Questões sobre Algas

Atualizada em: 24/07/2017

Simulado com questões atualizadas de biologia sobre Algas. Prepare-se para as provas do Enem

01) (FACIG 2017 - MEDICINA) Algas de um grupo bem diversificado, as rodofíceas são em sua maioria multicelulares. São abundantes nos mares tropicais, mas podendo ocorrer em água doce e em superfícies úmidas, como troncos de árvores em florestas. Elas apresentam ficoeritrina e ficocianina, pigmentos que são responsáveis por esses organismos serem conhecidos também como algas:

A) pardas.

B) verdes.

C) douradas.

D) vermelhas

02) (UFPE) Em certas regiões do nordeste brasileiro são utilizados, na construção de habitações rurais, tijolos de diatomitos constituídos por carapaças compactadas de diatomáceas. Esse material corresponde a:

A) algas feofíceas ou algas pardas (marrons).

B) algas crisofíceas ou douradas.

C) artrópodos (quilópodos e diplópodos).

D) poríferos ou esponjas.

E) moluscos gastrópodos.

03) (FUPAC/2014) Uma "maré vermelha" se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney . Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/1 1/121129_mare_vermelha_sydney_as.shtml. Acesso: 23 abr. 2013.

Com relação ao fenômeno supracitado, pode-se afirmar corretamente que

A) é decorrente da matança indiscriminada de baleias e golfinhos próxima à baía de Sydney .

B) é decorrente da eliminação de pesticidas na água, o que causa grande mortandade de animais diversos.

C) é o resultado do florescimento de algas, não causando nenhum tipo de impacto ambiental.

D) ocorre predominantemente em águas agitadas e mais frias, onde há maior incidência de luz.

E) é devida à grande proliferação de certas algas pirrófitas, com liberação de toxinas que podem afetar a fauna local.

04) (ENEM/2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje, V.37, nº 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

05) (FEPAR/2016) Uma equipe da Universidade Estadual do Oregon desenvolveu uma variedade de alga rodófita cheia de proteína e nutrientes, com um diferencial delicioso: ela tem sabor de bacon. A nova cepa de Palmaria palmata é uma variação que cresce nas costas do Pacífico e do Atlântico e é vendida seca, como um suplemento nutricional. É um superalimento, com o dobro de valor nutricional da couve – muito rica em minerais (cálcio, ferro, potássio, iodo) e vitaminas (A, B, C e E), além de 16% de proteína em peso seco, segundo os pesquisadores. “Se fritar, fica com gosto de bacon, não de alga. E é um gosto bem forte.” A nova cepa, cuja aparência lembra folhas vermelhas de alface, já está sendo testada na forma de farinha para confecção de biscoitos, massas e salgadinhos.

Algas

(Adaptado do disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/. Acesso em: 20 jul. 2015)

Julgue as afirmativas que se seguem.

A) (  ) Em certas espécies de algas rodófitas, a parede celular pode apresentar uma camada mais externa mucilaginosa, composta de polissacarídeos como o ágar e a carreginina.

B ) (  ) Uma dieta rica em Palmaria palmata poderia prevenir diversas doenças causadas por deficiência nutricional, como o hipotireoidismo, a anemia e o escorbuto.

C) (  ) Observando os principais nutrientes presentes na composição de Palmaria palmata, pode-se concluir que, no citoplasma de suas células, deve ocorrer intensa atividade de tradução por parte dos ribossomos.

D (  ) Em presença de luz, as células de Palmaria palmata realizam, nos cloroplastos, a fotofosforilação do ATP e a fotólise da água, liberando CO2.

E) (  ) Certas espécies de algas rodófitas são capazes de estabelecer relações de antibiose ou amensalismo com outras espécies de seres vivos, causando o fenômeno da “maré vermelha”.

06)  (UECE/2016.2) Analise as afirmações abaixo.

I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.

II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.

III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.

Está correto o que se afirma em

A) I e II apenas.

B) II e III apenas.

C) I e III apenas.

D) I, II e III.

07)  (UECE/2016) Analise as seguintes descrições dos  organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:

I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto –são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;

II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;

III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.As descrições acima correspondem,  respectivamente, às

A) pirrófitas, euglenófitas e diatomáceas.

B) euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.

C) euglenas, dinoflageladas e diatomáceas.

D) clorófitas, pirrófitas e rodófitas.

08) (UDESC/2012) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas

I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas.

II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva.

III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose.

IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

E) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras

Gabarito das Questões sobre Algas

01) A presença de ficoeritrina confere às algas citadas no texto a coloração avermelhada; daí, algas vermelhas.

Resp.: D

02) Os tijolos de diatomito são derivados do esqueleto silicoso das algas unicelulares conhecidas como algas douradas ou crisofíceas. Quando a alga morre, suas valvas (carapaças) silicosas depositam-se no fundo oceânico formando o diatomito.

Resp.: B

03) O fenômeno da maré vermelha é decorrente da proliferação exagerada de algas unicelulares conhecidas como pirrófitas ou dinoflagelados. Devido à presença de peridinina, um pigmento de coloração vermelha, a área intensamente povoada por essas algas adquire o tom avermelhado.

Resp.: E

04) As algas são seres autótrofos e, durante a fotossíntese, retiram gás carbônico do meio e eliminam o gás oxigênio; nesse processo, ocorre produção de matéria orgânica (biomassa). Os resíduos nitrogenados liberados pelos animais são utilizados pelas algas para a biossíntese de moléculas nitrogenadas como, por exemplo, aminoácidos.

Resp.: D

05) A) Verdadeira. Ágar e carragenina são bastante usados na indústria farmacêutica e alimentícia.

B) Verdadeira, devido ao alto teor (respectivamente) de iodo, ferro e vitamina C.

C) Verdadeira, devido ao alto teor de proteína.

D) Falsa. Na fotólise da água ocorre liberação de O2.

E) Falsa. O fenômeno da maré vermelha deve-se à proliferação de algas pirrófitas

06)  I. Falso. As algas estão incluídas no Reino Protista.

II. Verdadeira.

III. Verdadeira. Um bom exemplo é a maré vermelha

Resp.: B

07) I. Euglenófitas.

II. A carapaça silicosa é uma característica das diatomáceas (bacilariófilas).

III. O fenômeno da bioluminescência é bastante comum em algas do gênero Noctiluca (“luz da noite”), pertencente ao grupo das pirrófitas (dinoflagelados = dois flagelos).

Resp.: B

08) I. Verdadeira

II. Falsa. As algas são avasculares.

III. Verdadeira.

IV. Falsa. A coloração vermelha é devido à ficoeritrina

Resp.: C

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários