01) Os gráficos (I e II) representam padrões de resposta do sistema imunológico:
Observe os gráficos e cite:
a) o nome da principal molécula efetora do tipo de imunidade representada no gráfico I:
b) o nome da célula específica responsável pela rejeição que ocorre no gráfico II:
c) o efeito das células de memória em cada um dos gráficos:
Gráfico I:
Gráfico II:
Resolução:
a) anticorpo.
b) Linfócito T citotóxico
c) Gráfico I: Resposta secundária Anti-A.
Gráfico II: Segunda rejeição enxerto B.
02) Abaixo está representado um experimento com ervilha e milho, no qual foram testadas em diferentes situações (I, II, III e IV) tanto a competição das raízes (R) pelos nutrientes do solo quanto a das partes aéreas (P) pela luz do sol. As barras correspondem aos percentuais da produção do peso seco das ervilhas após 46 dias, em relação à produção das ervilhas que se desenvolveram em separado (I).
Observe os dados e cite:
a) o número correspondente ao controle experimental utilizado para a quantificação da biomassa:
b) o percentual esperado de produção de biomassa correspondente ao tratamento IV, caso ele não tivesse sido determinado:
c) o tipo de fator limitante mais efetivo: _______________________ ; e um exemplo deste fator:
Resolução:
a) Grupo I.
b) Caso houvesse apenas competição por luz, teríamos 90% de produção de biomassa (experimento III); quando há apenas competição pelas raízes, há 57% de produção de biomassa. Assim, a dupla competição leva-nos a uma produção esperada de 57% de 90% = 51,3%.
c) o tipo de fator limitante mais efetivo: Edáfico (do solo) ; e um exemplo deste fator: nitrogênio / minerais / água.
03) O esquema abaixo representa um processo bioquímico que ocorre em células procarióticas e eucarióticas:
Observe o esquema e cite:
a) o nome do composto não nitrogenado presente em I e IV e ausente em III:
b) a porcentagem das moléculas indicadas em IV que corresponde a pirimidinas: ___________
c) a função da macromolécula representada em II e o nome da unidade monomérica que a compõe:
Função: ___________________________
Nome: ___________________________
Resolução:
a) Ribose.
b) 50%. IV representa os nucleotídeos livres, usados na síntese do RNA. As bases pirimídicas são a citosina e a uracila, em um total de 4 bases (adenina, citosina, guanina e uracila)
c) Função: Responsável pela transcrição do DNA em RNA
Nome: aminoácidos
04) O diagrama abaixo representa, de forma simplificada, a relação filogenética entre os principais grupos de vegetais com embriões multicelulares (briófitas, I, II, III e IV). Antes de cada bifurcação encontra-se a característica (embrião multicelular, V, VI, VII e VIII) que define cada grupo.
Observe o diagrama e cite:
a) o nome do grupo representado em III:
b) a característica representada em V:
c) os números que correspondem aos grupos de organismos a que pertencem a samambaia e o maracujá:
Samambaia: Maracujá:
Resolução:
a) Gimnospermas
b) Vasos condutores
c) Samambaia: I Maracujá: IV
Resolução:
Prof. Evandro Marques - Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - MG, e Prof. de Biologia do Ensino Médio e Pré-Vestibulares desde 1990.
Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.