Vestibulandoweb

A opção Certa!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Ciências Biométidas

É a área das Ciências Biológicas voltada à pesquisa das doenças humanas, suas causas e dos meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

Mercado de Trabalho

As expectativas são boas nos próximos anos, pois diversas áreas estão em crescimento. Uma delas é a de análise forense, em que o bacharel atua como perito criminal, lidando com alta tecnologia e novas técnicas de exame de tecidos. Nas capitais e nos maiores municípios, surgem vagas em clínicas de reprodução assistida para especialistas em biologia molecular e genética, bioquímica, farmacologia e microbiologia. Onde há concentração de indústrias alimentícias, como Ribeirão Preto e Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, a procura é grande por profissionais da área, a qual analisa a qualidade dos alimentos e verifica se eles têm algum contaminação no processo de produção. O biomédico pode atuar na indústria química e biológica para produzir soros, vacinas e reagentes para testes laboratoriais ou bancos de sangue. Cresce ainda a especialização em citologia oncótica – exame de prevenção de câncer ginecológico e doenças sexualmente transmissíveis. Nos hospitais, equipamentos específicos de diagnóstico por imagem demandam especialistas. A área de análises ambientais precisa do profissional para os controles físico-químico e microbiológico feitos durante o processo industrial de empresas públicas e privadas. Há oportunidades no ensino superior para quem tem título de mestre ou doutor.

Salário médio inicial: R$ 1.200 (para seis horas)

O Curso

O currículo inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês – essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a elaboração e interpretação de textos e trabalhos científicos. Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. Desde o início do curso, o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografia. Algumas escolas oferecem Ciências Biomédicas sob o nome Ciências Biológicas (modalidade médica). Já na UFRJ há três possibilidades sob a denominação Ciências Biológicas: microbiologia e imunologia, biofísica e modalidade médica. Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer?

Análises clínicas
Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.

Anatomia
Estudar a estrutura e a forma dos organismos.

Biofísica
Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da Física.

Biologia molecular
Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.

Bioquímica
Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.

Biotecnologia
Manipular substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.

Diagnóstico por imagem
Realizar exames que possibilitem diagnóstico por meio de imagens, como ultra-sonografia.

Genética
Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.

Histologia
Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.

Imunologia
Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.

Parasitologia
Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outro.

Patologia
Estudar, diagnosticar e tratar doenças


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br