Questões sobre Respiração Celular - Parte 1

Atualizada em: 12/02/2018

Respiração Celular. Simulado com questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Respiração Celular

01) (Albert Einstein/2016)  No processo de respiração humana, o ar inspirado chega aos alvéolos pulmonares. O oxigênio presente no ar difunde-se para os capilares sanguíneos, combinando-se com

A) a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre no citosol.

B) a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre na mitocôndria.

C) o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre no citosol.

D) o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre na mitocôndria.

02) (UEMG/2017)  Analise o esquema, a seguir, que representa as três etapas de um processo metabólico energético.

Etapas de processo metabólico energético

Sobre esse processo metabólico, é correto afirmar que

A) as plantas realizam as etapas II e III, mas não realizam a I.

B) a maior produção de CO2 ocorrerá na fosforilação oxidativa.

C) a etapa I é comum aos metabolismos de respiração anaeróbia e aeróbia.

D) os procariotos, por não apresentarem mitocôndrias, não realizam a etapa III.

03) (Enem/2015)  Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera 38 moléculas de ATP. Contudo em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.

Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual de concentração de oxigênio?

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

E) 5

04)  (UERJ/2016) O ciclo de Krebs, que ocorre no interior das mitocôndrias, é um conjunto de reações químicas aeróbias fundamental no processo de produção de energia para a célula eucarionte. Ele pode ser representado pelo seguinte esquema:

Ciclo de Krebs

Admita um ciclo de Krebs que, após a entrada de uma única molécula de acetil-CoA, ocorra normalmente até a etapa de produção do fumarato.

Ao final da passagem dos produtos desse ciclo pela cadeia respiratória, a quantidade total de energia produzida, expressa em adenosinas trifosfato (ATP), será igual a:

A) 3

B) 4

C) 9

D) 12

05) (FGV/2014) A produção de adenosina trifosfato (ATP) nas células eucarióticas animais acontece, essencialmente, nas cristas mitocondriais, em função de uma cadeia de proteínas transportadoras de elétrons, a cadeia respiratória. O número de moléculas de ATP produzidas nas mitocôndrias é diretamente proporcional ao número de moléculas de

A) glicose e gás oxigênio que atravessam as membranas mitocondriais.

B) gás oxigênio consumido no ciclo de Krebs, etapa anterior à cadeia respiratória.

C) glicose oxidada no citoplasma celular, na etapa da glicólise.

D) gás carbônico produzido na cadeia transportadora de elétrons.

E) água produzida a partir do consumo de gás oxigênio

Gabarito das Questões sobre Respiração Celular - Parte 1

01) Ao chegar aos pulmões, através da inspiração, o gás oxigênio atinge os capilares sanguíneos por difusão simples e entra nas hemácias, ligando-se à hemoglobina. Nos tecidos, ocorre difusão do gás oxigênio para as células tissulares. No interior das células, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons, na última etapa do processo de respiração celular (a cadeia respiratória, nas critas mitocondriais).

Resp.: B

02) A etapa indicada pelo número 1 corresponde à glicólise (quebra da glicose), uma etapa comum aos metabolismos de respiração aeróbia e respiração anaeróbia, inclusive, nos processos fermentativos. Todas as etapas são realizadas pelas plantas (opção A incorreta); a maior produção de CO2 ocorre na etapa 2 (ciclo de Krebs). Nos procariotos a etapa 3 ocorre em nível das dobras da membrana plasmática (os mesossomos).

Resp.: C

03) Em condições anaeróbicas ocorre quebra parcial da molécula de glicose, com liberação de pouca energia; isso exige elevado consumo de glicose. Já na respiração aeróbia a molécula de glicose é completamente quebrada, com elevado rendimento energético; logo, o consumo de glicose é menor.

Resp.: E

04) Acompanhando o ciclo apresentado, de acetil CoA até fumarato ocorre produção de 2 NADH, 1 GTP e 1 FADH2. Como cada NADH corresponde a 3 ATP´s  e cada FADH2 corresponde a 2 ATP´s, tem-se que o total de ATP produzido é 3 x (2) + 2 x (1) + 1 ATP (GTP), totalizando 9 ATP´s.

Resp.: C

05) A quantidade de ATP produzida depende da quantidade de moléculas de glicose que é quebrada (etapa de glicólise, que ocorre no citosol).

Resp.: C

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários