Questões sobre Flores

Atualizada em: 31/05/2018

Flores. Simulado com questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Flores

01) (UFLA)  Uma das razões atribuídas ao grande sucesso evolutivo e ecológico das angiospermas é a exploração dos insetos como polinizadores. Nesse processo, a planta sinaliza ao inseto a disponibilidade de um recurso energético ou nutritivo e, no processo de coleta desse recurso, o inseto leva o pólen de uma flor para a outra. Com relação a esse processo, assinale a alternativa CORRETA.

A) A estrutura sinalizadora mais comumente utilizada pela planta é o cálice, formado por sépalas. O pólen é levado do estigma de uma flor para a antera de outra flor.

B) A estrutura sinalizadora mais comumente utilizada pela planta é o androceu, formado por pétalas. O pólen é levado do estigma de uma flor para a antera de outra flor.

C) A estrutura sinalizadora mais comumente utilizada pela planta é o estigma, formado por pétalas. O pólen é levado da corola de uma flor para o cálice de outra flor.

D) A estrutura sinalizadora mais comumente utilizada pela planta é a corola, formada por pétalas. O pólen é levado da antera de uma flor para o estigma de outra flor.

E) A estrutura sinalizadora mais comumente utilizada pela planta é o estigma, formado por pétalas. O pólen é levado do cálice de uma flor para a corola de outra  flor.

02) (UERJ/2018) Várias plantas possuem flores hermafroditas, ou seja, que apresentam os dois sexos. Em alguns desses casos, as estruturas femininas, os estigmas, estão posicionadas acima das estruturas masculinas, as anteras, conforme destacado na imagem.

Questão sobre flor, da UERJ 2018

Esse arranjo das partes reprodutoras está diretamente associado à seguinte vantagem:

A) atração de insetos

B) proteção ovariana

C) dispersão do pólen

D) variabilidade genética

03) (FCMMG) Quando o estigma está receptivo, as moscas, atraídas pelo odor fétido, entram (...) atingindo a parte bojuda, onde permanecem por alguns dias, já que sua saída é impedida pela presença de tricomas relativamente rígidos.” (...)

Dirigido por uma pista significativa no fragmento do texto acima, é possível concluir que o assunto em questão é:

A) Armadilha para captura de insetos.

B) Mecanismo de seleção natural.

C) Postura de ovos num cadáver.

D) Polinização de uma flor

04) (UCPel/2017) Uma das características das plantas, mais aproveitadas pelos seres humanos, são as características não reprodutivas das flores.

Assim, podemos considerar como características não reprodutivas e sua função

A) o formato, a cor e a fragrância para atrair polinizadores coevoluídos.

B) o pólen, o néctar nutritivo e o odor para atrair vetores animais específicos.

C) a grande plataforma de pouso, os estames longos e cores vivas para atrair borboletas.

D) os inúmeros carpelos, os estames abundantes e formato tubular para atrair abelhas.

E) as pétalas coloridas, o odor intenso e grande produção de pólen para atrair morcegos.

05) (IFMT/2018) Na evolução das plantas, as angiospermas conseguiram conquistar praticamente todos os ambientes terrestres, e até mesmo, os meios aquáticos graças às adaptações morfológicas e funcionais de seus sistemas. O sistema reprodutor destaca-se pela produção de aromas, néctar e coloração para atrair os diferentes polinizadores, o que torna mais eficiente a reprodução neste grupo. Abaixo, está representado um esquema de uma flor típica.

Questão sobre flores, do IFMT/2018

Analise as informações e assinale a alternativa que apresenta as informações CORRETAS sobre as partes da flor e suas funções.

A) o número 1 corresponde ao receptáculo floral que se transforma em fruto após a fecundação.

B) o número 2 corresponde às pétalas, estruturas que não apresentam funções na flor.

C) o número 3 corresponde às sépalas e normalmente são verdes e não atrativas para os polinizadores.

D) o número 4 corresponde aos estames (partes do androceu) e tem função de produzir os grãos de pólen que são transportados exclusivamente pelo vento.

E) o número 5 corresponde ao aparelho reprodutor feminino, cujo ovário se transforma em frutos e o óvulo se desenvolve em semente após a fecundação.

06) (Cefet-MG/2016)  Analise a imagem a seguir.

Questão sobre Flores, do Cefet-MG/2016

Nesse órgão das angiospermas, a estrutura reprodutiva feminina corresponde à (ao)

A) pétala.

B) sépala.

C) carpelo.

D) estame.

07) (UNIVAG/2013.2) Três espécies de plantas apresentam flores com características diferentes:
I. estames curtos e carpelos elevados.

II. flores unissexuadas, ou seja, estames separados dos carpelos.

III. flores hermafroditas e o carpelo não permite o desenvolvimento do pólen produzido nessa mesma flor.

As três espécies apresentam mecanismos reprodutivos que

A) não garantem a variabilidade genética.

B) promovem o cruzamento entre as diferentes espécies.

C) estimulam a formação de clones.

D) evitam a autofecundação.

E) favorecem a autofecundação.

08) (UFV) Numa flor os verticilos protetores, além de oferecer proteção aos órgãos reprodutores, podem Ter também como função a atração dos polinizadores. Após a polinização, geralmente, tanto os verticilos protetores quanto o androceu desprendem-se do receptáculo floral. Na maioria das vezes, as estruturas que restam, ovário, óvulo e oosfera vão se desenvolver, respectivamente em:

A) Epicarpo, mesocarpo e endocarpo.

B) Fruto, semente e endosperma.

C) Cotilédone, fruto e embrião.

D) Pericarpo, cotilédone e embrião.

E) Fruto, semente e embrião.

09) (UNESP/2015.2) Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir.

Questão sobre flores, da UNESP/2015.2

Além das folhas e do tronco, os alunos observaram estruturas cor-de-rosa e, no interior delas, as amarelas. A partir da observação, levantaram hipóteses sobre tais estruturas.

Assinale a alternativa que contém a definição e o argumento corretos para a hipótese levantada.

A) As estruturas rosa são pétalas; pois, por definição, as pétalas são as estruturas chamativas da flor e se observa que, nessa planta, essas são as estruturas mais vistosas.

B) As estruturas rosa são flores; pois, por definição, flores são os órgãos que atraem os polinizadores e tais estruturas são as mais chamativas da planta.

C) As estruturas amarelas são flores; pois, por definição, flores contêm os órgãos reprodutivos da planta e foram observados gineceu e androceu nessas estruturas.

D) As estruturas amarelas são folhas; pois, por definição, folhas protegem os órgãos reprodutivos da planta e foram observados androceu e gineceu internamente a essas estruturas.

E) As estruturas rosa são folhas; pois, por definição, qualquer órgão presente na planta, que não seja raiz, caule ou flor, independentemente de sua coloração, deve ser chamado de folha e tem por função principal realizar fotossíntese.

Gabarito das Questões sobre Flores

01) A corola é a parte da flor composta por peças florais, normalmente coloridas, chamadas pétalas. A coloração das pétalas é o principal atrativo para a maioria dos polinizadores.
Na polinização, o grão de pólen (produzido na antera) é levado ao estigma de outra flor.

Resp.: D

02) O esquema mostra uma flor hermafrodita (hibisco). A posição do estigma em um nível mais elevado em relação às anteras dificulta a autopolinização, o que contribui para aumento da variabilidade genética da espécie.

Resp.: D

03) O estigma é a parte do carpelo onde o grão de pólen deve chegar para iniciar a formação do tubo polínico.

Resp.: D

04) As características não reprodutivas envolvem o formato da flor, suas cores e suas fragrâncias. Pólen e estames (integrante do androceu)  citados nas demais opções fazem parte dos verticilos reprodutores.

Resp.: A

05) O esquema mostra uma flor com ovário ínfero, isto é, localizado abaixo do ponto de inserção das demais peças florais.

Analisando a figura:

1: corresponde ao receptáculo floral; local de inserção das peças florais.

2: corresponde às sépalas, constituintes do cálice (papel protetor).

3: mostra uma pétala, componente da corola (proteção; atração de polinizadores).

4: refere-se à antera, integrante do estame, onde ocorre formação dos grãos de pólen.

5: refere-se ao carpelo (pistilo), composto por estigma, estilete e ovário. É a parte feminina da flor. Após a fecundação, o ovário se desenvolve formando o fruto.

Resp.: E

06) O carpelo (ou pistilo), formado por estigma, estilete e ovário corresponde à parte feminina da flor.

Resp: C

07) As características apresentadas pelas três flores têm como objetivo dificultar a autopolinização e, dessa forma, contribuir para aumento da variabilidade genética da espécie.

Resp.: D

08) Após a fecundação da oosfera por um dos núcleos espermáticos, a oosfera dá origem ao embrião (2n), que constituirá a nova planta adulta (esporófito).

O ovário se desenvolve em fruto e o óvulo se desenvolve em semente.

Resp.: E

09) As estruturas cor de rosa são folhas modificadas, denominadas brácteas. As flores são as estruturas amarelas contidas no interior, onde podem ser encontrados o androceu e o gineceu.

Resp.: C

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