Vestibulandoweb

A opção Certa!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Oceanografia

É a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos e oceanos. O oceanógrafo pesquisa os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras, monitorando e gerenciando obras e instalações para garantir a preservação ambiental. Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema, buscando preservar a flora e a fauna oceânica. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro. Pode atuar tanto no setores público quanto no privado e em ONGs que trabalham diretamente com a questão da preservação ambiental.

Mercado de Trabalho

O campo para o oceanógrafo vem se ampliando bastante nos últimos anos devido à crescente necessidade de empresas de vários setores desenvolver suas atividades de forma sustentável, sem causar danos ao meio ambiente. Esse profissional tem conseguido boas colocações, por exemplo, em indústrias de alimentos e da área de papel e celulose, que buscam o especialista em preservação ambiental. As melhores oportunidades de trabalho estão nas consultorias ambientais, que prestam serviço às empresas do setor de petróleo, como Shell e Esso. O terceiro setor é o que mais cresce, e há vagas em gestão, gerenciamento de projetos e no desenvolvimento de programas de educação ambiental. Alguns exemplos de empregadores são os Projetos Tamar, Peixe-Boi e Baleia Jubarte. O setor público também tem absorvido o bacharel, especialmente a Petrobras, no Rio de Janeiro e na Bacia de Santos. A produção de organismos marinhos, como ostras e mexilhões, é outra área promissora. O Brasil se tornou um dos maiores produtores mundiais de camarão de água salgada, e as fazendas do Nordeste e do Sul, que estão se expandindo, buscam cada vez mais o oceanógrafo. Nas prefeituras de cidades litorâneas surgem vagas temporárias e permanentes, por meio de concursos públicos, para trabalhar em secretarias de meio ambiente e cuidar do planejamento e do uso da zona costeira.

Salário médio inicial: R$ 2.500

O Curso

Prepare-se para muita matemática, física e química, além de biologia e geologia. O aluno estuda as características físicas, químicas, biológicas e geológicas dos oceanos, em disciplinas como manejo dos recursos vivos, poluição marinha e tecnologia de pesca. No fim do curso, navegar é preciso, e você deve ter noção de meteorologia e cartografia. Em algumas escolas, o estágio é recomendado e, em outras, obrigatório.
Duração média: cinco anos

O que você pode fazer?

Gerenciamento de recursos naturais
Desenvolver e aplicar métodos de exploração e beneficiamento de recursos marinhos. Dirigir unidades de preservação ecológica.

Limnologia
Participar de projetos de preservação de ambientes de água doce, como riachos, rios e lagos.

Preservação ambiental
Elaborar laudos sobre o impacto de atividades humanas no ambiente marinho. Estabelecer programas de qualidade ambiental em indústrias.

Pesquisa
Realizar estudos básicos e pesquisa aplicada em áreas como:
> Oceanografia biológica: Biodiversidade e ecossistemas marinhos.
> Oceanografia física: Correntes, marés e fenômenos climáticos.
> Oceanografia geológica: Composição do solo marinho e fenômenos geofísicos.
> Oceanografia química: Composição das águas e recuperação de ambientes aquáticos degradados ou em processo de degradação.


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br