Biologia

Questões sobre Origem da Vida

01) (UFRGS/2020)   Cientistas encontraram compostos de ferro, cianeto e monóxido de carbono em meteoritos que bombardearam a Terra durante sua formação, o que pode fornecer pistas sobre a origem da vida no planeta. Essa composição assemelha-se à hidrogenase, enzima que quebra o hidrogênio: “É possível que esses complexos de cianeto, ferro e monóxido de carbono tenham sido precursores para as ações das enzimas e depois incorporados a proteínas”, acredita Karen Smith, pesquisadora sênior de Boise.

Adaptado de: Redação Galileu, 27/06/2019.

Disponível emhttps://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/06/veneno-em-meteoritos-fornece-pistas-sobre-origem-da-vida-na-terra.html

Acesso em: 12 jun. 2019.

Em relação às teorias de origem da vida no planeta Terra, é correto afirmar que

A) a notícia reforça a possibilidade da vinda de seres vivos de outros planetas, tal como postulado por Pasteur em 1860.
B) a teoria da biogênese argumenta que os primeiros seres vivos surgiram a partir da matéria inanimada.
C) os primeiros seres vivos que surgiram na Terra foram os coacervatos, formados por um agregado de moléculas inorgânicas.
D) a teoria da geração espontânea sustenta que os seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas da atmosfera primitiva.
E) os experimentos de Redi com pedaços de carne, no século XVII, corroboram a teoria da biogênese.

02) (FADIP/2019 – Medicina) “Ao longo de todos esses anos me tenho interrogado sobre a possibilidade da existência de vida fora da Terra. Como seria?

[…] Será a vida extraterrestre, se existir, baseada nas mesmas moléculas orgânicas que a vida na Terra? Será que os seres de outros mundos têm a mesma aparência que os terrestres? A natureza da vida na Terra e a busca de vida algures no exterior são dois lados da mesma pergunta – quem somos nós?”

(Fonte: SAGAN, C. Cosmos. New York: Ballantine Books, 2013. Tradução livre dos autores. In: SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar; CALDINI JÚNIOR,
Nelson. Biologia – Ensino Médio. 12ª.ed. São Paulo: Editora Saraiva, v. 1, 2017. p. 273.)

Hipóteses surgiram para tentar explicar as moléculas orgânicas as quais Carl Sagan se refere. Uma delas foi a hipótese de Oparin e Haldane, que supunha a atmosfera primitiva da Terra ser constituída de:
A) CO2, O2, H2O, N2.
B) H2O, H2, CO2, N2.
C) NH3, CO2, CH4, O2.
D) CH4, NH3, H2, H2O.

03) (UFMG) Observe esta figura:

É CORRETO afirmar que a presença de lagartas em espigas de milho se deve
A) ao processo de geração espontânea comum aos invertebrados.
B) à transformação dos grãos em lagartas.
C) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas.
D) ao apodrecimento do sabugo e dos grãos.

04) (PUC-SP/2019)

O gráfico ao lado mostra a variação na concentração do oxigênio atmosférico ao longo do tempo geológico.

De acordo com os dados fornecidos pelo gráfico, é possível concluir que a associação endossimbionte que levou à origem de mitocôndrias, em células eucariontes, ocorreu há aproximadamente:
A) 4 bilhões anos.
B) 3 bilhões de anos.
C) 2 bilhões de anos.
D) 500 mil anos.

05) (UNIFAL) Do início da vida na Terra, até o aparecimento dos seres vivos atuais, aconteceram vários eventos, como por exemplo:

I – formação das primeiras células;
II – formação de moléculas orgânicas complexas;
III – aparecimento de organismos capazes de produzir alimentos pela fotossíntese;
IV – surgimento dos primeiros organismos aeróbicos.

Marque a alternativa que indica a ordem mais aceita, atualmente, para o acontecimento desses eventos.

A) I – II – IV – III
B) II – III – IV – I
C) I – IV – III – II
D) II – I – III – IV

06) (UEM/2020) Considerando as teorias da origem da vida e as bases moleculares da vida, assinale o que for correto.
01) A maioria dos seres vivos obtém energia por meio da transformação química da glicose.
02) A sequência lógica da composição química e dos níveis de organização dos seres vivos é: átomo → molécula → célula → tecido → órgão → sistema → organismo → população → comunidade → ecossistema.
04) A reação a seguir é uma reação de decomposição e representa a teoria pela qual os organismos fermentadores
obtêm energia. FeS + H2S → FeS2+ H2 + energia
08) No experimento de Miller, foi constatado que a combinação de substâncias simples submetidas à energia luminosa dá origem a substâncias compostas.
16) No organismo, todos os sais minerais estão dissolvidos em água.

07) (UECE/2020)  Evidências científicas apontam que a Terra se originou há 4.5 bilhões de anos. Em relação às teorias sobre a origem da vida na Terra, é correto afirmar que

A) Aristóteles, filósofo da antiguidade, acreditava que alguns seres vivos apareciam por geração espontânea, seguindo o princípio da biogênese.
B) Francesco Redi (1926-1697), biólogo italiano, demonstrou que larvas de moscas que surgiam em pedaços de carne em decomposição nasciam de ovos colocados por organismos já existentes, corroborando a abiogênese.
C) Louis Pasteur (1822-1895), médico francês, realizou experimentos em frascos de vidro, do tipo pescoço de cisne, para demonstrar que a abiogênese era uma teoria equivocada.
D) Jean Baptist van Helmont (1577-1644), médico e químico belga, produziu uma receita para o nascimento de camundongos por biogênese, misturando camisas sujas e grãos de trigo.

08) (Enem) O gráfico abaixo representa a evolução da quantidade de oxigênio na atmosfera no curso dos tempos geológicos. O número 100 sugere a quantidade atual de oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

De acordo com o gráfico é correto afirmar que:

A) as primeiras formas de vida surgiram na ausência de O2.
B) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxigênio.
C) após o início da fotossíntese, o teor de oxigênio na atmosfera mantém-se estável.
D) desde o Pré-cambriano, a atmosfera mantém os mesmos níveis de teor de oxigênio.
E) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfíbios, o teor de oxigênio atmosférico já se havia estabilizado.

09) (Mackenzie/2019) A figura abaixo representa um clássico experimento na pesquisa sobre origem da vida.

É correto afirmar que

A) através dessa simulação, Louis Pasteur contestou de forma definitiva a teoria da abiogênese.
B) pela simulação das supostas condições da Terra primitiva, foi possível formar matéria orgânica em condições abióticas.
C) os defensores da panspermia cósmica obtiveram evidências da participação de elementos extraterrestres na formação da vida na Terra.
D) houve a comprovação da atuação da energia vital na formação do primeiro ser vivo.
E) as primeiras moléculas orgânicas surgiram de reações químicas em ambiente aeróbico.

10) (Enem) As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais.

Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que:

I. não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos.
II. as grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
III. o ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.

É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

11) (Unifipmoc/2021-2)
Esse experimento foi um marco para a compreensão da:
A) abiogênese.
B) respiração aeróbia.
C) biogênese.
D) fotossíntese.
E) quimiossíntese.

12) (UPE/2022) Desde a Antiguidade, o ser humano procura saber a origem da vida. O quarto do Cascão lembra uma “receita” antiga, para produzir seres vivos, a qual mostrava como produzir ratos, a partir de uma camisa suada e suja, colocada com grãos de trigo, em um local protegido.

Sabe-se atualmente que os ratos aparecem nos ambientes por atração, em razão da mistura de sujeira e restos de alimento, e não a partir dela. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o cientista criador da “receita” e a teoria a ela relacionada.
A) Anton van Leeuwenhock – teoria da geração espontânea.
B) Francesco Redi – teoria da biogênese.
C) Jan van Helmont – teoria da abiogênese.
D) Jonh Needham – teoria da abiogênese.
E) Lazzaro Spallanzani – teoria da biogênese.

13) (UFC) Em 1860, Pasteur conseguiu uma vitória para a teoria da biogênese, enfraquecendo a confiança na abiogênese, com uma experiência simples e completa. Analise o esquema dessa experiência, mostrado a seguir, e descreva sucintamente o objetivo de cada etapa como também a conclusão da experiência.

Etapa 1: A solução nutritiva é colocada no frasco.
Objetivo:.

Etapas 2 e 3: O gargalo do frasco é curvado em S ao calor da chama e a solução é fervida fortemente durante alguns minutos.
Objetivo:.

Etapa 4: A solução é resfriada lentamente e permanece estéril muito tempo.
Objetivo:

Etapa 5: O gargalo é quebrado.
Objetivo:

Resolução das questões sobre Origem da Vida

01) Em 1665, Francesco Redi realizou experimentos em que colocou pedaços de carne em frascos; alguns recobertos com gaze e outros completamente abertos.
Redi observou que moscas pousavam sobre a carne e, depois de alguns dias, surgiam larvas que se transformavam em outras moscas, semelhantes àquelas que haviam pousado sobre a carne.
Nos frascos recobertos com gaze não foi observado o surgimento de moscas. Dessa forma, Redi concluiu que as moscas surgiam de outras moscas, reforçando a teoria da biogênese.
Resp.: E

02) Oparin propôs que a atmosfera primitiva era constituída pelos seguintes gases: metano (CH4), amônia NH3), vapor d´água (H2O) e hidrogênio (H2). E que a partir destes gases, com ação da radiação ultravioleta e de descargas elétricas teriam surgido as primeiras moléculas orgânicas.
Resp.:D

03) As lagartas que aparecem nas espigas de milho são provenientes da eclosão dos ovos deixados por borboletas.
Resp.: C

04) As mitocôndrias são as usinas produtoras de energia da célula. No interior dessas organelas ocorre a respiração aeróbia, um processo de obtenção de energia que depende da presença do gás O2 . Dessa forma, o surgimento das mitocôndrias deve ter ocorrido por volta de 2 bilhões atrás, quando o teor de gás Ona atmosfera já era bastante alto, suficiente para atender às exigências celulares.
Resp.: C

05) A sequência de eventos mais provável é:
II (surgimento de moléculas orgânicas complexas) –> I (formação das primeiras células) –> III (aparecimento de organismos fotossintetizantes –> com eles, o teor de O2 na atmosfera aumentou, o que possibilitou o surgimento dos organismos de respiração aeróbia) –> IV (surgimento de seres aeróbicos).
Resp.: D

06) Estão corretos os itens 01 e 02.
Item 04) A reação proposta indica a redução do sulfeto ferroso (FeS), com liberação de energia, que poderá ser utilizada pelo organismo para obtenção de matéria orgânica (quimiossíntese). Não há decomposição de matéria orgânica.
Item 08) Miller, em seu experimento, demonstrou que é possível obter moléculas orgânicas (como aminoácidos), a partir de CH4, NH3, H2, H2O (supostos gases existentes na atmosfera primitiva, de acordo com A.I. Oparin).
Item 16) Nos organismos há minerais associados, por exemplo, ao esqueleto, como sais de cálcio.
Soma dos itens corretos: 03

07) A teoria que propõe o surgimento da vida a partir da matéria bruta, por geração espontânea, é a teoria da abiogênese.
Em seu experimento (comentado na resolução da questão 01) Redi reforçou a teoria da biogênese.
Em seu experimento com frascos com gargalo recurvado (pescoço de cisne), Pasteur derrubou definitivamente a teoria da geração espontânea.
Ao propor o surgimento de camundongos a partir de camisa suada e grãos de trigo, Van Helmont defendia a abiogênese.
Resp.: C

08) A questão envolve unicamente a análise do gráfico, onde é possível concluir que as primeiras formas de vida surgiram quando não havia gás oxigênio na atmosfera da terra primitiva.
Resp.: A

09) Com o experimento representado no enunciado da questão, Miller e colaboradores demonstraram que era possível obter moléculas orgânicas (como aminoácidos), a partir das substâncias propostas por Oparin (CH4, NH3, H2, H2O), com fornecimento de energia.
Resp.: B

10)
I. Verdadeiro. Antes de 2,9 bilhões de anos não havia O2 na atmosfera.
II. Falsa. O gráfico revela a ausência de O2 na atmosfera, o que é incompatível com a presença de florestas.
III. Falsa. O ser humano surge muito recentemente no planeta.
Resp.: A

11) O esquema representa o clássico experimento realizado por Louis Pasteur, que derrubou definitivamente a teoria da abiogênese. A partir desse experimento, a comunidade científica passou a adotar somente a biogênese, isto é, que todo ser vivo origina-se de outro pré-existente.

12)
O quadrinho faz referência a Jan Baptista van Helmont, que no século XVII afirmou que era possível obter ratos a partir de uma camisa suada + grãos de trigo em um recinto escuro. Era, portanto, um defensor da teoria da abiogênese.

13)
Etapa 1: O objetivo era fornecer condições para que os microrganismos, presentes nas mãos, solo e ar pudessem se desenvolver.
Etapas 2 e 3: O objetivo era dificultar a entrada de mais ar contaminado depois da fervura, que foi feita com o objetivo de esterilizar a solução e, ao mesmo tempo que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura superior do gargalo.
Etapa 4: Em seguida deixou o frasco esfriar e observou que o líquido permanecia estéril indefinidamente. A entrada de ar com impurezas, no início do resfriamento, é rápida, porém, o líquido ainda próximo de seu ponto de ebulição, impede o desenvolvimento dos mesmos. Quando o líquido já se encontra bem mais frio, a ponto de não mais impedir o desenvolvimento de microrganismos, a entrada de ar é bem mais lenta, de modo que os microrganismos nele presentes ficam aderidos à parede recurvada do gargalo.
Etapa 5: Objetivo: Pasteur pôde demonstrar que, apesar de fervido, o líquido ainda possuía a capacidade de manter vida se a ele fosse introduzido algum microrganismo, com a quebra do gargalo.