Questões sobre Divisão Celular

Atualizada em: 18/02/2018

Divisão Celular. Simulado com questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Divisão Celular

01) (UEPG/2016) Sobre os processos envolvidos nas etapas de divisão celular, assinale o que for correto.

01. Nos seres eucariotos e sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: mitose, que forma células com o mesmo número de cromossomos e com informações genéticas idênticas à célula-mãe; e meiose, que reduz o número de cromossomos à metade (haploide).

02. A célula permanece em interfase na maior parte do tempo, período em que os cromossomos permanecem em um intenso grau de compactação e com baixa atividade das organelas.

04. Na fase de prófase da meiose I, o crossing-over permite trocas de pedaços entre os cromossomos homólogos, fazendo surgir novas combinações genéticas.

08. Na primeira etapa da meiose, os cromossomos homólogos se separam durante a anáfase I.

02) (Unichristus/2017) Uma determinada espécie de animal possui célula 2n = 6 cromossomos. Qual alternativa apresenta a ilustração de uma célula dessa espécie na metáfase da segunda divisão por meiose?

Meiose

03) (Enem/2016)  O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.

SANDES. A. R. R.; BLASI. G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em:http://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.

Essa troca de segmentos é determinante na

A) produção de indivíduos mais férteis.

B) transmissão de novas características adquiridas.

C) recombinação genética na formação dos gametas.

D) ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.

E) variação do número de cromossomos característico da espécie.

04) (UECE/2016)  Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as células cancerosas multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, elas têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células forma os tumores malignos. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápidas e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home.

O processo de multiplicação dessas células se dá por

A) mitose.

B) metástase.

C) meiose.

D) disseminação

05) (UFPA/2016)  O gráfico a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. (X = unidade arbitrária de DNA por célula). Sobre esse ciclo vital de uma célula, representado no gráfico, é correto afirmar:

UFPA Divisão Celular

A) A interfase está representada pela fase 3.

B) As fases 1, 2 e 3 representam os períodos G1, S e G2, que resumem todo o ciclo vital de uma célula.

C) As fases 1, 2 e 3 representam o período em que a célula se encontra em interfase, e as fases 4, 5, 6 e 7 subsequentes são características da célula em divisão mitótica, quando, ao final, ocorre redução à metade da quantidade de DNA na célula.

D) A célula representada é diploide: seu DNA foi duplicado no período S da interfase (fase 2) e, posteriormente, passou pelas duas fases da meiose, originando células-filhas com metade da quantidade de DNA (fase 7, células haploides).

E) A fase 3 é caracterizada por um período em que não há variação na quantidade de DNA na célula, portanto essa fase representa uma célula durante os períodos da mitose: prófase, metáfase e anáfase

06)(Colégio Naval/2015) No nosso corpo ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, nas células do corpo em geral, e a meiose, nas células germinativas. Com relação à mitose e à meiose no corpo humano, é correto afirmar que

A) na mitose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com a metade do número de cromossomos.

B) a mitose é a divisão celular que forma os espermatozoides e os óvulos.

C) na meiose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com 23 cromossomos.

D) a meiose é a divisão celular que permite o crescimento dos organismos e a substituição das células que envelhecem e morrem.

E) tanto na mitose quanto na meiose ocorre perda de cromossomos durante a divisão celular

07) (Unisa/2015)

Mitose

A figura ilustra a mitose de uma célula

A) vegetal; 2n = 4

B) animal, n = 4

C) animal, 2n = 4

D) animal, 2n = 2

E) vegetal, 2n = 2

08) (IFSP/2013) Após uma aula sobre divisão celular, em células eucariontes, o professor projeta a imagem de uma célula   que representa uma das etapas estudadas, e pergunta a seus alunos qual fase e divisão celular estão sendo representadas.

Observe a imagem da representação projetada e assinale, das alternativas abaixo, qual a resposta correta para a questão proposta pelo professor

Divisão celular de células eucariontes

A) Metáfase da Mitose. 

B) Anáfase da Mitose.  

C) Anáfase I da Meiose.  

D) Metáfase II da Meiose.  

E) Anáfase II da Meiose.

Gabarito das Questões sobre Divisão Celular

01) Apenas o item 02 está incorreto. Na intérfase os cromossomos encontram-se muito descompactados, na forma de finos fios no nucleoplasma; as organelas encontram-se em elevada atividade.

Resp.: 13

02) Na metáfase II os cromossomos encontram-se duplicados e alinhados na placa equatorial, como mostrado na figura indicada pela alternativa C.

Resp.: C

03) A permuta gênica corresponde à troca de partes entre cromátides homólogas, o que possibilita a essas cromátides novas combinações de alelos. Na meiose II, quando ocorrer segregação das cromátides, as células filhas apresentarão diferentes combinações gênicas.

Resp.: C

04) O processo de formação dos tumores ocorre por mitoses sucessivas, originando células geneticamente idênticas entre si e com a mesma quantidade de cromossomos.

Resp.: A

05) A) Falsa. A intérfase vai de 1 até o início da fase 3 (quando a célula está em G2).

B) Falsa. Somente o início da fase 3 é integrante da intérfase; além disso, a intérfase não compreende todo o ciclo celular.

C) Falsa. O gráfico mostra uma célula em meiose (ao final da divisão, as células filhas possuem a metade da quantidade de DNA da célula mãe).

D) Correta.

E) Falsa. A célula encontra-se em meiose

Resp.: D

06) A meiose é um processo de divisão celular reducional, isto é, as células filhas apresentam a metade da  quantidade de cromossomos da célula-mãe.

Resp.: C

07) O esquema mostra uma célula animal (não há parede celular; não há cloroplastídeos; há centríolos..., características de célula animal), com um par de cromossomos em anáfase.

Resp.: D

08) A figura mostra cromossomos duplicados migrando para os polos da célula, o que caracteriza a anáfase I da meiose.

Resp.: C

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários