Como fazer a Prova de Vida do INSS 2021

A Prova de Vida do INSS voltou a ser obrigatória. Depois de pouco mais de um ano de suspensão do procedimento, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou a decisão de retomar com a obrigatoriedade do procedimento, especialmente por que após tanto tempo sem que a prova de vida fosse obrigatória de ser feita, é preciso ajustar os processos e garantir que os benefícios assistenciais e previdenciários estão sendo pagos da forma como deveriam ser.

Nesse sentido, todas as pessoas que recebem algum benefício do INSS precisam obrigatoriamente fazer a sua Prova de Vida. Ou seja, fazer o procedimento que comprova para o instituto que elas estão vivas. Portanto, se você ainda não fez a sua Prova de Vida, é muito importante consultar o calendário oficial do INSS e saber se o seu prazo de fazer o procedimento está próximo.

Mas afinal, como fazer a Prova de Vida do INSS na pandemia? Eexistem algumas opções que podem variar de acordo com a sua necessidade. Confira:

Prova de Vida do INSS na pandemia

Apesar da vacinação em andamento, a pandemia do novo vírus no país continua registrando altos níveis de contágio e óbitos. E, com isso, não se pode ignorar este contexto, acreditando que tudo já voltou ao normal.

Na verdade, apesar dos processos de flexibilização do isolamento social que estão em curso na maior parte das regiões do país, a pandemia ainda segue como uma ameaça no dia a dia da população. E é principalmente por isso que muitas pessoas tem se feito a seguinte pergunta: “Como fazer a Prova de Vida do INSS na pandemia?”.

Enfim, o cidadão que recebe o seu benefício do INSS e que, portanto, está obrigado a fazer a sua Prova de Vida, tem algumas opções para fazer o procedimento e não ter pendências com a Previdência Social. Então, conheça quais são estas alternativas logo abaixo.

  1. Prova de Vida do INSS digital

O aplicativo oficial do INSS, o Meu INSS, está aí para provar que uma boa parte dos serviços que são oferecidos pelo instituto em suas respectivas agências podem ser adaptados para o ambiente digital no qual estamos inseridos hoje em dia.

Obviamente, nem todos os procedimentos do INSS podem ser feitos de forma totalmente online. Mas uma boa parte deles sim. E dentre estes processos que foram adaptados para o ambiente digital, está a Prova de Vida do INSS.

Mas atenção! Para fazer a Prova de Vida do INSS pelo aplicativo, é preciso estar autorizado a tal. E nem todos os beneficiários estão incluídos nesse grupo de pessoas que foram liberadas pelo INSS para fazer a sua prova de vida pelos meios digitais.

Porém, caso você faça parte do grupo de pessoas que foram autorizadas pelo INSS a fazer a Prova de Vida digital, basta acessar o aplicativo Meu INSS e seguir as instruções que aparecerão na tela do seu dispositivo móvel.

  1. Prova de Vida INSS no caixa eletrônico

Os caixas eletrônicos representam outra opção que é bastante acessível para os beneficiários do INSS. Afinal, nesse caso, o cidadão pode ir até o caixa eletrônico mais próximo, desde que seja do banco de onde ele recebe o seu benefício do INSS, e fazer a sua Prova de Vida.

Mas atenção! Somente os beneficiários que possuem a sua biometria cadastrada no banco podem fazer a Prova de Vida no caixa eletrônico.

Nesse sentido, se você não tem a sua biometria cadastrada no banco de onde você é cliente, isso significa que você vai precisar fazer a Prova de Vida do INSS de acordo com a terceira opção, descrita a seguir.

  1. Prova de Vida INSS pessoalmente no banco

Embora tenha sido colocado em segundo plano, especialmente por conta da pandemia, o Atendimento Presencial continua sendo o método pelo qual muitas pessoas escolhem resolver as suas pendências para com o INSS.

Nesse caso, o atendimento presencial é importante para as pessoas que não foram liberadas para fazer a Prova de Vida digital e que não possuem biometria para fazer o procedimento diretamente no caixa eletrônico.

Portanto, nestas duas situações que foram citadas anteriormente, o jeito é fazer a Prova de Vida presencialmente no banco, diretamente no guichê do caixa ou com o seu gerente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.