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A opção Certa!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Moda

É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e acessórios, como jóias, cintos e sapatos, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecendo estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidando da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines.

Mercado de Trabalho

A indústria da moda está em pleno crescimento e busca profissionais para atender as mais diversas etapas da cadeia produtiva. A área de design oferece boas oportunidades, tanto para a concepção de roupas, calçados e acessórios, quanto para o desenvolvimento de produtos nas indústrias de matérias-primas, sobretudo na têxtil, em que o graduado atua na criação de estampas e costuras, entre outras atividades. Outro campo de trabalho que está crescendo é o da consultoria em tendências de moda para objetos de consumo, também chamados de "bens vestíveis", como celulares, handhelds (espécie de palmtop) e players (MP3, por exemplo). O planejamento e gerenciamento de marcas, baseados em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes para esse profissional, que já compõe o quadro de executivos de grandes grifes e confecções no Sudeste, no Sul e no Nordeste, em empresas de todos os portes. Há muitas ofertas temporárias em produção de moda e figurino, em que se cobra por hora ou por empreitada. Os dois maiores eventos de moda do país, a São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio, ajudaram o segmento a crescer e costumam ter estilistas recém-formados que expõem as próprias marcas. Aumenta ainda a demanda pelos consultores de moda, para orientar pessoas a se apresentar adequadamente em diferentes situações. É grande a procura dos profissionais mais reconhecidos para atendimento pessoal a artistas e personalidades. Além disso, as faculdades de moda oferecem oportunidades, mas para dar aulas no ensino superior é preciso ter pós-graduação.

Salário médio inicial: R$ 1.700

O Curso

O currículo varia conforme as habilitações oferecidas pela escola (modelagem, estilismo, produção), mas, geralmente, apresenta os fundamentos culturais e técnicos da área em disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e comercialização de produtos do mundo da moda. Duração média: quatro anos.

O que você pode fazer?

Consultoria
Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos de acordo com o tipo físico e as características pessoais.

Coordenação
Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.

Design
Criar roupas (estilismo), jóias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem
Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Produção
Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.


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