Curso de Astronomia

Curso de Astronomia


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Curso de Astronomia

É a ciência que estuda o Universo, confrontando teorias físicas com observações feitas por modernos telescópios. O astrônomo investiga a origem e a evolução do cosmo. Com telescópios e câmeras, observa os objetos cósmicos (estrelas, planetas, galáxias e outros corpos) e capta sua imagem para estudar seus movimentos, sua disposição pelo espaço e sua composição química. O domínio das mais modernas ferramentas de computação, utilizadas no processamento de imagens e dos dados conseguidos pelos telescópios, é fundamental para o desenvolvimento dessa área do conhecimento.

Mercado de Trabalho

O mercado tem se mantido estável nos últimos cinco anos, mas continua muito restrito. As vagas estão no setor público e aparecem, principalmente, no eixo Rio-São Paulo, mas apenas para quem tem pós-graduação (doutorado e pós-doutorado), para atuar nas áreas de ensino de Física ou em observatórios e institutos de pesquisa em Astronomia. A Embratel e o Laboratório Nacional de Astrofísica, em Minas Gerais, são alguns dos tradicionais empregadores. O Sul e o Sudeste apresentam sinais de saturação, já que as vagas nessa área são poucas. Por isso, o profissional deve ficar atento às regiões em expansão, como o Norte e o Nordeste, onde predominam oportunidades nas universidades e nos centros de pesquisa.

O Curso

Engana-se quem imagina que, ao longo da graduação, ficará todo o tempo de olhos grudados no telescópio. A maioria dos modernos instrumentos de observação é manipulada por computadores e boa parte dos dados é disponibilizada na internet. Física e matemática constituem a base teórica do curso, mas o currículo procura atender também às necessidades atuais do mercado profissional. Assim, na medida em que você avança na formação, pode dar ênfase à pesquisa científica, ao desenvolvimento de códigos numéricos, à área de instrumentação ou de divulgação científica. No fim do curso, para receber o diploma, é feita a defesa de uma monografia perante uma banca. Algumas faculdades oferecem Astronomia como habilitação de Física. Você pode, ainda, dedicar-se à Astronomia fazendo o bacharelado em Física e, depois, uma pós-graduação na área. Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer?

Divulgação
Montar exibições, dar palestras e coordenar visitas a planetários e museus, difundindo os conhecimentos astronômicos para o público leigo.

Ensino
Dar aulas de física, matemática ou astronomia no ensino médio.

Pesquisa
Trabalhar em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais, estudando os corpos celestes, seu tamanho e seus movimentos, bem como sua composição química, origem e evolução


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br