Biologia

Questões Comentadas sobre Vitaminas

01) (UEA/2023) As vitaminas representam uma classe de nutrientes de que o organismo humano necessita em pequenas quantidades diárias. São obtidas em diversos tipos de alimentos e são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
De modo simplificado, afirma-se que, no organismo humano, muitas vitaminas

A) atuam no equilíbrio osmótico.
B) atuam no processo de hematose.
C) atuam nas reações químicas enzimáticas.
D) integram os carboidratos e os lipídios.
E) integram os tecidos cartilaginosos

02) (UFOP) um conjunto de substâncias orgânicas necessário em pequenas quantidades e, em sua maioria, constituem um fator auxiliar em reações catalisadas por enzimas. Considerando as diferentes vitaminas e associando as três colunas abaixo, assinale a alternativa que corresponde à associação correta:

Publicidade
VITAMINAS DEFICIÊNICA FONTE
a) retinol a) xeroftalmia a) vegetais amarelados
b) tiamina b) escorbuto b) óleo de fígado de bacalhau
c) ácido ascórbico c) beribéri c) vegetais verdes
d) K d) raquitismo d) cereais na forma integral
e) calciferol  e) hemorragias e) frutas cítricas

A) a-a-a; b-d-d; c-c-e; d-e-c; e-b-b
B) a-b-c; b-a-d; c-c-e; d-d-a; e-e-c
C) a-a-a; b-c-d; c-b-e; d-e-c; e-d-b
D) a-c-a; b-a-d; c-b-e; d-d-c; e-e-b

03) (FMP/2021) A vitamina K ganhou destaque recentemente, depois da divulgação de um estudo holandês que apontou uma relação entre os piores resultados de saúde dos pacientes com COVID-19 e os níveis reduzidos de vitamina K.
Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/07/03/coronavirus-o-que-e-a-vitamina-k-e-o- que-as-pesquisas-dizem-de-seu-efeito-contra-covid-19.ghtml>. Acesso em: 1 out. 2020.

Publicidade

A carência da vitamina lipossolúvel citada no texto ocasiona
A) deformidades no esqueleto de crianças.
B) sangramentos na gengiva decorrentes de escorbuto.
C) redução do número de glóbulos vermelhos decorrentes de anemia perniciosa.
D) dificuldade no estancamento de hemorragias.
E) dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados

04) (Enem) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarreias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois

A) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.
B) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.
C) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.
D) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.
E) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

05) (Enem/2014 – 2ª aplicação) O arroz-dourado é uma planta transgênica capaz de produzir quantidades significativas de betacaroteno, que é ausente na variedade branca. A presença dessa substância torna os grãos amarelados, o que justifica seu nome.
A ingestão dessa variedade geneticamente modificada está relacionada à redução da incidência de

A) fragilidade óssea
B) fraqueza muscular
C) problemas de visão
D) alterações da tireoide
E) sangramento gengival

06) (CESVA/2019)  As vitaminas lipossolúveis são absorvidas e transportadas com a gordura da dieta. Elas não são facilmente excretadas na urina e podem ser armazenadas no fígado e tecido adiposo. As vitaminas hidrossolúveis, de uma maneira geral, não são normalmente armazenadas em quantidades significativas no organismo, o que leva, muitas vezes, à necessidade de um suprimento diário dessas vitaminas. Um exemplo de vitamina liberada pela urina, em razão da sua solubilidade em água, é a
A) vitamina A
B) vitamina C
C) vitamina D
D) vitamina E
E) vitamina K

07) (UPE – SSA 1/ 2016) Vitaminas são produzidas por células. No entanto, a maior parte das vitaminas de que necessitamos são produzidas por bactérias, fungos, plantas e outros animais. Assim, pessoas com pouca ingesta de produtos animais (carne, ovos, laticínios), independentemente de serem vegetarianos ou onívoros, podem desenvolver anemia perniciosa. No entanto, a ingestão diária de uma dieta, contendo bife de fígado levemente cozido, pode levar a uma remissão da anemia após alguns meses. Isso está relacionado à vitamina

A) Ácido fólico – B9.
B) Cobalamina – B12.
C) Filoquinona – K.
D) Retinol – A.
E) Tocoferol – E.

08) (Unipac) Em nossa dieta, a ingestão de alimentos ricos em minerais e vitaminas deve ser uma preocupação constante, uma vez que tais nutrientes participam de uma série de processos metabólicos indispensáveis à sobrevivência celular. Na coluna 1, listamos alguns minerais e vitaminas, enquanto na coluna 2 listamos algumas importantes atividades celulares dependentes desses nutrientes. Relacione-as.

COLUNA 1
1. Ferro
2. Enxofre
3. Iodo
4. Vitamina D
5. Vitamina B3
6. Vitamina K

COLUNA 2
(   ) Auxilia a absorção de sais de cálcio no intestino.
(   ) Entra na composição da hemoglobina, importante no transporte do gás O2.
(   ) Integrante da composição de certos aminoácidos como a metionina e a cisteína.
(   ) Integrante de coenzimas relacionadas à respiração celular e auxilia na manutenção do tônus muscular.
(   ) Participa do mecanismo de coagulação sanguínea.
(   ) Integrante do hormônio tiroxina, relacionado com o controle do metabolismo celular.

A sequência correta de cima para baixo é:

A) 4 1 5 2 6 3
B) 5 6 1 2 4 3
C) 6 3 1 5 2 4
D) 4 1 2 5 6 3
E) 5 2 1 4 3 6

09) (Fagoc/2015) Funcionando como alimentos reguladores, as vitaminas controlam várias atividades da célula e funções do corpo. Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à vitamina e sua respectiva natureza química.

A) Vitamina K: hidrossolúvel.
B) Vitamina C: hidrossolúvel.
C) Vitamina B12: lipossolúvel.
D) Vitamina A: hidrossolúvel

10) (IFSC/2016) Leia o texto com atenção e assinale a alternativa CORRETA.

A vitamina (X) é produzida pelo próprio organismo, com o auxílio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina (X). Pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Sua deficiência causa o raquitismo, tanto em crianças como em adultos. A vitamina (X) à qual o texto se refere é a

A) vitamina B 12.
B) vitamina A.
C) vitamina D.
D) vitamina C.
E) vitamina E.

11) (Enem 2018 – PPL) De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença caracterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacionada a uma alteração ocular congênita ou a problemas nutricionais. Com esses sintomas, uma senhora dirigiu-se ao serviço de saúde e seu médico sugeriu a ingestão de vegetais ricos em carotenoides, como a cenoura.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado)

Essa indicação médica deve-se ao fato de que os carotenoides são os precursores de

A) hormônios, estimulantes da regeneração celular da retina.
B) enzimas, utilizadas na geração de ATP pela respiração celular.
C) vitamina A, necessária para a formação de estruturas fotorreceptoras.
D) tocoferol, uma vitamina com função na propagação dos impulsos nervosos.
E) vitamina C, substância antioxidante que diminui a degeneração de cones e bastonetes.

Resolução comentada das Questões sobre Vitaminas

01) Muitas vitaminas atuam como coenzimas, isto é, como ativadores enzimáticos. Dessa forma, a carência de vitaminas pode comprometer o funcionamento enzimático e, consequentemente, interferir em diversas rotas metabólicas.
Resp.: C

02) A carência de retinol (vitamina A) provoca a cegueira noturna (hemeralopia); essa vitamina é encontrada em ovos, leite e em vegetais amarelados (o que indica a ocorrência de carotenoides, precursor da vitamina A. A carência de tiamina (vitamina B1) provoca o beribéri. Essa vitamina é encontrada em ovos, leite e em cereais integrais. A carência de ácido ascórbico (vitamina C) provoca o escorbuto. Essa vitamina é encontrada em frutas cítricas.
A carência de vitamina K (filoquinona) provoca dificuldades de coagulação sanguínea (hemorragias); é produzida por bactérias intestinas e presente também em vegetais folhosos. A carência de calciferol (vitamina D) causa o raquitismo. É encontrada em ovos, leite e no óleo de fígado de bacalhau.
Resp.: C

03) A vitamina K é indispensável à produção de protrombina, uma das proteínas envolvidas na cascata de coagulação sanguínea. Assim, a carência de vitamina K pode dificultar o estancamento de quadros hemorrágicos.
Resp.: D

04) As vitaminas lipossolúveis dissolvem-se nos lipídios e são absorvidas junto com eles. Pelo fato de não serem solúveis em água, não são eliminadas com a urina.
Resp.: E

05) Os carotenoides são lipídios precursores da vitamina A, cuja carência provoca cegueira noturna.
Resp.: C

06) As vitaminas que necessitam de ingestão diária, pelo fato de serem eliminadas na urina, são as vitaminas hidrossolúveis. Neste grupo encontram-se as vitaminas do complexo B e a vitamina C.
Resp.: B

07) A anemia perniciosa está relacionada à deficiência de vitamina B12 no organismo. Essa vitamina está relacionada ao processo de maturação das hemácias na medula óssea.
Resp.: B

08) Ferro: integrante da molécula de hemoglobina, responsável pelo transporte de O2.
Enxofre: integrante de certos aminoácidos como a cisteína.
Iodo: integrante dos hormônios da tireoide.
Vitamina D: indispensável à absorção de cálcio no intestino.
Vitamina B3: importante ação no metabolismo celular e age na reparação do material do material genético.
Vitamina K: indispensável ao processo de coagulação sanguínea.
Resp.: D

09) São hidrossolúveis, as vitaminas C e complexo B. Já as vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis..
Resp.: B

10) O texto faz menção à vitamina D, abundante em ovos, leite e óleo de fígado de bacalhau. Sua carência provoca o raquitismo.
Resp.: C

11) Os carotenoides (em especial o β-caroteno) são precursores da vitamina A, cuja carência provoca a cegueira noturna.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *