Ciências contábeis

Graduação!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Contabilidade - Ciências Contábeis

Quem acompanha o noticiário econômico já deve ter percebido que a quebra de um grande banco do outro lado do mundo pode ter efeitos negativos na Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa. Isso acontece porque, no mundo globalizado de hoje, a economia dos países está interligada. É por isso que os investidores internacionais só arriscam fechar negócio depois de conhecerem muito bem como está a situação econômica do país e a saúde financeira das companhias envolvidas na transação. Nesse contexto, a tendência é que os relatórios e balanços anuais das empresas sigam normas e critérios internacionais compreensíveis por pessoas do mundo todo. Os países da União Européia já adotam as normas do IASB (sigla em inglês para Conselho Internacional de Padrões de Contabilidade). No Brasil, uma determinação do Banco Central, de 2006, estabelece que até 2010 todos os bancos devem apresentar as demonstrações financeiras de acordo com esses padrões. Dos bancos para as empresas dos demais setores, é só uma questão de tempo. E o especialista em contabilidade internacional tem de estar pronto para essas exigências.  

Contabilidade internacional é apenas um dos vários campos de atuação do contador. Esse profissional planeja, coordena e controla os registros financeiros de uma empresa ou pessoa física, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Cabe a ele, também, interpretar eventos econômicos para nortear as decisões dos dirigentes da companhia sobre o negócio. Outra atribuição é a responsabilidade por organizar o pagamento de tributos do cliente. A auditoria e as perícias contábeis são outras atividades exclusivas do contador. Para obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade, obrigatório para exercer a profissão, o bacharel deve fazer um exame que comprove o domínio sobre os conhecimentos da área

Mercado de Trabalho

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, há quase 400 mil contabilistas ativos no Brasil e, conforme o registro mais recente do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), de 2005, são 5,4 milhões de empresas no país. Se cuidar das contas de uma delas fosse a única opção para o profissional, haveria aproximadamente 14 companhias para cada contador. Mas existem outros caminhos possíveis. Um deles está no terceiro setor, na prestação de contas das organizações não-governamentais, que segue regimentos específicos, dominados ainda por poucos especialistas.  

Nas capitais, as maiores oportunidades estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais, enquanto no interior há mais vagas em escritórios de contabilidade. Para o autônomo, existem boas perspectivas em todo o país. Atualmente, há forte demanda para auditoria, e apenas profissionais com registro no Conselho Regional de Contabilidade podem realizar esse trabalho. Como existem poucos profissionais com doutorado, há vagas para professores universitários.

Salário médio inicial: R$ 1.500.

O Curso

O primeiro dos quatro anos do curso é ocupado com as disciplinas básicas, como sociologia, português, economia e administração. Em seguida vêm as disciplinas técnicas e gerenciais, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito e planejamento tributário. No terceiro ano começam as aulas de auditoria e perícia. É importante participar de seminários e assistir a palestras sobre questões da atualidade, oferecidos pelas melhores escolas, para se manter informado e atualizado. O estágio nem sempre é obrigatório. Algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão do curso.

O que você pode fazer?

Auditoria 
Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços. 

Contabilidade gerencial 
Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização. 

Controle 
Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br