Questões sobre Respiração Celular

Atualizada em: 30/09/2018

Respiração Celular. Simulado com questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Respiração Celular.

01) (CULTURA INGLESA/2014.2) Além de fornecer energia para o corpo, a transformação dos nutrientes ingeridos durante as refeições produz dióxido de carbono, CO2.

No corpo humano, a eliminação dessa substância é feita pelos sistemas

A) digestório e urinário

B) digestório e reprodutor

C) respiratório e endócrino

D) endócrino e cardiovascular

E) cardiovascular e respiratório.

02) (Unifeso/2018)  As figuras I e II a seguir representam os alvéolos, respectivamente, de uma pessoa não fumante e de outra pessoa que fuma habitualmente.

Comparando-se as duas figuras, nota-se que, na figura II, alguns alvéolos se fundiram e suas paredes ficaram mais espessas. Como resultado dessa modificação, a eficiência das trocas gasosas através das paredes dos alvéolos será maior

A) em I do que em II, porque em II, a superfície de absorção é menor.

B) em I do que em II, porque em I, a superfície de absorção é menor.

C) em II do que em I, porque em I, a superfície de absorção é menor.

D) em II do que em I, porque em I, os gases precisam atravessar uma distância maior.

E) em II do que em I, porque em II, o alvéolo tem maior volume.

03)  (CESMAC/2016)  O ar que respiramos é constantemente renovado por meio da ventilação pulmonar. Considerando um corredor que compete na prova de atletismo dos 1500 m, é correto afirmar:

A) durante a corrida, a inspiração relaxa a musculatura do diafragma.

B) no repouso, a contração do diafragma induz a expiração.

C) no repouso e na corrida, a contração do diafragma e músculos intercostais induz a inspiração.

D) na corrida, a contração dos músculos intercostais e relaxamento do diafragma induz a expiração.

E) no repouso, o relaxamento dos músculos intercostais e contração do diafragma induz a inspiração.

04) (CPS/2018) Uma importante adaptação ao frio é a capacidade de hibernação de alguns mamíferos, como certos morcegos e marmotas, em épocas de muito frio. A hibernação é semelhante a um sono profundo, com a manutenção da taxa metabólica em níveis muito baixos. Com esse artifício, esses animais conseguem suportar as condições adversas do inverno, principalmente a escassez de comida, uma vez que o metabolismo reduzido diminui o consumo de energia e eles podem viver à custa da gordura armazenada no corpo. É correto afirmar que durante a hibernação, a taxa metabólica atinge níveis muito baixos porque

A) a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam reduzidas, sendo que a temperatura do corpo desses animais se mantém semelhante à do período sem hibernação.

B) a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam aceleradas, sendo que a temperatura do corpo desses animais se mantém semelhante à do período sem hibernação.

C) a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam reduzidas, sendo que a temperatura do corpo desses animais diminui muito, abaixo da temperatura do período sem hibernação.

D) a frequência cardíaca fica acelerada, a frequência respiratória fica reduzida e a temperatura do corpo desses animais diminui muito, abaixo da temperatura do período sem hibernação.

E) a frequência cardíaca fica reduzida, a frequência respiratória fica acelerada e a temperatura do corpo desses animais aumenta muito, acima da temperatura do período sem hibernação.

05)  (Unicamp/2012) A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg.

Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:

A) A amostra I corresponde a sangue arterial, que pode ter sido obtido de artéria pulmonar, que cede O2 para as células corporais com baixa concentração desse gás.

B) A amostra II corresponde a sangue venoso, que pode ter sido obtido de veias pulmonares, que levam sangue do pulmão ao coração.

C) A amostra II pode ter sido obtida de uma artéria pulmonar, que leva sangue do coração ao pulmão, onde a pO2 do ar é menor que a do sangue que chega a esse órgão.

D) A amostra I pode ter sido obtida de veias pulmonares, que chegam ao coração trazendo sangue oxigenado, que será usado para irrigar o próprio coração e outros órgãos.

06) (IFPE/2018) O ronco é um ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas. A sequência CORRETA da passagem do ar pelo sistema respiratório a partir das cavidades nasais é

A) faringe, laringe, bronquíolos, brônquios, alvéolos, traqueia.

B) faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.

C) laringe, faringe, bronquíolos, brônquios, traqueia, alvéolos.

D) alvéolos, faringe, laringe, traqueia, bronquíolos, brônquios.

E) laringe, faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.

07) (UEL/2013) No citoplasma das hemácias, há um pigmento denominado hemoglobina (Hb), que contém ferro (Fe). Ela reage facilmente com O2, formando um composto denominado oxiemoglobina, conforme a reação I. Essa reação é reversível, resultando a reação II, como mostra o exemplo a seguir.

Embora o CO2 seja transportado, em sua maior parte, pelo plasma sanguíneo, ele também o é pelas hemácias. A reação com a hemoglobina resulta num composto denominado carboemoglobina, conforme a reação III. Essa reação também é reversível, resultando a reação IV, como mostra o exemplo a seguir.

As reações I, II, III e IV ocorrem no organismo humano durante o processo de transporte de gases respiratórios pelo sangue.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os locais do organismo em que ocorrem as reações mencionadas.

A) Pulmões; tecidos; pulmões; tecidos.

B) Pulmões; tecidos; tecidos; pulmões.

C) Pulmões; pulmões; tecidos; tecidos.

D) Tecidos; pulmões; pulmões; tecidos.

E) Tecidos; tecidos; pulmões; pulmões.

08) (CPS/2018)  Um professor de Biologia explicou aos seus alunos que após a mastigação, o alimento é engolido e passa para a faringe e, depois, para o esôfago. Nesse momento, uma pequena estrutura de cartilagem que funciona como uma “válvula” recebe estímulo nervoso para obstruir a entrada da laringe e impedir que o alimento siga pelo sistema respiratório. Quando ocorre um descontrole dos reflexos que fecham a laringe, nós engasgamos, mas um novo reflexo provoca tosse e ajuda a desobstruir o sistema respiratório.

O nome da estrutura de cartilagem descrita pelo professor é

A) epiglote.

B) cárdia.

C) piloro.

D) glote.

E) ceco.

09) (UCPel/2017) O processo de respiração é basicamente dividido em três processos:

I. Ventilação ou respiração – que é o movimento de ar entre a atmosfera e os pulmões.

II. Respiração externa – que é a troca de gases entre os pulmões e o sangue.

III. Respiração interna – que é a troca de gases entre o sangue e as células dos tecidos.

Em relação aos processos acima, podemos afirmar que:

A) No processo II o diafragma e músculo intercostal externo se contraem provocando diminuição da pressão e vácuo nos pulmões.

B) No processo I ocorre as etapas de expiração, para levar o ar até os pulmões e inspiração para remover o ar dos pulmões.

C) No processo II ocorre a hematose, ou seja, processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.

D) No processo III as células sanguíneas transportam altos níveis de dióxido de carbono para as células dos tecidos, as células dos tecidos são pobres em oxigênio, mas ricas em dióxido de carbono.

E) No processo III a pressão do gás é que determina a taxa com que ele se difunde de uma área para outra. As moléculas se movem de uma área de baixa concentração para uma área de alta concentração.

10) (PUC-RJ/2017) O gráfico abaixo mostra a influência do pH na combinação do oxigênio com a hemoglobina. Em condições normais, o pH do sangue humano é 7,4, mas pode baixar durante exercício intenso, em função da liberação de ácido lático e de gás carbônico

Com base nessas observações, assinale a afirmativa correta.

A) Durante exercício intenso, é maior a saturação da hemoglobina.

B) A saturação de oxigênio na hemoglobina é maior em pH mais ácido.

C) Em pH mais ácido, a hemoglobina libera mais oxigênio para as células musculares.

D) Em pH mais básico, a hemoglobina libera mais oxigênio para as células musculares.

E) A saturação da hemoglobina varia de acordo com o pH, mas independe da pressão de oxigênio no sangue.

Gabarito das Questões sobre Respiração Celular

01) O gás carbônico produzido pelas células é transportado, predominantemente (cerca de 70%), na forma de bicarbonato, no plasma sanguíneo até chegar aos alvéolos pulmonares. Através da expiração ele é eliminado para o meio exterior.

Resp.: E

02) Com a fusão dos alvéolos observa-se uma redução da área em que as trocas gasosas ocorrem. Portanto, a eficiência das trocas gasosas diminui em 2.

Resp.: A

03) Durante a inspiração, seja no repouso ou em situação de corrida, a contração do diafragma e dos músculos intercostais promove um aumento da caixa torácica e consequente redução da pressão interna, favorecendo a entrada de ar aos pulmões.

Resp.: C

04) Durante a hibernação, a temperatura corporal é sensivelmente reduzida, além de ocorrer uma redução da frequência cardíaca e respiratória.

Resp.: C

05) A amostra I foi colhida de sangue arterial, devido à elevada pressão parcial do O2 (pO2 = 104 mmHg). Já a amostra II foi colhida de sangue venoso (baixa pressão parcial de O2). Diante disso, o sangue da amostra I pode ter sido colhido das veias pulmonares, que levam sangue oxigenado dos pulmões ao átrio esquerdo.

Resp.: D

06) Saindo das cavidades nasais, pelas coanas, o ar atinge a faringe, seguindo para a laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

Resp.: B

07) I mostra a união do oxigênio à hemoglobina, formando a oxiemoglobina (ocorre nos pulmões).

II mostra o desligamento do oxigênio da hemoglobina, o que ocorre nos tecidos.

III mostra a ligação do gás carbônico à hemoglobina, o que ocorre nos tecidos.

IV ocorre o desligamento do gás carbônico da hemoglobina, que ocorre nos pulmões.

Resp.: B

08) A estrutura que obstrui a laringe, impedindo a passagem de alimento para a traqueia (evitando o engasgamento é a epiglote).

Resp.: A

09) O processo I corresponde à inspiração, que depende da contração dos músculo diafragma e dos intercostais para que ocorra uma redução na pressão torácica, possibilitando a entrada de ar aos pulmões.

O processo II corresponde à hematose, que a troca de gases entre os capilares que se localizam em torno dos alvéolos pulmonares e os alvéolos pulmonares. O sangue venoso para a ser arterial.

No processo III ocorrem trocas de gases entre sangue e células dos tecidos devido à diferença de pressão parcial dos gases (O2 e CO2).

Resp.: C

10) Analisando o gráfico, verifica-se que quando o pH é menor (portanto, em meio  mais ácido), a porcentagem de saturação de oxigênio da hemoglobina é menor. Isso significa que o gás oxigênio difunde-se para as células com mais facilidade.

Resp.: C

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Comentários