Biologia

Questões sobre Tecidos Musculares

Tecidos musculares

De origem mesodérmica, os tecidos musculares são formados por células altamente especializadas, com função contrátil. O assunto é bastante comum em provas de vestibulares de todo o país e o aluno deve atentar-se a alguns pontos sempre presentes nestas provas: os tipos de tecidos musculares e suas características básicas (forma da célula; presença/ausência de estriações; número e posição do núcleo; tipo de contração; presença/ausência de discos intercalares). Também é interessante que se tenha uma noção sobre o mecanismo contrátil, a organização do sarcômero e o papel do cálcio na contração.

Por fim, leia sobre fibras brancas (de contração rápida e curta duração) e fibras vermelhas (de contração mais lenta e de grande duração), pois, várias questões já apareceram exigindo conhecimento a esse respeito. Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos relacionados a células musculares. Bons estudos e sucesso nas provas!

01) (Suprema-JF/2024)  Assinale a alternativa que contém a caracterização correta sobre os tecidos musculares.
A) O músculo quadríceps femoral é um tipo de músculo estriado esquelético de contração voluntária. O músculo estriado cardíaco é restrito ao coração e possui contração involuntária. O músculo liso pode ser encontrado na parede de órgãos como o intestino, e possui contração involuntária.
B) O músculo quadríceps femoral é um tipo de músculo liso de contração voluntária. O músculo estriado cardíaco é restrito ao coração e possui contração involuntária. O músculo liso pode ser encontrado na parede de órgãos como o intestino, e possui contração voluntária.
C) O músculo quadríceps femoral é um tipo de músculo liso de contração voluntária.
O músculo estriado cardíaco é restrito ao coração, aos vasos adjacentes e possui contração involuntária. O músculo liso pode ser encontrado na parede de órgãos como o intestino, e possui contração voluntária.
D) O músculo quadríceps femoral é um tipo de músculo estriado esquelético de contração voluntária. O músculo estriado cardíaco é restrito ao coração e vasos adjacentes e possui contração involuntária. O músculo liso pode ser encontrado na parede de órgãos como o intestino, e possui contração involuntária.

Publicidade

02) (Suprema/2019) Assinale a alternativa que possui uma característica correta sobre as células musculares.
A) As células do músculo liso possuem sarcômeros.
B) As células do músculo estriado esquelético possuem diversos núcleos.
C) As células do músculo cardíaco possuem apenas um núcleo.
D) As células do músculo liso possuem diversos núcleos

03) (Pism – UFJF) Na natureza, alguns animais podem sofrer auto amputação de uma parte do corpo para escapar do perigo, como as lagartixas, que possuem um mecanismo de perder a cauda (autotomia caudal). Quando elas fazem isso, o pedaço da cauda solto fica se mexendo de um lado para o outro por alguns segundos e esse movimento atrai a atenção do predador
(Revista Ciência Hoje das Crianças 162 – outubro de 2005).

Publicidade

Considerando que a musculatura da cauda é estriada esquelética, formada por fibras brancas conhecidas também como rápidas, glicolíticas ou do tipo II, é INCORRETO afirmar que

A) essas fibras são também chamadas de brancas por terem pouca ou nenhuma mioglobina.
B) as fibras brancas são pobres em mitocôndrias e estão adaptadas a contrações bruscas e potentes.
C) as fibras brancas atingem a capacidade máxima de contração mais rapidamente e com mais força que as vermelhas, embora a atividade seja mantida por tempo mais curto.
D) as fibras musculares brancas obtêm energia para contração quase que exclusivamente por fermentação, a partir de glicose e glicogênio.
E) as fibras brancas são ricas em mioglobina e mitocôndrias e estão adaptadas a movimentos lentos e duradouros.

04)  (UNIFIPMoc/2021-2) No laboratório de histologia da UNIFIPMoc, foram observadas, ao microscópio de luz, três lâminas de tecido muscular retirado de ratos Wistar.

Os músculos observados nas lâminas I, II e III são, respectivamente:
A) da bexiga, da coxa e do coração.
B) do coração, da bexiga e da coxa.
C) da coxa, do coração e da bexiga.
D) da bexiga, do coração e da coxa.
E) do coração, da coxa e da bexiga.

05) (PUC-MG) Observe o esquema, que representa células do tecido muscular estriado cardíaco humano.

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) A contração dessa musculatura, em condições normais, depende de um sistema próprio gerador de impulsos.
B) As células musculares cardíacas apresentam, em seu citoplasma, actinas, miosinas e mioglobinas.
C) As células musculares cardíacas podem realizar contração, mesmo sem estímulos do sistema nervoso central.
D) As células musculares cardíacas apresentam intenso consumo de oxigênio que é recebido diretamente do sangue contido nos átrios e nos ventrículos.

06) (UNIFASE/2024 –  Medicina) É sabido que o consumo de frutas reduz o risco de doenças e contribui para a manutenção da homeostase do corpo e da qualidade de vida.
Observe a tabela abaixo, que apresenta informações nutricionais de quatro frutas.

A fruta cujo consumo é o mais indicado para indivíduos com alteração da musculatura esquelética, caracterizada pela redução da força e da massa muscular, é:

A) abacaxi.
B) banana.
C) laranja.
D) limão.

07) (UFTM)  Na final do campeonato de atletismo, João sagrou-se campeão na modalidade salto com vara, enquanto Pedro venceu na modalidade maratona. Para realizar o trabalho muscular requerido na final de cada uma dessas provas, a musculatura esquelética dos atletas precisou contar com certo aporte de energia. Basicamente, quatro diferentes processos poderiam fornecer a energia necessária para o trabalho muscular desses atletas durante as provas:

I. reserva celular de ATP;
II. reserva celular de fosfocreatina;
III. reserva celular de glicogênio;
IV. formação de ATP pela respiração aeróbica.

Pode-se dizer que, do início ao final da prova, na musculatura esquelética de
A) João e na musculatura esquelética de Pedro, a obtenção de energia deu-se pelo processo I, apenas.
B) João e na musculatura esquelética de Pedro, a obtenção de energia deu-se pelo processo IV, apenas.
C) João, a obtenção de energia deu-se predominantemente pelos processos I e II, enquanto na musculatura esquelética de Pedro, deu-se predominantemente pelo processo IV.
D) ambos os atletas, a obtenção de energia deu-se por todos os processos, predominando, em ambos os casos, o processo IV.
E) ambos os atletas, a obtenção de energia deu-se por todos os processos, predominando, no caso de João, o processo III e, no caso de Pedro, o processo IV.

08) (FGV) Paulo não é vegetariano, mas recusa-se a comer carne vermelha. Do frango, come apenas o peito e recusa a coxa, que alega ser carne vermelha. Para fundamentar ainda mais sua opção, Paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango. Verificou que a carne do peito

A) é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em hemoglobina. Já a carne da coxa do frango é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
B) é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
C) é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
D) é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura. Já a mioglobina, que não contém ferro, confere à carne do peito do frango uma coloração pálida.
E) e a carne da coxa não diferem na composição de fibras musculares: em ambas, predominam as fibras de contração lenta, pobres em mioglobina. Contudo, por se tratar de uma ave doméstica e criada sob confinamento, a musculatura peitoral, que dá suporte ao voo, não é exercitada. Deste modo recebe menor aporte sanguíneo e apresenta-se de coloração mais clara.

09) (Campo Real/2018) A principal estratégia utilizada para ter músculos maiores é o exercício físico, que deve ser feito de forma equilibrada entre intensidade e duração e com uma dieta rica em proteínas e carboidratos. Isso leva ao ganho de massa muscular pelo aumento:
A) do tamanho das células musculares.
B) do número de células musculares.
C) da irrigação sanguínea dos músculos.
D) das moléculas de reserva energética nas células.
E) do tecido conjuntivo entre as células musculares.

10) (UFRGS) Considere as afirmações a seguir sobre o tecido muscular esquelético.
I. Para que ocorra contração muscular, há necessidade de uma ação conjunta dos íons cálcio e da energia liberada pelo ATP, o que promove um deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina na fibra muscular.
II. Exercícios físicos promovem um aumento no volume dos miócitos da musculatura esquelética, através da produção de novas miofibrilas.
III. Em caso de fadiga muscular, parte do ácido lático produzido através da fermentação lática passa para a corrente sanguínea e é convertida em aminoácidos pelo fígado.

Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

11) (UNIFAE/2014) Nos movimentos rápidos da musculatura esquelética, como quando se chuta uma bola, a contração das fibras musculares ocorre porque
A) os filamentos mais grossos encurtam-se e os mais finos esticam, reduzindo o tamanho da fibra.
B) o sarcolema deve ficar polarizado e isso resulta na redução do tamanho dos miofilamentos.
C) moléculas de ATP e íons cálcio estimulam o desligamento entre os filamentos grossos e finos.
D) os sarcômeros ficam mais curtos já que os filamentos mais finos deslizam-se sobre os mais grossos.
E) os íons cálcio entram no retículo sarcoplasmático, estimulando a redução dos miofilamentos.

12) (Pism-UFJF) O tradicional bife de carne de boi é constituído por
A) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações involuntárias.
B) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza por apresentar contração involuntária.
C) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações constantes e vigorosas.
D) tecido muscular estriado, caracterizado por apresentar contrações peristálticas reguladas pelo cálcio.
E) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

13) (Fuvest/2020) Analise os esquemas simplificados das células 1 e 2:

Células como as representadas em 1 e 2 podem ser encontradas, respectivamente, no
A) sangue e no fígado.
B) osso e no pâncreas.
C) músculo esquelético e no pâncreas.
D) músculo cardíaco e no osso.
E) pâncreas e no fígado.

14) (Enem/2023) As aves apresentam dois tipos de músculos em seus corpos: vermelhos e brancos. Aves migratórias como garças, gansos e patos selvagens têm os músculos vermelhos bem desenvolvidos, com ampla rede de vasos sanguíneos.
Nas viagens por grandes distâncias, tais músculos são fundamentais, pois favorecem o(a)

A) execução de manobras.
B) metabolismo corpóreo elevado.
C) manutenção da aerodinâmica.
D) deslocamento a grandes velocidades.
E) capacidade de voo em grandes altitudes.

Questões Discursivas sobre Tecidos Musculares

15) (Unicamp) As pessoas são incentivadas a praticar atividades físicas visando uma vida saudável.  Especialistas em fisiologia do exercício determinaram a percentagem de fibras do tipo I e do tipo II encontradas em músculos estriados esqueléticos de quatro grupos de pessoas: atletas maratonistas(*), atletas velocistas(**), pessoas sedentárias e pessoas com atividade física moderada. Os resultados desse estudo são mostrados na figura abaixo.

(*) corredores de longas distâncias
(**) corredores de curtas distâncias (ex.: 100 metros)

TABELA

Fibra muscular tipo I Fibra muscular tipo II
Contração lenta Contração rápida
Metabolismo aeróbico Metabolismo anaeróbico
Alta densidade de mitocôndrias Baixa densidade de mitocôndrias

(Figura e tabela adaptadas de Fox, E.L; Mathews, D.K. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos.Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986, p. 72-74)

a) Analise as informações da tabela e indique, entre os quatro grupos de pessoas (A, B, C ou D), mostrados na figura, qual grupo corresponde aos maratonistas e qual grupo corresponde aos velocistas. Justifique.

b) Se os dois grupos de atletas não fizerem  um treinamento adequado, pode ocorrer nesses atletas dor muscular intensa durante ou após uma competição. A que se deve essa dor muscular? Explique.

16) (PISM-UFJF)

Observe a figura ao lado e identifique o tipo de músculo encontrado em A e B:

Observe a figura ao lado e identifique o tipo de músculo encontrado em A e B:

1. ____________________________

2. ____________________________

b) Considerando o processo de respiração celular realizado pela célula muscular presente em A, analise a afirmativa abaixo. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.
Um corredor que irá participar de uma competição de longa distância (10.000 metros) deve começar a corrida com o mesmo ritmo de um outro que irá correr numa prova de curta distância (100 metros).

c) Com referência ao tipo de músculo identificado em B, qual a sua relação com o peristaltismo do esôfago, estômago e intestino? Quais as consequências dessa relação no processo digestivo?

17) (Unicamp) Ciência ajuda natação a evoluir. Com esse título, uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre os jogos olímpicos (18/09/00) informa que: “Os técnicos brasileiros cobiçam a estrutura dos australianos: a comissão médica tem 6 fisioterapeutas, nenhum atleta deixa a piscina sem levar um furo na orelha para o teste do lactato e a Olimpíada virou um laboratório para estudos biomecânicos — tudo o que é filmado em baixo da água vira análise de movimento”.
a) O teste utilizado avalia a quantidade de ácido láctico nos atletas após um período de exercícios. Por que se forma o ácido láctico após exercício intenso?

b) O movimento é a principal função do músculo estriado esquelético. Explique o mecanismo de contração da fibra muscular estriada.

Resolução das Questões sobre Tecidos Musculares

01) O tecido muscular estriado esquelético é constituído por células longas, com vários núcleos periféricos e contração voluntária; é encontrado nos músculos associados ao esqueleto, como o bíceps.
O tecido muscular estriado cardíaco é exclusivo do diafragma e possui contração involuntária.
O tecido muscular liso não possui estriações transversais; sua contração é involuntária e é encontrado na parede de órgãos ocos, como a parede estomacal.
Resp.: A

02) O tecido muscular liso é constituído por células fusiformes, com um núcleo de posição central e contração involuntária. As células musculares lisas apresentam os filamentos de actina e de miosina, porém, não na forma de sarcômero.
As células musculares estriadas esqueléticas possuem vários núcleos periféricos, contração involuntária e rápida.
As células musculares cardíacas possuem 1 ou 2 núcleos, de posição central; a contração é involuntária e rápida.
Resp.: B

03) As chamadas fibras musculares brancas são pobres em mioglobina e em mitocôndrias. Tais fibras obtêm energia para contração quase que exclusivamente por processos anaeróbicos. Essas fibras apresentam contrações fortes, porém, de curta duração.
Resp.: E

04) O tecido indicado por I é o tecido muscular estriado cardíaco, presente no miocárdio.
O tecido indicado por II é o tecido muscular estriado esquelético, presente nos músculos associados ao esqueleto como, por exemplo, da coxa.
O tecido indicado por III é o tecido muscular liso, presente na parede de órgãos ocos como, por exemplo, na bexiga urinária.
Resp.: E

05) As células musculares cardíacas apresentam elevado consumo energético para o intenso processo de contração que realizam. O oxigênio necessário ao processo de respiração celular é obtido a partir de ramificações das coronárias, ramificações da artéria aorta, que vascularizam o miocárdio.
Resp.: D

06) A sarcopenia (perda da massa e da força muscular) tem como principal causa a deficiência de vitamina D, que regula a absorção de cálcio e de fósforo no organismo. O cálcio tem importante papel na composição das fibras musculares, além de participar do mecanismo contrátil, enquanto o fósforo é integrante do ATP, molécula responsável pelo fornecimento de energia à célula.
Diante deste contexto, a laranja é a fruta (dentre as citadas) como maiores teores de cálcio e de fósforo.
Resp.: C

07) A reserva de ATP e de fosfocreatina garantem a contração muscular poucos segundos, sendo os principais responsáveis pelo fornecimento de energia para atividades rápidas, como corrida de 100m, salto com vara, lançamento de dardo…
Para atividades um pouco mais demoradas como uma corrida de 200m, corrida de 400m, nado de 100m…, o sistema glicogênio-lactato é muito importante como fonte de energia.
Já para atividades de maior duração, como uma caminhada, o sistema aeróbio é o principal responsável pelo fornecimento de energia.
Resp.: C

08) As fibras musculares do peito são do tipo branca, pobres em mioglobina e em mitocôndrias; apresentam contrações vigorosas, porém, de curta duração.
Resp.: B

09) Com o treinamento, ocorre um aumento da massa muscular, em decorrência da síntese de proteínas pelas células musculares, o que exige uma elevada demanda de aminoácidos, fornecidos em uma dieta rica em proteínas.
Resp.: A

10) Apenas o item III está incorreto.
No caso da fadiga muscular, parte do ácido lático produzido através da fermentação lática é convertido em glicose pelo fígado (e em menor extensão nos rins), processo conhecido como gliconeogênese.
Resp.: D

11) Durante a contração muscular, os filamentos de actina (mais finos) deslizam sobre os filamentos de miosina (mais grossos), reduzindo o tamanho do sarcômero e, consequentemente, encurtando a fibra muscular.  A imagem abaixo mostra a diferença entre o sarcômero relaxado e o sarcômero contraído.
Resp.: D

12) O tradicional bife de boi é obtido a partir de músculo estriado. Logo, suas células são estriadas, com contração rápida e voluntária.
Resp.: E

13) A célula indicada por 1 apresenta grande quantidade de mitocôndrias, sugerindo elevado metabolismo energético como ocorre, por exemplo, com as células musculares estriadas esqueléticas. Já o tipo 2 é rico em vesículas secretoras como, por exemplo, células pancreáticas.
Resp.: C

14) A elevada irrigação sanguínea nos músculos garante uma boa oxigenação celular, garantindo um metabolismo energético elevado (o gás oxigênio participa da respiração aeróbica, processo biológico que tem como função a geração de energia para o trabalho celular).
Resp.: B

15)
a) Os maratonistas estão representados pelo grupo C,  pois em corridas de longas distâncias a alta densidade de mitocôndrias e o metabolismo aeróbico são requisitos mais importantes. Já os velocistas estão representados pelo grupo A, pois, para corridas de curta distância as fibras do tipo II, de contração rápida e metabolismo anaeróbico são mais frequentes.
b) Essa dor muscular é devida ao acúmulo de ácido lático, produzido pela intensa atividade anaeróbica das fibras musculares.

16)
a)
A: Tecido muscular estriado esquelético
B: Tecido muscular liso
b) Não, pois, a musculatura pode não dispor de um suprimento adequado de oxigênio para promover a oxidação da matéria orgânica fornecedora de energia para a ocorrência da contração muscular. Logo, se o ritmo do corredor de longa distância for muito intenso desde o início, a fermentação lática logo se inicia, provocando a fadiga muscular ou cãibra. Desta forma, ele deve acelerar apenas no final da corrida.
c) A musculatura lisa presente nesses órgãos é responsável pelos movimentos peristálticos; tais movimentos, involuntários, são responsáveis pelo deslocamento do alimento ao longo do tubo digestivo.

17)
a) Durante exercício intenso, o elevado consumo de oxigênio leva a uma menor disponibilidade desse gás nos músculos. Parte da energia, nessas condições, é obtida pelo processo anaeróbio da fermentação láctica. O ácido láctico, portanto, é um subproduto desse mecanismo.
b) A unidade de contração, na célula muscular, é o sarcômero, no qual existem as proteínas actina e miosina. Durante a contração, as fibras de actina deslizam sobre as de miosina, encurtando o sarcômero. Esse processo é dependente de íons cálcio e de moléculas de ATP.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *