Publicidade e Propaganda

Graduação!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Graduação em Publicidade e Propaganda

O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adotada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Por isso, a graduação em publicidade e propaganda é tão procurada. Seu profissional usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoas. Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contato com o cliente. O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objetivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas. O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias) e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação - em caso de TV ou rádio - ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).

Onde atuar?

Além da área de criação, que por ser a mais restrita é também a mais concorrida, o publicitário tem um amplo campo de trabalho - seja no desenvolvimento de estratégias, seja na pesquisa de mercado e promoções. Há boas oportunidades em agências de publicidade, de promoções e eventos, merchandising, comunicação dirigida, assessoria de imprensa e marketing direto. Segundo Vilma Schatzer, coordenadora do graduação de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, os profissionais são procurados para gerar um relacionamento mais próximo entre as empresas e seu público-alvo. As melhores oportunidades estão na publicidade online, assim como no marketing pelo celular. Há agências e prestadores de serviços na área de marketing e comunicação em praticamente todas as cidades grandes e médias. Isso porque grandes empresas estão expandindo seus negócios para outras regiões brasileiras e, com isso, abrindo mercados para agências de publicidade, sobretudo no Nordeste e no Centro-Oeste. O interior paulista também é promissor, uma vez que a região tem grande participação na economia do país.

O Curso

A teoria e a prática estão intimamente ligadas no graduação, que tem duração média de quatro anos. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação para os alunos de graduação em publicidade e propaganda. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Em algumas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.

O que você pode fazer?

Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

Criação
Desenvolver campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre os produtos e seu nicho de comércio.

Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o público consumidor.

Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.

Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

Promoção de vendas
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e em outros pontos-de-venda.


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
- Publicidade e Propaganda

Ponto.Br