Questões sobre Anelídeos

Atualizada em: 27/05/2018

Anelídeos. Simulado com questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Anelídeos

01) (UEFS/2018)  A sustentação do corpo é fundamental para que um animal possa interagir no seu hábitat e atuar em seu nicho ecológico.
A minhoca é um organismo integrante do grupo dos anelídeos e apresenta sustentação corporal por intermédio de um esqueleto

A) calcário.

B) quitinoso.

C) ósseo.

D) hidrostático.

E) cartilaginoso

02) (ETEC/2016) Os vegetais precisam respirar. Para tanto, eles absorvem gás oxigênio do ambiente. Essa absorção ocorre principalmente através de suas folhas e de suas raízes.

Assim, o solo precisa ter certa quantidade de ar para que as raízes possam absorver o gás oxigênio. Considerando esse aspecto, podemos afirmar que as minhocas prestam um importante serviço ecológico, pois contribuem para o arejamento do solo.

As minhocas estão sempre cavando túneis e revolvendo a terra à procura de restos orgânicos, dos quais se alimentam, deixando a terra fofa e arejada. Além disso, esses túneis facilitam a drenagem das águas das chuvas.

Em solos muito duros, normalmente não há minhocas, principalmente porque ali elas não conseguem cavar as suas galerias. Não existindo esses animais, a terra terá menos húmus e menos gás oxigênio e, portanto, oferecerá menos recursos para a vida vegetal.

Sobre esses animais, é correto afirmar que

A) são invertebrados, de vida parasitária, como as lombrigas e as sanguessugas.

B) possuem corpo cilíndrico, não segmentado e respiram por meio de brânquias.

C) favorecem a agricultura, pois produzem o gás oxigênio necessário à respiração das raízes dos vegetais.

D) sintetizam a matéria orgânica de que necessitam para sobreviver a partir dos minerais que absorvem do solo.

E) rastejam e cavam túneis graças à contração e distensão coordenadas dos músculos de cada segmento do corpo.

03) (UPF/2017.2) As minhocas desempenham importante papel ecológico nos ecossistemas, reciclando materiais e atuando como verdadeiros arados que revolvem os solos. Sobre as minhocas, podemos afirmar corretamente que

A) são monoicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório fechado, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.

B) são dioicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório aberto do tipo lacunoso, respiração cutânea e excreção por nefrídios.

C) são dioicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório aberto, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.

D) são monoicas, se autofecundam, apresentam sistema circulatório fechado, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.

E) são monoicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório fechado, respiração cutânea e excreção por nefrídios

04) (FACIG/2018 – Medicina) Analise as alternativas a seguir.

* Triblásticos e celomados.

* Corpo segmentado com repetições externas e internas de metâmeros.

* Respiração cutânea indireta ou por meio de brânquias.

* Excreção feita por metanefrídeos.

É correto afirmar que são características presentes nos:

A) Insetos.

B) Moluscos.

C) Anelídeos.

D) Aracnídeos.

05)  (São Lucas 2016 – Medicina)   Alguns representantes do reino animal apresentam estruturas únicas que os ajudam sobreviver. Os parapódios são exemplos desses tipos de estruturas, que atuam não só como superfície para trocas gasosas, como também, e em alguns casos auxiliam na locomoção. Essas estruturas podem ser encontradas em qual invertebrado descrito a seguir?

A) Poliquetos.

B) Quilópodes.

C) Aracnídeos.

D) Cefalópodes.

E) Gastrópodes.

06) (UFRN) A atividade das minhocas favorece a agricultura, pois reduz a compactação e facilita a aeração do solo. Entretanto, em função das características climáticas do semiárido nordestino, o uso de minhocas na lavoura não é recomendado devido à baixa sobrevivência desses animais na região. Isso ocorre porque há

A) aumento da absorção de gás carbônico, aumentando o metabolismo.

B) redução da difusão de oxigênio, aumentando a de gás carbônico.

C) redução da concentração do sangue, diminuindo a difusão de oxigênio.

D) aumento da desidratação, prejudicando a respiração.

07) (Imed/2015) A alternativa que contempla a principal novidade evolutiva dos anelídeos em relação aos moluscos, platelmintos, nematelmintos e cnidários é:

A) Metameria.

B) Brânquias.

C) Gânglios nervosos.

D) Rádula.

E) Celoma.

08) (IFNMG/2014.2) O Filo Anellida tem representantes aquáticos e terrestres, dentre eles encontram-se as sanguessugas e as minhocas, apresentando importância terapêutica e ecológica, respectivamente. As minhocas, com sua atividade cavadora, promovem a aeração do solo e suas fezes contribuem para a formação do húmus, composto extremamente fértil, valioso para o crescimento das plantas. Ainda sobre os anelídeos, considere as seguintes informações:

I- Os anelídeos são protostômios, celomados, triblásticos e apresentam metameria.

II- As minhocas possuem sistema digestivo incompleto, com presença de dentes na faringe, papo e moela.

III- Nos anelídeos, a excreção é feita por um par de metanefrídeos por metâmero, os quais eliminam as excretas nitrogenadas através dos nefridióporos.

IV- A saliva da maioria das sanguessugas contém hirudina, cuja ação é anticoagulante.

V- As minhocas são hermafroditas, realizam autofecundação e os ovos são depositados em um casulo produzido pelo clitelo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A) I, II e V.

B) I, II e IV.

C) I, III e IV.

D) III, IV e V.

09) (UFCG) O Filo Annelida é colocado numa posição mais primitiva em relação ao Filo Arthropoda, por possuir características evolutivas inferiores. Apesar disso, algumas características são comuns aos dois grupos, tais como:

A) são triblásticos, possuem simetria bilateral e um par de pernas por segmento.

B) têm o corpo segmentado, respiram exclusivamente por brânquias e possuem simetria bilateral.

C) têm o corpo coberto por quitina, desenvolvem-se por metamorfose e possuem circulação fechada.

D) são triblásticos, celomados e possuem simetria bilateral.

E) são hermafroditas, acelomados e diblásticos.

Gabarito das Questões sobre Anelídeos

01) Os anelídeos são animais celomados. No interior do celoma encontra-se o líquido celomático, que atua como um esqueleto hidrostático, conferindo sustentação ao corpo do animal.

Resp.: D

02) O corpo dos anelídeos é dividido em anéis (metâmeros), revestidos por uma cutícula, sob a qual encontra-se a musculatura. A musculatura mais externa apresenta fibras contráteis dispostas circularmente ao corpo, enquanto a camada muscular interna possui fibras dispostas longitudinalmente ao corpo. Quando a musculatura externa contrai, o corpo do animal se alonga; quando a musculatura interna contrai, o corpo do animal encurta.

Resp.: E

03) As minhocas são animais monoicos (possuem sistema reprodutor masculino e feminino em um mesmo indivíduo), com fecundação cruzada e desenvolvimento direto (não há estágio larval). O sistema circulatório é fechado (sangue fica permanentemente dentro de vasos), possuir respiração cutânea (trocas gasosas efetuadas pela superfície corporal) e excretam por meio de nefrídeos.

Resp.: E

04) As características citadas remetem aos anelídeos. No caso da respiração, nos poliquetos (anelídeos marinhos, com muitas cerdas pelo corpo), a respiração ocorre por meio de brânquias.

Resp.: C

05) Os parapódios são projeções laterais que ocorrem no corpo dos poliquetos (anelídeos com muitas cerdas pelo corpo), envolvidas com as trocas gasosas e, também, auxiliam na locomoção.

Resp.: A

06) Em locais mais secos como no semiárido nordestino, as minhocas sofrem desidratação, com ressecamento da cutícula, o que compromete a respiração.

Resp.: D

07) Os anelídeos são animais tagmatizados (ou metamerizados); dessa forma, o corpo do animal apresenta-se dividido em segmentos que se repetem. A ocorrência desses “pacotes musculares” favorece uma maior flexibilidade e uma maior variedade de movimentos.

Resp.: A

08) Estão incorretos os itens II e V.

II. Os anelídeos possuem tubo digestório completo e não há dentes.

V. Apesar de serem hermafroditas, as minhocas realizam a fecundação cruzada.

Resp.: C

09) Os anelídeos são animais triblásticos (possuem os 3 folhetos embrionários), celomados e com simetria bilateral (o corpo do animal pode ser dividido em duas porções aproximadamente iguais, através de um plano mediano).

Resp.: D

Acesse outras questões sobre Anelídeos e Moluscos.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários