Profissões: Curso de Agronomia

Atualizada em: 24/05/2018

O curso de agronomia abrange muitas áreas de atuação - conheça toda elas, assim como os detalhes do curso e das instituições

Curso de Agronomia

curso de agronomia brasileiro figura com excelência no cenário internacional. Muitas universidades oferecem o curso que, juntamente com a geografia e clima favoráveis dão, ao nosso país, títulos de grande produtor de grãos e carne.

faculdade de agronomia ensina seus alunos, futuros agrônomos, a se relacionar com a natureza, entendê-la e usar técnicas que maximizem a produção nas lavouras e nos rebanhos. Do plantio à comercialização, toda a cadeia produtiva é coberta e acompanhada de perto pelo agrônomo. Também acompanha as oscilações dos preços para garantir maior renda para a empresa, fazenda ou produtor.

São competências suas planejar culturas, estudar e preparar o solo, combater pragas e doenças, otimizar todo o processo da colheita, estocar, cuidar da logística de distribuição, etc. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Gerencia a industrialização, o armazenamento e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.

O Curso de Agronomia

A expansão dessa área se deve não só ao crescimento da demanda internacional, mas também à necessidade do desenvolvimento e inserção de produtos competitivos no mercado, principalmente para exportação. As grandes safras de soja, milho, café, arroz, trigo e cana-de-açúcar e da citricultura fazem surgir boas oportunidades para especialistas em fitotecnia e produção agroindustrial. A pecuária também absorve o profissional, que atua na produção, no manejo e na recuperação de pastagens. As vagas encontram-se, sobretudo, nas regiões mais avançadas em tecnologia agrícola, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Goiás, de São Paulo e noroeste de Minas Gerais. Com a expansão do setor agrícola nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, abrem-se oportunidades para pesquisa, especialmente em empresas estatais. O Maranhão, o Piauí e a região amazônica destacam-se pelo plantio de soja. A intensificação do comércio internacional aumenta a demanda na área de gestão. Na indústria de equipamentos e produtos agropecuários. O profissional trabalha na venda e orientação técnica com o produtor rural.

O curso de Agronomia

Os dois primeiros anos mesclam matérias das áreas de ciências biológicas e exatas, como biologia,  bioquímica, matemática, informática e estatística. Nos três anos seguintes, o forte são as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais. Algumas instituições oferecem licenciatura em Ciências Agrícolas e em Ciências Agrárias. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

O que você pode fazer com a formação em Agronomia?

Defesa sanitária 

Combater pragas e prevenir doenças em lavouras e rebanhos.

Economia e administração agroindustrial 

Planejar e gerenciar as operações de distribuição e venda de produtos agrícolas.

Engenharia rural 

Projetar e supervisionar obras em propriedades rurais, como construções, nivelamento do solo, montagem de sistemas de irrigação e de drenagem.

Ensino 

Lecionar em escolas públicas ou particulares de educação profissional ou em faculdades.

Fitotecnia 

Acompanhar o cultivo e a colheita de safras, buscando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de fertilizantes e adubos e do combate a doenças e pragas.

Indústria e comercialização de alimentos 

Supervisionar e gerenciar a qualidade e a estratégia de preços de alimentos de origem animal e vegetal.

Manejo ambiental 

Explorar racionalmente os recursos naturais, preservando o meio ambiente.

Produção agroindustrial 

Gerenciar o processo de industrialização de produtos agrícolas, controlando a qualidade final da  produção. Pesquisar novas tecnologias e produtos.

Silvicultura 

Recuperar matas devastadas e cuidar do plantio e do manejo de áreas de reflorestamento. Preparar relatórios de impacto ambiental.

Solos 

Preservar a fertilidade e controlar as propriedades físicas dos solos, prescrevendo seu manejo.

Zootecnia

Controlar a produção animal, cuidando da alimentação, da saúde, da reprodução e da qualidade dos rebanhos.

Comentários