Questões sobre Fotossíntese - Parte 2

Atualizada em: 12/02/2018

Fotossíntese. Simulado com mais questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Fotossíntese

01) (FCSB/2015) Plantas de proveta
Do solo da região de Petrolina, no sertão de Pernambuco, nasce um tipo exótico de fruta: a uva com sabor de algodão doce. Não se trata de uma anomalia. Pelo contrário. A variedade é resultado de investimentos elevados.
(Veja, 25.06.2014.)

Independentemente dos processos biotecnológicos que levaram à produção dessa variedade de uva, é correto afirmar que, considerando-se a fisiologia vegetal, o sabor adocicado das frutas resulta da

A) oxidação de glicídios nas mitocôndrias, a partir do O2 resultante da fotólise da água, os quais são utilizados nos cloroplastos para a construção de carboidratos.

B) produção de glicídios nos amiloplastos, a partir do CO2 absorvido do ar e do O2 resultante da fotólise da água e, ainda, da produção de ácidos graxos e carotenoides por eles.

C) produção de glicídios nos cloroplastos, a partir do O2 absorvido do ar e das proteínas sintetizadas por eles.

D) oxidação dos glicídios nas mitocôndrias, a partir do O2 absorvido do ar e da síntese de aminoácidos por elas.

E) produção de glicídios nos cloroplastos, a partir do CO2 absorvido do ar e da síntese de ácidos graxos e carotenoides por eles.

02) (UFRGS/2017) No bloco superior abaixo, são citadas duas estruturas presentes nos cloroplastos; no inferior, características dessas estruturas.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1 - Tilacoides

2 - Estroma

( ) A luz absorvida pelo pigmento é transformada em energia química.

( ) Enzimas catalisam a fixação de CO2.

( ) Parte do gliceraldeído-3-fosfato resulta na produção de amido.

( ) A oxidação de moléculas de água produz elétrons, prótons e O2.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) 1 – 2 – 2 – 1.

B) 1 – 1 – 2 – 2.

C) 1 – 2 – 2 – 2.

D) 2 – 1 – 1 – 1.

E) 2 – 1 – 1 – 2.

03) (Unioeste/2017) O processo de fotossíntese consiste, basicamente, na produção de compostos orgânicos a partir do CO2 e H2O, utilizando energia luminosa. Este processo ocorre nos organismos clorofilados, tais como as plantas.

Em relação à fotossíntese nos vegetais, são feitas as seguintes afirmativas:

I- A energia luminosa solar é captada por pigmentos presentes nos cloroplastos, sendo os principais denominados clorofilas a e b;

II- Quanto maior a concentração de CO2 e a intensidade luminosa, maior será a taxa fotossintética;

III – O único fator limitante do processo é a energia luminosa, uma vez que o processo não ocorre na ausência de luz;

IV- O ponto de compensação fótico corresponde à intensidade de energia luminosa na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem.

São VERDADEIRAS as afirmativas

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I e III.

E) III e IV.

04) (UFMG) Observe esta figura, em que estão representados subprodutos de dois processos – I e II.

Fotossíntese

Considerando-se as informações dessa figura, é INCORRETO afirmar que:

A) nos campos e florestas, o processo II apresenta maior taxa no período noturno.

B) em ambientes agrícolas e estuários marinhos, o processo I é responsável pela maior taxa de O2 presente na atmosfera.

C) no processo I, há formação de compostos energéticos e, no processo II, se verifica liberação de energia.

D) no processo I, o produto eliminado é produzido pela fotólise da água e, no processo II, o produto que se elimina é formado após a oxidação da glicose.

05) (Enem/2017)  Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de  energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos.

Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares.

Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos,  e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons.

Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas. Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (Adaptado)

O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a

A) utilização de água

B) absorção de fótons

C) formação de gás oxigênio

D) proliferação dos cloroplastos

E) captação de dióxido de carbono.

06) (PUC-SP/2017.2) O botânico inglês F.F. Blackman notabilizou-se por seus estudos sobre fotossíntese vegetal. Ele mediu os efeitos de diferentes intensidades luminosas, concentrações de CO2 e temperaturas sobre a taxa de fotossíntese. Alguns dos resultados de seus experimentos podem ser visualizados no gráfico a seguir.

Considerando o gráfico ao lado e os seus conhecimentos sobre esse processo biológico, pode-se concluir que, na fotossíntese,

A) a síntese de carboidratos é um fenômeno que não depende da temperatura.

B) o fator luz é o único responsável pelas variações na taxa fotossintética.

C) ocorrem fenômenos que dependem diretamente da luz e fenômenos independentes da luz.

D) as limitações de CO2 e de temperatura são superadas quando há bastante luz

Gabarito das Questões sobre Fotossíntese - Parte 2

01) O sabor adocicado das frutas deve-se à produção de açúcares no processo da fotossíntese, com a utilização de água, CO2 e energia luminosa.

Resp.: E

02) A absorção de energia luminosa e sua conversão em energia química (no ATP) ocorre na fase fotoquímica, que ocorre nos tilacoides. A fixação do CO2 ocorre na fase química, que ocorre no estroma. A produção de amido a partir do gliceraldeído-3-fosfato ocorre no estroma (fase química). A quebra da água, com a consequente formação de O2 ocorre na fase fotoquímica (nos tilacoides).

Resp.: A

03) I. Verdadeiro

II. Falso. A taxa fotossintética estabiliza após certo valor da intensidade luminosa ou da concentração de CO2.

III. Falso. Temperatura, concentração de CO2 e disponibilidade de água também interferem na fotossíntese.

IV. Verdadeiro.

Resp.: B

04) O processo II indica a taxa respiratória. Sua intensidade não sofre grandes alterações quando se compara o dia e a noite (pode-se dizer que animais de hábito noturno têm uma taxa respiratória maior à noite). Em plantas, por exemplo, a variação é muito pequena, o que deixa a alternativa A incorreta.

Resp.: A

05) A utilização dos nanotubos aumenta a absorção de energia luminosa, ou seja, aumenta a absorção “de partículas de luz” – os fótons, pelos cloroplastos.

Resp.: B

06) O processo fotossintético ocorre em duas etapas: uma fotoquímica (dependente de luz, como a fotofosforilação) e a fase química (que não depende diretamente da luz).

Resp.: C

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários