 30 de Língua Estrangeira, 30 de Arte, 30 de Educação Física, 30 de História, 30 de Geografia, 30 de Ciências Naturais e Redação. 

Já o Encceja para o ensino médio contará com 30 questões em cada prova. O exame será composto por Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Códigos e a Redação. 

Para a aprovação, o estudante precisa de 100 pontos em cada prova objetiva, sendo a pontuação máxima de 200. Já na redação o critério é diferente, sendo a nota de 0 a 10, com a média necessária de 5 pontos para obter o certificado. 

O Encceja

O Encceja foi criado em 2002 com a finalidade de avaliar os conhecimentos de estudantes por meio de provas para conceder o certificado de ensino fundamental ou médio aos seus participantes. Entre 2009 e 2016, o Enem foi adotado como forma de certificação do ensino médio.

Considerando que o Enem tem o foco atual no ingresso em universidades, o Inep decidiu voltar a certificação do ensino médio para o Encceja. 

Vale lembrar que não apenas os brasileiros que estão em território nacional podem fazer o Encceja, mas também os que moram no exterior. Privados de liberdade podem concluir seus estudos pelo exame de certificação.

O participante pode pegar o seu certificado do ensino fundamental ou médio na Secretaria de Educação de sua cidade. No caso dos privados de liberdade, o documento é entregue pelo seu responsável pedagógico. Já os brasileiros no exterior devem procurar o diploma nas embaixadas e consulados do Brasil. 

Mais informações no site do Encceja.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários