Profissões: Curso de Engenharia da Computação

Atualizada em: 28/05/2018

Descubra como é a carreira em Engenharia da Computação e como está o mercado de trabalho para este profissional

Curso de Engenharia da Computação

É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computaçãoprojeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores, de acordo com as necessidades do mercado. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Pode, ainda, planejar e implementar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.

Mercado de Trabalho

Os formados nessa área não costumam ter dificuldade para arranjar trabalho, e a carreira deve permanecer assim pelos próximos anos. Geralmente, as portas para o primeiro emprego são abertas por um estágio numa grande empresa e, não raro, o estudante é contratado antes mesmo de terminar a graduação. Além de atuar em companhias do setor de tecnologia, o profissional pode encontrar espaço em diversos segmentos, já que toda empresa de grande porte tem uma área de TI.

Outros setores que podem contratar o engenheiro são os de telecomunicação e de desenvolvimento de software e hardware. A atividade em gerência e na área de banco de dados também é uma tendência. As ofertas de emprego continuam boas em bancos, empresas de comércio eletrônico e de consultoria tecnológica para o especialista em desenvolvimento de softwares e sistemas.

O governo federal vem dando prioridade para financiamentos destinados a formar mestres e doutores em engenharia da computação e assim estimular o desenvolvimento da indústria nessa área. Essa medida maiores perspectivas para o profissional dedicado ao ensino e à pesquisa. As regiões Sul e Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, são responsáveis pelo maior número de empregos, mas há vagas por todos os estados.

Fora do eixo Rio–São Paulo, todos os estados necessitam de professores universitários na área. Para atuar no ensino superior, no entanto, é preciso ter pós-graduação.

Salário médio inicial: R$ 2.500.

O Curso de Engenharia da Computação

O currículo traz as matérias básicas de engenharia e outras específicas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados. No último ano, o aluno faz um estágio supervisionado e tem a oportunidade de cursar disciplinas eletivas que orientam sua formação para uma área específica da profissão, como, por exemplo, a criação de softwares. No projeto de conclusão de curso, ele desenvolve hardwares ou aplicativos para um sistema de computação. Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer com a formação em Engenharia da Computação?

Automação industrial e robótica 

Projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas, como linhas de produção e máquinas são alguns aspectos na área de robótica 

Desenvolvimento de softwares e aplicativos 

Criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente. Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas. 

Fabricação de hardware

Projetar e construir computadores e periféricos. 

Marketing e vendas 

Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática. 

Suporte 
Gerenciar e dar assistência a redes de computadores em grandes empresas.

Comentários