Vestibulandoweb

A opção Certa!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Design de Interiores

É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O bacharel em design de interiores harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, à personalidade, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelecendo cronogramas e fixando prazos e orçamentos e coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.

Mercado de Trabalho

As oportunidades de trabalho nessa área são muitas e há expectativa de que o mercado continue crescendo nos próximos anos em função do boom imobiliário vivido pelo país – algumas estimativas apontam que 180 mil novas residências serão inauguradas no Brasil até 2010. Segundo a Associação Brasileira de Designers de Interiores, 87% dos profissionais são autônomos e atuam por conta própria ou como terceirizados. Uma das maiores demandas vem da área corporativa, em que o designer é requisitado para elaborar andares inteiros de escritórios e salas de reuniões. Os escritórios de decoração contratam com freqüência o especialista em projetos para atender as necessidades de lojas, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, clínicas e até de escolas particulares que querem modernizar seu ambiente. Escritórios de grande porte oferecem oportunidades de carreira. Outra área em expansão é a de iluminação. Nos estabelecimentos comerciais, por exemplo, o especialista em design de iluminação define como os produtos devem ser dispostos e qual a luz adequada para mostrá-los. As vagas se concentram especialmente nas grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, mas nas cidades de médio porte o fluxo de trabalho tem aumentado significativamente.

Salário médio inicial: R$ 1.500

O Curso

A parte prática é a mais importante, com atividades à mão livre e uso de recursos da informática. Os alunos passam boa parte do tempo com a mão na massa. O objetivo é preparar um profissional que saiba executar projetos de interiores propondo a adequação dos espaços aos mais diversos usos. Visa também oferecer competência técnica no emprego de ferramentas e materiais variados. Grande parte da carga horária é dedicada ao desenvolvimento de projetos, com aulas de perspectiva e desenho artístico e arquitetônico. No fim do curso, as escolas exigem um estágio e uma monografia. As atividades extracurriculares também são freqüentes. Prepare-se para visitar museus e exposições de arte, assistir a palestras e fazer pesquisas em bibliotecas. É importante manter-se informado sobre as tendências que predominam no mundo. A duração média do curso é de quatro anos.

O que você pode fazer?

Desenho de móveis 
Criar peças conforme as necessidades do cliente, adaptando-as ao espaço disponível. 

Gerenciamento 
Acompanhar a compra de móveis e acessórios, fazer orçamentos e contratar mão-de-obra. 

Projeto 
Organizar ambientes de acordo com o estilo de vida e as necessidades do cliente. Elaborar esboços, lantas e maquetes, indicando o estilo, as cores e a disposição de móveis e objetos no espaço.


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br