Vestibulandoweb

A opção Certa!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Engenharia de Controle e Automação

É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção. Ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.

Mercado de Trabalho

de diversos setores, como automobilístico, químico e petroquímico, de alimentos e embalagens e de tecnologia da informação (TI). Com uma visão sistêmica, o engenheiro entende o processo, o controle, o TI de uma empresa e faz tudo isso funcionar de forma integrada. No eixo Rio-São Paulo, é contratado por grandes empresas para desenvolver e implantar projetos de automação e robotização. Existem vagas ainda em boa parte das empresas que migraram para cidades do interior do Paraná, da Bahia, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Goiás. Manaus, por conta da Zona Franca, também é um importante mercado. Geralmente, o engenheiro ocupa o topo da pirâmide das etapas do desenvolvimento de um projeto. Os formados nessa carreira têm sido bastante requisitados pela indústria médica e por hospitais públicos e privados, nos quais gerenciam projetos de automação, adaptam softwares aos processos já existentes e programam sistemas de informação e banco de dados. Nesse campo, os salários costumam ser até quatro vezes maiores. O segmento agrícola do Rio Grande do Sul e do Paraná também demanda profissionais para trabalhar na indústria de estruturas metálicas, de conservação de grãos e de máquinas para automação de colheita. A área de meio ambiente é mais uma que precisa do profissional para ajudar grandes indústrias a diminuir desperdícios, a fazer uso racional da água e a reduzir a emissão de poluentes. No setor privado, a Companhia Vale é uma boa empregadora.

Salário médio inicial: R$ 2.500.

O Curso

Como em todas as engenharias, nos dois primeiros anos o forte são as aulas de matemática, física, química e muita informática. Nesse curso, o aluno também vê no início lógica digital, efeitos sociais da automação e sistemas processadores e periféricos. A partir do terceiro misturam-se as disciplinas de engenharia mecânica, eletrônica e computação. Em mecânica, você estuda termodinâmica, elementos de máquinas e processos químicos, metalúrgicos e automotivos, entre outros. Em eletrônica estão matérias como eletrônica analógica e digital e na área de computação, aulas de estrutura de dados e sistemas de informação. Também há disciplinas integrativas, entre elas projetos de máquinas e integração da manufatura por computador. Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso. Em algumas escolas, essa graduação é oferecida como habilitação de Engenharia Mecânica, às vezes com a denominação mecatrônica. Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer?

Automação comercial e domótica
Projetar sistemas automatizados de controle de equipamentos em edifícios comerciais e em residências, como elevadores, iluminação, aparelhos de ar condicionado e eletrodomésticos.

Automação industrial
Desenvolver e implantar projetos de automação em indústrias. Manipular robôs industriais.

Bioprocessos
Projetar, construir e operar equipamentos empregados nas indústrias de biotecnologia.

Informática
Projetar sistemas de informação e bancos de dados.
Programar equipamentos automatizados.


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br