Vestibulandoweb

A opção Certa!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Educação Física

É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. É possível, ainda, atuar sozinho ou participar de equipes multiprofissionais com médicos, psicólogos e fonoaudiólogos. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho (Confef/Crefs). Para lecionar, é necessário o diploma de licenciatura.

Mercado de Trabalho

Quem se forma em Educação Física não tem dificuldade em encontrar emprego, e o mercado deve continuar em ascensão nos próximos anos. A área de ensino (fundamental e médio) é somente um dos campos de atuação, mas onde mais se concentram as oportunidades de trabalho formal. O aumento do número de vagas está relacionado principalmente à conscientização da importância da atividade física para garantir uma vida mais saudável. O Conselho Federal de Educação Física (Confef) contabiliza 12 mil academias de ginástica no país. Além do público em geral, um novo grupo as tem procurado: idosos que buscam condicionamento físico e qualidade de vida. O trabalho como personal trainer está em alta, tanto em academias como em aulas particulares. As universidades dão boas chances para a realização de projetos de pesquisa sobretudo nas áreas de adaptação e saúde, terceira idade e treinamento. Na saúde, o profissional integra equipes médicas em clínicas e hospitais, onde atua, por exemplo, na prevenção e na recuperação de pacientes cardíacos, controle da diabete e da obesidade, principalmente com crianças e idosos. O mercado corporativo também absorve educadores nos segmentos de prevenção, qualidade de vida e ginástica laboral. Especializações em biomecânica, desenvolvimento humano e esportes estão em alta. Há boa oferta de emprego nas regiões Sudeste e Sul, mas as vagas crescem também no Norte e no Nordeste.

Salário médio inicial: R$ 1.500 ou R$45,00 a hora-aula.

O Curso

Ao longo do curso, você encontra muitas matérias da área de biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, afora disciplinas específicas, como desenvolvimento motor. Além do estágio, algumas escolas exigem uma monografi a de conclusão. Para dar aula é preciso fazer licenciatura. Mas isso não representa problema: a maioria dos cursos de Educação Física do país habilita em licenciatura. Duração média: 3,5 anos.

O que você pode fazer?

Condicionamento físico 
Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer e também em clubes ou academias de ginástica, para melhorar as condições de saúde das pessoas. 

Ensino 
Dar aulas nos ensinos fundamental e médio. 

Grupos especiais 
Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças defi cientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde. 

Recreação 
Entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas e clubes


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br