Questões sobre Fotossíntese - Parte 1

Atualizada em: 12/02/2018

Fotossíntese. Simulado com questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Fotossíntese

01) (Enem/2013) Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica no solo. 
ROSA, A.H.; COELHO, J.C.R. Cadernos Temáticos da Química Nova na Escola. São Paulo, n.5. nov.2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

A) Evitando a rotação de culturas.

B) Liberando o CO2 presente no solo.

C) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.

D) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.

E) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.

02) (Albert Einstein/2017)  Uma certa solução de coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela em meio ácido e roxa em meio alcalino.

Em um experimento, uma quantidade desta solução é colocada em tubos de ensaio, que são hermeticamente fechados por rolhas. No interior de cada tubo coloca-se uma folha, que fica presa à rolha, conforme mostrado no esquema abaixo. Alguns desses tubos são mantidos no escuro (lote A) e outros ficam expostos à luz (lote B).

Após algum tempo, espera-se que a solução nos tubos do lote A torne-se

A) amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha e a do lote B roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha.

B) roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

C) amarela, devido ao consumo de oxigênio pela folha e a do lote B roxa, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

D) roxa, devido à liberação de oxigênio pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

03) (VUNESP/2016)  Em 1883, Theodor W. Engelmann iluminou um filamento de alga fotossintetizante com uma luz decomposta através de um prisma, expondo-o a diferentes comprimentos de onda. Além disso, adicionou bactérias aeróbicas ao meio, obtendo o resultado mostrado na imagem.

Sobre o experimento, é correto afirmar que:

A) próximo ao comprimento de onda 550 nm, não há aglomeração de bactérias devido à produção de gás oxigênio, que é tóxico para esses micro-organismos.

B) entre os comprimentos de onda 500 e 600 nm, o processo fotossintético é mais eficiente, pois a alta concentração de gás carbônico afasta as bactérias.

C) na região cujo comprimento de onda é próximo de 450 nm, há muito acúmulo de bactérias devido à maior disponibilidade de glicose.

D) nas regiões com maior disponibilidade de gás oxigênio, oriundo da fotossíntese realizada pelo filamento de alga, há maior aglomeração de bactérias.

E) na região onde o comprimento de onda equivale à luz verde, há pouco acúmulo de bactérias devido à intolerância delas à exposição a esta cor de luz.

04) (Albert Einstein/2016.2) Analise o esquema abaixo, que se refere, de forma bem simplificada, ao processo de fotossíntese. Suponha que uma cultura de algas verdes seja iluminada e receba gás carbônico com o isótopo C-14 e água com o isótopo O-18. Pode-se afirmar que:

A) o gás carbônico participa das etapas A e B e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nas duas etapas.

B) o gás carbônico participa apenas da etapa A e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nesta etapa.

C) a água participa das etapas A e B e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nas duas etapas.

D) a água participa apenas da etapa A e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nesta etapa

05) (Unicamp/2016) A concentração de CO2 na atmosfera em uma floresta varia ao longo de um dia e está intimamente associada com a fisiologia (fotossíntese e respiração) das espécies presentes. A concentração de CO2 na atmosfera também varia em função da disponibilidade de água no ambiente. Considerando o gráfico abaixo, é correto afirmar que

A) a fotossíntese das plantas é maior no início e no final do período diurno.

B) as plantas respiram mais na estação chuvosa.

C) na estação seca, há um pico de respiração às 12 horas.

D) as plantas fazem mais fotossíntese e respiram menos na estação chuvosa

06) (UFSCar) No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está

A) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.

B) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades.

C) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.

D) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2.

E) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.

Gabarito das Questões sobre Fotossíntese - Parte 1

01) Durante o processo de fotossíntese, os vegetais retiram CO2 da atmosfera e o convertem em matéria orgânica reduzindo, assim, a concentração de um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Resp.: C

02) No lote A, devido à ausência de luz, ocorre somente respiração celular, o que ocasiona um aumento da concentração de gás carbônico no meio, reduzindo o pH (meio torna-se ácido). Na presença de luz (lote B), ocorre consumo de gás carbônico, uma vez que a folha  realiza a fotossíntese. Isso reduz a acidez do meio (aumenta o pH), deixando a solução com coloração roxa.

Resp.: A

03) Como as bactérias são aeróbicas, exigem O2 no processo respiratório. Dessa forma, concentrarão nas regiões com maior disponibilidade desse gás.

Resp.: D

04) A água participa da fase fotoquímica da fotossíntese (na fotofosforilação acíclica), como doadora de elétrons para clorofilas e doadora de H+ para produção de NADPH. A quebra da água (fotólise da água) libera gás oxigênio (O2) para o meio.

Resp.: D

05) Analisando o gráfico, observa-se que a taxa respiratória na estação chuvosa é maior que na estação seca (o fluxo de CO2 no período noturno é maior na estação chuvosa, indicando maior taxa respiratória).

Resp.: B

06) A partir do ponto indicado por A a taxa fotossintética supera a taxa respiratória. Isso significa que a planta está produzindo mais matéria orgânica que consumindo.

Resp.: E

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários