Questões sobre Fruto e Semente

Atualizada em: 05/08/2018

Fruto e Semente. Simulado com questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Fruto e Semente

01) (FMC/2017) Na abertura das Olimpíadas de 2016, realizada no Maracanã, cada um dos atletas recebeu uma semente de uma árvore nativa do Brasil. Os esportistas, logo depois que desfilaram pelas delegações de seus países, colocaram essas sementes em um recipiente apropriado. Essas 11 mil sementes serão plantadas no Parque Radical de Deodoro.

A alternativa que melhor conceitua semente é a seguinte:

A) Óvulo maduro fecundado de plantas pteridófitas e briófitas.

B) Estrutura que se desenvolveu do óvulo e contém o embrião e reserva de alimento.

C) Óvulo das plantas gimnosperma que ainda não possui um embrião.

D) Óvulo maduro fecundado de plantas gimnospermas e pteridófitas.

E) Estrutura que se formou a partir do tegumento e endosperma do pólen.

02) (Unifaminas/2017) Analise as figuras a seguir.

Os frutos observados na figura são:

A) Secos do tipo bagas.

B) Secos do tipo drupas.

C) Carnosos do tipo bagas.

D) Carnosos do tipo drupas.

03) (Unisantos/2016)  De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria. A alimentação da criança e a quantidade de exercício que ela pratica são fatores determinantes para o aparecimento da obesidade infantil e das doenças associadas. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem como objetivos a formação de hábitos alimentares saudáveis e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Na primeira coluna, estão listados os alimentos de um cardápio e, na segunda, o órgão vegetal correspondente:

I

II

1. alface

Folha

2. arroz

Semente

3. azeitona

Fruto

4. batata

Caule

5. beterraba

Caule

6. cenoura

Raiz

7. couve

Folha

8. feijão

Fruto

9. tomate

Fruto

10. vagem

Fruto

Indique a alternativa em que todas as classificações estão corretas.

A) 1 – 3 – 6 – 9

B) 2 – 7 – 8 – 9

C) 6 – 8 – 1 – 10

D) 1 – 3 – 5 – 9

04) (CESMAC/2016.2) O Pinhão-Roxo (Jatropha curcas) pode produzir dor abdominal, náusea e vômitos em caso de ingestão acidental de órgãos da planta formados após a fecundação do óvulo, produzidos a partir do espessamento das paredes do ovário. Tais características podem ser encontradas:

A) nas folhas.

B) nas sementes.

C) nas raízes.

D) nos frutos.

E) nas flores.

05) (UFU) Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, uma raiz tuberosa, uma epífita, uma estipe, um bulbo e um pseudofruto.

A) Batata-doce, orelha de pau, bambu, abóbora e abacaxi.

B) Cenoura, orquídea, palmeira, alho e amora.

C) Beterraba, araucária, buriti, banana e arroz.

D) Batata inglesa, filodendro, feijoeiro, salsa e maçã.

E) Banana, morango, coqueiro, cebola e figo.

06) (UEL/2018)  Leia o trecho do poema a seguir.

— Trabalhando nessa terra,
tu sozinho tudo empreitas:
serás semente, adubo, colheita.
— Não levas semente na mão:
és agora o próprio grão.

(MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Universidade da Amazônia, NEAD – Núcleo de Educação à Distância. p.21-13. Disponível em: <www.nead.unama.br>. Acesso em: 28 ago. 2017).

A semente é considerada uma estrutura reprodutiva originada a partir do desenvolvimento do óvulo. Com base nos conhecimentos sobre sementes, assinale a alternativa correta.

A) Nas angiospermas, a semente é um óvulo imaturo envolvido por cinco camadas de tecidos parenquimáticos que formam os estróbilos masculino e feminino.

B) A dependência de água para a fecundação nas gimnospermas possibilita a dispersão de suas sementes nas mais diferentes regiões do planeta.

C) À semente das angiospermas é atribuído um valor significativo de sobrevivência porque ela confere nutrição ao embrião até que ocorra a germinação.

D) As sementes das gimnospermas são protegidas por um carpelo queratinizado, o que dificulta a sua ingestão e dispersão pelos animais frugívoros.

E) A germinação das sementes de gimnospermas ocorre na forma hipógea, ou seja, os cotilédones são trazidos para fora do solo, o que lhes confere uma vantagem evolutiva.

07) (Unicid/2014) A semente do ipê amarelo, Tabebuia alba, apresenta pequena quantidade de endosperma e baixa durabilidade. Trata-se de uma semente bastante fina e leve, conforme mostra a figura, e não pode ser enterrada para desenvolver seu embrião.

A germinação e a dispersão desta semente ocorrem em função, respectivamente, da presença de

A) matéria orgânica e insetos.

B) luz e vento.

C) minerais e aves.

D) baixas temperaturas e morcegos.

E) altas temperaturas e mamíferos.

08) (FCMMG/2017) “Valentes endurados no regime bruto das batalhas tinham sobressaltos de pavor ante as coisas mais vulgares e velavam, cautos, a despeito das fadigas, armando os ouvidos aos rumores vagos e longínquos das chapadas...

Torturavam-se alucinações cruéis. A deiscência das vagens das caatingueiras, abrindo-se com estalidos secos e fortes, soavam-lhes feito percussão de gatilhos ou estalos de espoletas, dando a ilusão de súbitas descargas de alguma algara noturna repentina (...)”
CUNHA, Euclides da. Abril S.A. Os Sertões. Cultural e industrial, 1979.p.340

A parte grifada no texto acima refere-se

A) ao barulho provocado por algumas plantas caatingueiras que servem de alimentos para aves noturnas.

B) aos efeitos sonoros verificados nas sementes de certas plantas, provocados por choques térmicos.

C) à abertura espontânea de frutos secos para a liberação de suas sementes.

D) ao fenômeno típico das plantas da Caatinga, decorrente das fortes insolações.

09) (UECE/2016) No que diz respeito ao cajueiro, analise as afirmações abaixo.

I. O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África, comum na região Nordeste do Brasil.

II. Seu fruto é macio, piriforme, comestível, de cor alaranjada ou avermelhada, muito apreciado na culinária nordestina.

III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.

IV. A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede do fruto por um só ponto.

Está correto o que se afirma em

A) III e IV apenas.

B) I, II e IV apenas.

C) I, II e III apenas.

D) I, II, III e IV.

10) (Fupac/2012) Dona Sinhá é uma simpática senhora que, nas noites frias, adora fazer sopa de legumes para os netos que vão à sua casa passar as férias.

No preparo de sua sopa, D. Sinhá usa os seguintes ingredientes: batata-inglesa, chuchu, abóbora madura, cenoura, salsa, cebolinha, pimenta do reino e macarrão (trigo).

Considerando o conceito botânico de legume, pode-se afirmar que na sopa de D. Sinhá

A) nenhum legume foi usado.

B) foi usado somente um legume.

C) foram usados dois legumes.

D) foram usados três legumes.

E) somente o trigo, a cebolinha, a salsa e a pimenta não são legumes.

11) (UEM/2015) Sobre os diferentes órgãos vegetais utilizados na alimentação humana, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Gengibre, cebola, beterraba e mandioca são exemplos de raízes.

02) Tomate, uva, goiaba e pepino são classificados como frutos do tipo baga.

04) A banana é um exemplo de fruto partenocárpico, dentro da qual os pontos escuros correspondem aos óvulos não desenvolvidos.

08) A semente de soja é encontrada dentro de um fruto seco deiscente conhecido como legume.

16) A cana-de-açúcar apresenta caule do tipo estipe, encontrado nas monocotiledôneas.

Gabarito das Questões sobre Fruto e Semente

01) A semente é proveniente do desenvolvimento do óvulo, após a fecundação. Em seu interior encontra-se o embrião e o material de reserva. No caso das gimnospermas, o tecido de reserva é haploide (n), enquanto nas angiospermas a reserva nutritiva é triploide (3n).

Resp.: B

02) As imagens mostram frutos com polpa suculenta (frutos carnosos) e uma grande semente, característica das drupas.

Resp.: D

03) Estão incorretos: arroz (é fruto seco do tipo cariopse); batata (se for batata doce é uma raiz tuberosa; se for batata inglesa é caule do tipo tubérculo), beterraba (é raiz tuberosa) e feijão (semente).

Resp.: A

04) O ovário desenvolvido corresponde ao fruto. Em alguns casos, ocorre desenvolvimento do ovário sem que ocorra a fecundação, originando os frutos partenocárpicos  (que não possuem sementes. Ex.:  laranja baía).

Resp.: D

05) Como opções de raízes tuberosas: mandioca, batata-doce, nabo, beterraba, cenoura
Epífitas são plantas que se desenvolvem sobre outras, sem prejudica-las, como as bromélias.
Estipe é o caule das palmeiras.

Bulbo é o caule subterrâneo característico do alho e da cebola.

Como pseudofrutos, podem ser citados o figo, a amora e o caju.

Resp.: B

06) A semente é um órgão derivado do desenvolvimento do ovário e contém, além do embrião, uma reserva nutritiva, capaz de manter o embrião até a germinação.

Resp.: C

07) Devido à pequena quantidade de reserva nutritiva, a semente do ipê germina na presença de luz (fotoblástica positiva). Como é muito leve, o vento é o principal agente dispersor.

Resp.: B

08) O termo “deiscência” significa abertura. As vagens são frutos secos, característicos de plantas da família das leguminosas.

Resp.: C

09) Os itens I e II estão errados. O cajueiro é uma planta nativa da América do Sul e a parte suculenta que se come corresponde ao pseudofruto, formado pelo desenvolvimento do pedúnculo floral (ou pedicelo).

Resp.: A

10) Considerando o conceito botânico de legume (fruto seco, deiscente, com duas aberturas longitudinais), na sopa de D. Sinhá não havia nenhum legume. A batata-inglesa é um caule do tipo tubérculo, o chuchu é um fruto carnoso, tal como a abóbora madura e a pimenta do reino. A cenoura é uma raiz tuberosa; da salsa  e da cebolinha se usa a folha e a parte utilizada do trigo para fazer o macarrão é a reserva da semente.

Resp.: A

11)

01. Falso. Gengibre e cebola são exemplos de caules (rizoma e bulbo, respectivamente).

02. Verdadeiro.

04. Verdadeiro.

08. Verdadeiro.

16. Falso. O caule da cana é do tipo colmo.

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