Aprovados

Fuvest 2019 divulga lista de aprovados na 1ª fase

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), responsável pelo processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), divulgou, nesta segunda-feira (10), os convocados para a segunda fase do Vestibular 2019 e os locais de prova dos candidatos.

O resultado pode ser conferido no site da Fuvest, por meio de login e senha. Ou então é possível acessar aqui a lista de convocados para segunda fase da Fuvest 2019.

Segunda fase da Fuvest 2019

As provas da segunda fase do Vestibular 2019 da Fuvest serão realizadas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019. Além disso, o número de classificados para esta etapa será maior: serão 4 candidatos para cada vaga — anteriormente as provas da segunda fase eram feitas em três dias e o número de classificados para a etapa era menor.

Publicidade

Vestibular Fuvest 2019

No processo seletivo 2019 da Fuvest estão em disputa 8.362 vagas distribuídas em 183 cursos de graduação. Outras 2.785 vagas são oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). As três carreiras mais concorridas são de Medicina nos campus em São Paulo (115,2 candidatos por vaga), Ribeirão Preto (108,7), e Bauru (86,9), respectivamente.

Na primeira fase, ao todo, 127.786 pessoas estiveram inscritas na Fuvest 2019. Destes, 11.429 foram treineiros.

Publicidade

Mudanças no Vestibular da Fuvest 2019

Neste ano, a prova para ingressar na USP, realizada pela Fuvest, contará com diversas novidades anunciadas pelo Manual do Candidato 2019. A primeira delas é de que o processo contará com apenas dois dias de prova. Até o ano passado, a segunda fase era realizada em três dias, separados por português e redação, conhecimentos gerais e disciplinas específicas. Neste ano, a prova de conhecimentos gerais foi eliminada e os candidatos contarão com apenas duas provas, de português e redação e disciplinas específicas.

A segunda mudança é em relação à nota de corte. Com as cotas destinadas a estudantes de escolas públicas e que são pretos, pardos e indígenas, os candidatos vão concorrer apenas com pessoas de sua modalidade. Assim, a mesma carreira poderá ter até três notas de corte diferentes, dependendo da demanda.

Outra diferença será o sistema de reconhecimento facial, destinado à segurança. A foto do candidato, anexada no cadastro inicial da inscrição, será comparada com a foto coletada nos dias de prova, o que evita a realização de fraudes.

A concorrência na segunda fase também sofreu alterações. A partir deste ano, serão convocados, para a segunda fase, 4 candidatos para cada vaga, um a mais do que os anos anteriores.

Abstenção da 1ª fase da Fuvest 2019

Neste ano, o vestibular teve o menor índice de abstenção dos últimos oito anos na prova da primeira fase, feita no dia 25. Dos 127.786 candidatos inscritos, 10.586 não comparecerem — resultando no índice de 8,3 de abstenção. Os estudantes inscritos no vestibular fizeram a prova da primeira fase em 35 lugares diferentes. Os portões foram abertos às 12h30 e o fechamento ocorreu às 13h. Os concorrentes tiveram até cinco horas para finalizar a prova.

Análise dos livros obrigatórios

A Fuvest divulga sempre uma relação de nove livros obrigatórios para o processo seletivo. É certeza que cairão questões relativas a eles na primeira fase do vestibular.

lista de obras literárias obrigatórias para a Fuvest 2019 é a seguinte:

– Iracema, de José de Alencar
– Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machamado de Assis
– A relíquia, de Eça de Queirós
– O cortiço, de Aluísio Azevedo
– Vidas Secas, de Graciliano Ramos
– Minha vida de menina, de Helena Morley
– Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade
– Sagarana, de José Guimarães Rosa
– Mayombe, de Pepetela

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *