Questões comentadas sobre Transporte Passivo, Osmose, Transporte Ativo

Atualizada em: 24/05/2017

Prepare-se para o Enem e Vestibulares resolvendo questões sobre Transporte Passivo, Osmose, Transporte Ativo

Transporte Passivo, Osmose, Transporte Ativo

01) (UFU/2011.2) As hemácias são usadas para se entender e verificar o transporte de nutrientes através de membranas. A fim de demonstrar o processo de osmose, uma professora levou seus alunos ao laboratório e colocou algumas hemácias em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl com diferentes concentrações.

A seguir, está descrito o que ocorreu com as hemácias transcorrido um determinado tempo.

Tubo I: enrugadas.

Tubo II: normais.

Tubo III: rompidas.

A partir dessas informações, assinale a alternativa que expressa corretamente a concentração da solução de NaCl nos três tubos de ensaio.

A) Tubo I - solução hipotônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipertônica.

B) Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipotônica.

C) Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução hipotônica; Tubo III - solução isotônica.

D) Tubo I - solução hipotônica; Tubo II - solução hipertônica; Tubo III - solução isotônica.

02) (FUPAC/2012) A figura abaixo mostra 3 tipos de transporte (1, 2 e 3) através da membrana plasmática. Analise-a.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número que indica a passagem de O2 da água para as brânquias de um peixe e o transporte de glicose para o interior das células do corpo humano.

A) 1 e 1

B) 1 e 2

C) 2 e 1

D) 2e 3

E) 3 e 2

03) (FATEC/2012) As figuras, a seguir, representam três células vegetais que foram imersas em soluções salinas de diferentes concentrações, analisadas ao microscópio e desenhadas.

(http://webbed.com.br/geisy/ Acesso em 13.09.2011.)

Analisando essas figuras, um estudante concluiu que as células vegetais 1, 2 e 3 estão, respectivamente, flácida (estado normal), túrgida e plasmolisada.

Com base nessa conclusão, é correto afirmar que

A) a célula 1 foi imersa em uma solução hipertônica.

B) a célula 2 foi imersa em uma solução hipotônica.

C) a célula 3 foi imersa em uma solução isotônica.

D) as células 1 e 3 foram imersas em diferentes soluções hipotônicas.

E) as células 1 e 2 foram imersas em diferentes soluções hipertônicas.

04) (UNI-Facef/2016) O gráfico ilustra a alteração de volume de uma célula vegetal que foi colocada em um tubo de ensaio com uma determinada solução.

Com base no gráfico, pode-se concluir que a célula alterou  seu volume após ter sido colocada na solução do tubo de  ensaio, cuja concentração de sais era __________ em relação à sua concentração interna. A célula perdeu _______________ para o meio externo pelo processo conhecido por ____________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

A) menor – sais – osmose

B) menor – água – osmose

C) maior – água – osmose

D) maior – sais – transporte ativo

E) menor – sais – transporte ativo

05) (Fac. Baiana Medicina/2017) A membrana plasmática é constituída, basicamente, por uma bicamada de fosfolipídios associados a moléculas de proteína. Essa estrutura delimita a célula, separa o conteúdo celular do meio externo e possibilita o trânsito de substâncias entre os meios intra e extracelular.

Sobre o transporte através da membrana, é correto afirmar:

A) A passagem de substâncias através da membrana plasmática, utilizando proteínas transportadoras é denominada difusão simples.

B) A difusão facilitada é o transporte de substâncias pela membrana com o auxílio de proteínas transportadoras e gasto de energia.

C) A osmose é a passagem de substâncias através da membrana plasmática em direção à menor concentração de solutos.

D) Uma membrana permeável à substância A possibilitará o transporte dessa substância para fora da célula, desde que exista ATP disponível.

E) No transporte ativo, ocorre a passagem de substâncias por proteínas de membrana com gasto de energia.

06) (UNICID/2014) A figura ilustra um dos efeitos da osmose em uma célula vegetal:

Observando a posição da membrana com relação à parede celular, é correto afirmar que o meio em que a célula está imersa é

A) hipertônico, pois a célula apresenta aumento do volume interno.

B) isotônico, pois a célula não apresenta alteração do volume interno.

C) hipotônico, pois a célula apresenta diminuição do volume interno.

D) hipotônico, pois a célula apresenta aumento do volume interno.

E) hipertônico, pois a célula apresenta diminuição do volume interno.

07) (UFPR/2013) As figuras abaixo representam a variação do volume celular e da relação entrada/saída de água, ao longo do tempo, em três tipos celulares diferentes: célula animal, célula vegetal e protozoário. No tempo zero, as células foram mergulhadas em água pura:

As figuras A, B e C correspondem, respectivamente, a:

A) animal, protozoário e vegetal.

B) animal, vegetal e protozoário.

C) protozoário, animal e vegetal.

D) protozoário, vegetal e animal.

E) vegetal, protozoário e animal.

08) (Enem/2010) Osmose é um processo espontâneo que ocorre em todos os organismos vivos e é essencial à manutenção da vida. Uma solução 0,15 mol/L de NaCl (cloreto de sódio) possui a mesma pressão osmótica das soluções presentes nas células humanas.

A imersão de uma célula humana em uma solução 0,20 mol/L de NaCl tem como consequência, a

A) adsorção de íons Na+ sobre a superfície da célula.

B) difusão rápida de íons Na+ para o interior da célula.

C) diminuição da concentração das soluções presentes na célula.

D) transferência de íons Na+ da célula para a solução.

E) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.

Gabarito das Questões comentadas sobre Transporte Passivo, Osmose, Transporte Ativo

01) Tubo 1: se as hemácias ficaram enrugadas é porque perderam água para a solução; logo, a solução era hipertônica.

Tubo 2: Solução isotônica em relação às hemácias.

Tubo 3: Como as hemácias se romperam, é porque ganharam água da solução. Então a solução era hipotônica em relação às hemácias.

Resp.: B

02) Em 1 tem-se um caso de difusão simples, uma vez que a substância passa pela bicamada lipídica. Esse processo ocorre, por exemplo, com gás O2 e gás CO2. Em 2 tem-se um caso de difusão facilitada, pois, ocorre passagem de material do meio mais concentrado para o menos concentrado (portanto, transporte passivo),  com auxílio de uma proteína transportadora. Esse tipo de transporte ocorre, por exemplo, com aminoácidos e glicose. Em 3 tem-se um caso de transporte ativo, em que a substância passa do meio menos concentrado para o meio de maior concentração, o que exige gasto de ATP.

Resp.: B

03) A célula indicada por 1 não apresentou variação de volume, o que indica que fora colocada em uma solução isotônica. A célula indicada por 2 aumentou de volume, devido ao ganho de água; logo, a solução era hipotônica. A célula indicada por 3 perdeu água para o meio, que era hipertônico em relação a ela.

Resp.: B

04) Analisando o gráfico, percebe-se que o volume celular reduziu, indicando que a célula perdeu água para o meio por osmose. Isso significa que o meio externo era hipertônico em relação ao conteúdo celular.

Resp.: C

05) O transporte ativo é todo transporte pela membrana, em que a substância flui do meio de menor concentração para o meio de maior concentração, com gasto de ATP pela célula.

Resp.: E

06) Analisando a imagem, constata-se que a célula sofreu plasmólise (a membrana plasmática “descolou” da parede celular, acompanhando a retração do volume interno), devido à perda excessiva de água. Conclui-se, portanto, que a célula fora colocada em uma solução hipertônica em relação ao conteúdo intracelular.

Resp.: E

07) Em I tem-se uma célula vegetal. À medida que a célula vai ganhando água, o vacúolo de suco celular vai pressionando a parede celular para fora (sentido contrário à entrada de água). Quando a pressão exercida pelo vacúolo ficar igual à pressão osmótica (favorece a entrada de água na célula), a célula deixa de ganhar água. Em 2 tem-se um protozoário. Esses organismos, quando em soluções hipotônicas, ganham água do meio. O excesso de água é eliminado pelo vacúolo pulsátil (vacúolo contrátil); assim, há momentos em que a célula ganha água e momentos em que ela perde água para o meio. Em 3 tem-se uma célula animal. A tendência é que ela sofra lise com a permanência do ganho de água  e a curva do gráfico caia abruptamente.

Resp.: E

08) Na osmose, ocorre fluxo de água da solução mais rica em água (com menor concentração de soluto) para a solução hipertônica (com maior concentração de soluto). Então, na situação acima, haverá fluxo de água de dentro da célula para a solução.

Resp.: E

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários