Profissões: Curso de Administração

Atualizada em: 24/05/2018

A carreira de Administração abrange muitas áreas de atuação - conheça toda elas, assim como os detalhes do curso e das instituições

Curso de Administração

O curso de administração forma de administradores de empresas a profissionais dos diversos os departamentos de uma organização. O foco da formação dependerá da faculdade de administração ou especialidade escolhida pelo estudante.

O bom administrador carrega consigo características marcantes. Poder de decisão, planejamento e liderança são algumas dessas características. Ao cursar administração, o aluno desenvolverá habilidades para lidar com situações variadas. Como administrador terá que admitir e demitir, treinar, gerenciar pessoas, gerenciar materiais e recursos financeiros. A teoria vista nas faculdades de administração prepara o aluno para controlar estoques (administração de materiais e produção), fazer e acompanhar o fluxo de caixa, desenvolver programas de plano de carreira para os funcionários da empresa.

Com tal perfil, o administrador poderá atuar em escolas, ongs, fábricas, escolas, empresas públicas e privadas, etc.

O Curso de Administração

O curso de administração fornece ao aluno um conhecimento amplo e geral. Poderá trabalhar no próprio país ou país estrangeiro utilizando a teoria aprendida no faculdade de administração.

Há, porém uma natural concorrência a ser enfrentada: muitos estudantes que cursaram outros cursos fazem um MBA ou cursos de introdução à administração e competem pelas funções administrativas nas empresas.

Apesar deste viés, o mercado para quem quer cursar uma faculdade de administração é promissor. Vem crescendo a cada ano e acompanha o crescimento da nossa economia.

O curso dura em médias 4 anos e possui disciplinas diversas como matemática, estatística, recursos humanos, direito, sociologia, contabilidade, finanças, marketing e informática. A faculdade de administração geralmente possui convênios com empresas para oferecer aos seus alunos um estágio supervisionado. O aluno terá que apresentar seminários, fazer estudo de caso. Quase sempre é exigido dele uma monografia ao final do curso.

O que você pode fazer com a formação em Administração?

Administração de empresas 

Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração esportiva 

Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma

associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração financeira 

Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento com foco apurado na contabilidade.

Administração hoteleira 

Gerenciar e cuidar de hotéis, flats, pousadas e parques temáticos.

Administração hospitalar 

Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de produção 

Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração pública 

Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de recursos humanos 

Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão-de-obra.

Administração rural 

Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do terceiro setor 

Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Comércio exterior 

Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

Controladoria 

Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo 

Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão ambiental 

Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de qualidade 

Otimizar e coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.

Logística 

Administrar o fluxo produtivo da empresa mantendo equilibrados o estoque de produtos e matéria-prima bem como garantir a fluidez da distribuição da mercadoria.

Marketing 

Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas. Veja também Marketing.

Peritagem 

Trabalhar com perícia aplicada ao cotidiano empresarial. Fazer auditorias para antecipar falhas nos setores de RH, setor administrativo ou financeiro.

Sistemas de informação

Promover a saúde da tecnologia da informação da empresa, mantendo softwares e hardwares atualizados para otimizar todo processo de produção, vendas e armazenamento, controle de pessoal, etc.

Comentários