Curso de Medicina - UFV 2010

Atualizada em: 29/07/2017

O Curso de Medicina da UFV recebeu autorização do MEC. Provas ocorrem em fevereiro de 2010.

Curso de Medicina na UFV

O reitor da Universidade Federal de Viçosa, Professor Luiz Cláudio Costa, anunciou, na manhã desta quinta-feira, dia 14, a assinatura na véspera, da portaria N° 37/2010, que autoriza o funcionamento do curso de Medicina da UFV, com 50 vagas. A portaria, assinada pela secretária de Educação Superior do MEC, professora Maria Paula Dallari Bucci, foi publicada no Diário Oficial da União, em sua edição de hoje (15.01.2010 – Seção 1 - Página 32).

Durante reunião na Reitoria, o reitor Luiz Cláudio fez um relato dos procedimentos e gestões realizados junto aos órgãos responsáveis pela concretização do curso. Dizendo considerar o evento um momento histórico, ele reiterou aos 6.547 candidatos inscritos no processo seletivo, a seus familiares e à comunidade em geral que o Vestibular ocorrerá nos dias 6 e 7 de fevereiro próximo e que os aprovados estarão ingressando em uma das melhores instituições de ensino público, gratuito e de qualidade deste País, enfatizando sua excelência acadêmica e a relevância social para a coletividade.

Para ele, a autorização representa o coroamento de um trabalho sério e ágil da administração da Universidade, que, no ano de 2009, cumpriu todas as etapas acadêmicas e legais exigidas pela legislação. Para tanto, disse, foi fundamental o apoio da comunidade acadêmica, especialmente das pessoas envolvidas diretamente com o processo, bem como de órgãos municipais e estaduais e de instituições e entidades de classe ligadas à saúde. Destacou, também, a criteriosa seriedade com que o MEC vem conduzindo os processos relacionados com novos cursos superiores no País, em todas as áreas do conhecimento.

Como ficou evidente nos diversos pronunciamentos feitos na oportunidade, o curso de Medicina da UFV – uma conquista para toda a coletividade –, abre novas perspectivas para as atividades acadêmicas na Instituição, com avanços inquestionáveis, e representa ganhos de qualidade no atendimento das demandas da população em geral.

Manifestaram-se a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Maria Goreti de Almeida Oliveira; a coordenadora do curso, professora Cristina Chaves Dias, atualmente chefe pro-tempore do recém-criado Departamento de Medicina e Enfermagem; o assessor especial da Pró-Reitoria de Ensino, professor João Carlos Pereira da Silva; o presidente da Associação Médica de Viçosa, médico Francisco Valente; o representante do Hospital São Sebastião, médico Carlos Raimundo Torres Júnior; o representante do Hospital São João Batista, médico Sérgio Norfino Pinto; a chefe em exercício do Departamento de Nutrição e Saúde, professora Luciana Ferreira da Rocha Sant’Anna; e os professores do núcleo estruturante do curso de Medicina, Guilherme Lobo e Rosângela Minardi Mitre Cotta.

PORTARIA Nº- 37, DE 13 DE JANEIRO DE 2010

A Secretária de Educação Superior, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, conforme consta do Registro E-MEC nº 200810206, do Ministério da Educação, resolve:
Art. 1º Autorizar o curso de Medicina, bacharelado, com 50 (cinquenta) vagas totais anuais, no turno diurno, a ser ministrado pela Fundação Universidade Federal de Viçosa, na Avenida P. H. Rolfs, s/n, bairro Campus Universitário, na cidade de Viçosa, no Estado de Minas Gerais, mantida pelo Ministério da Educação, com sede na Região Administrativa I, na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MARIA PAULA DALLARI BUCCI

Medicina UFV 2010

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários