Benefícios SociaisNoticias

Como funciona o empréstimo pelo FGTS; veja as novas regras

Os trabalhadores que tem emprego com carteira assinada, assim como os servidores públicos, os militares das Forças Armadas e os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também contam com a opção de contratar o Empréstimo Consignado, assim como oferecer o saldo do FGTS como uma garantia para a contratação desse tipo de empréstimo.

O Empréstimo Consignado é uma modalidade de crédito em que o pagamento das parcelas é feito por meio do desconto direto na folha mensal. Isso faz com que se oferte um menor risco de inadimplência para essa operação, uma vez que o dinheiro é repassado para a instituição financeira por parte do órgão pagador do benefício ou do salário de quem tomou o empréstimo.

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS

E é principalmente por este mesmo motivo em específico que o empréstimo consignado é oferecido apenas para alguns grupos de trabalhadores em especial, já que para contratá-lo, existe a necessidade de se comprovar algum nível de estabilidade financeira.

Publicidade

Entretanto, a oferta ainda existe, caso o trabalhador passe por uma demissão ou caso o beneficiário perca, por algum motivo, o direito a receber o seu benefício.

Empréstimo Consignado com a garantia do FGTS

Diante das situações que foram apresentadas logo acima, o trabalhador pode oferecer para o banco, o valor do seu FGTS como uma garantia de pagamento, até mesmo nos casos de demissão.

Publicidade

De acordo com as regras específicas do FGTS, o valor de até 10% do saldo disponível nas contas do fundo pode ser sacado e então utilizado como uma garantia de pagamento da dívida do empréstimo consignado. E, nos casos de rescisão do contrato de trabalho, o percentual de até 100% da multa rescisória do FGTS tem a permissão liberada para o saque, bem como para a utilização como uma garantia para fazer o empréstimo.

Nesse sentido, outras regras de contratação do empréstimo para com o FGTS são as seguintes:

  • O limite de crédito disponível não pode ultrapassar o nível de 30% do salário mensal
  • Os juros do empréstimo contratado podem chegar a ser de até 3,5% por mês
  • Parcelamento em até 48 vezes

De uma forma geral, fazer o empréstimo com garantia do FGTS reduz ainda mais os juros provenientes desta operação. No entanto, nem todas as instituições financeiras conseguem oferecer esta opção ou a do empréstimo com garantia do FGTS.

Como fazer o Empréstimo Consignado do FGTS?

Para contratar o Empréstimo Consignado pelo FGTS, o tomador precisa verificar quais são as instituições financeiras que possuem um convênio com a empresa ou vínculo empregatício, e então se informar sobre quais são as que oferecem um empréstimo consignado com garantia por meio do fundo de garantia.

Uma das principais formas de garantir a melhor contratação de empréstimo é recorrendo às ferramentas gratuitas, como por exemplo, os simuladores de empréstimo consignado que estão disponíveis na Internet.

Na verdade, estes simuladores são ferramentas muito úteis e que reúnem uma série de propostas de diferentes instituições financeiras para que o usuário possa fazer a comparação e a identificação, de forma a descobrir qual é a melhor opção que atende às suas necessidades mais específicas de recursos financeiros.

Ao escolher uma instituição financeira que seja do seu interesse, é preciso entrar em contato diretamente com ela, fazer a solicitação do empréstimo e, logo depois, pedir a liberação do dinheiro disponível de FGTS para a Caixa Econômica Federal (CEF).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *