Questões Discursivas sobre Ciclos Biogeoquímicos

Atualizada em: 24/02/2018

Ciclos Biogeoquímicos. Simulado com questões discursivas e comentadas de biologia sobre Ciclos Biogeoquímicos

01) (UFES) Na figura ao lado, está representado o Ciclo do Nitrogênio.

Ciclos Biogeoquímicos

a) Qual o composto nitrogenado formado pelos organismos representados pelo número 1 e como ele é utilizado pelas plantas?

b) Descreva as seguintes etapas desse ciclo:

I - fixação;      

II – nitrificação;         

III - desnitrificação

c) Descreva o papel das leguminosas nesse ciclo.

 

02)  (UNICAMP/2004) A cidade ideal seria aquela em que cada habitante pudesse dispor, pelo menos, de 12 m2 de área verde (dados da OMS). Curitiba supera essa meta com cerca de 55 m2 por habitante. A política ambiental da prefeitura dessa cidade prioriza a construção de parques, bosques e praças que, além de proporcionar áreas de lazer, desempenham funções como amenizar o clima, melhorar a qualidade do ar e equilibrar o ciclo hídrico, minimizando a ocorrência de enchentes.

a) Explique como as plantas das áreas verdes participam do ciclo hídrico, indicando as estruturas vegetais envolvidas nesse processo e as funções por elas exercidas.

b) Qual seria o destino da água da chuva não utilizada pelas plantas no ciclo hídrico?

03) (UNICAMP/2006) O aquecimento global é assunto polêmico e tem sido associado à intensificação do efeito estufa. Diversos pesquisadores relacionam a intensificação desse efeito a várias atividades humanas, entre elas a queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte nos grandes centros urbanos.

Ciclos Biogeoquímicos

a) Explique que relação existe entre as figuras A e B e como elas estariam relacionadas com a intensificação do efeito estufa.

b) Por que a intensificação do efeito estufa é considerada prejudicial para a Terra?

c) Indique uma outra atividade humana que também pode contribuir para a intensificação do efeito estufa. Justifique.

Gabarito das Questões Discursivas sobre Ciclos Biogeoquímicos

01) a) O composto é a amônia (NH3) , formada a partir do nitrogênio atmosférico (N2) pela ação das bactérias do gênero Rhizobium . Ela é utilizada para a biossíntese de aminoácidos, ácidos nucléicos e outros compostos nitrogenados indispensáveis à célula.

b)

I. Corresponde à conversão do N2 em NH3, pela ação de Rhizobium em mutualismo com raiz de leguminosa.

II. Corresponde à conversão da amônia (NH3) em nitrato (NO3-) pela ação seqüencial das bactérias do solo, Nitrosomonas e Nitrobacter.

III. Corresponde à conversão de amônia (NH3) em N2, pelas bactérias desnitrificantes do solo (Pseudomonas).

c) As leguminosas  possuem papel importante no ciclo do nitrogênio pela presença das bactérias do gênero Rhizobiumem suas raízes.  Tais bactérias fazem a biofixação do nitrogênio atmosférico (N2), colocando, no solo, esse elemento à disposição de outras plantas (adubação verde).

02) a) As plantas absorvem água do solo através dos pêlos absorventes das raízes; a água é transportada pelo xilema (lenho) até as folhas, que a perdem por transpiração através dos estômatos.

b) - infiltra-se no solo até o lençol freático;

- retorna à atmosfera na forma de vapor;

- flui para os rios, lagos e/ou mar.

03) a) Ocorre uma relação direta entre o aumento do CO2 (Figura B) e o aumento da temperatura (Figura A). O aumento da produção do CO2 leva ao aumento da temperatura em virtude de maior retenção da radiação infravermelha refletida na superfície da Terra.

b) A intensificação do efeito estufa será prejudicial para a Terra porque o aumento da temperatura provocará alterações climáticas que levarão a vários efeitos, como o degelo nas calotas polares com conseqüência na elevação do nível dos oceanos e na alteração da temperatura das águas. Dessa forma, as espécies presentes nos oceanos e as populações litorâneas ficarão ameaçadas.

c) Qualquer um desses itens:

- Desmatamento (porque diminui a retirada de CO2 da atmosfera pelas plantas);

− Queimadas (diminui a retirada de CO2 e aumenta a eliminação pela queima);

− Aumento dos rebanhos (pela maior eliminação de metano resultante da fermentação dos alimentos);

− Eliminação das algas nos oceanos pela poluição (responsáveis pela utilização do CO2 atmosférico e produção de O2);

− Atividade industrial (utilização de combustíveis fósseis levando à produção de CO2).

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários