Questões Comentadas sobre Vitaminas

Por Atualizado em 07/04/2019 9:17

01) (Uni-Facef/2017) O escorbuto é uma doença caracterizada pela inflamação das mucosas e da pele, hemorragias, queda da resistência às infecções, ulcerações das gengivas e queda dos dentes. Por se tratar de uma avitaminose, o escorbuto pode ser evitado pelo consumo de alimentos como

A) ovo, morango e carne.
B) fígado, soja e limão.
C) laranja, cenoura e ovo.
D) laranja, limão e morango.
E) carne, soja e fígado.

02) (UFOP) um conjunto de substâncias orgânicas necessário em pequenas quantidades e, em sua maioria, constituem um fator auxiliar em reações catalisadas por enzimas. Considerando as diferentes vitaminas e associando as três colunas abaixo, assinale a alternativa que corresponde à associação correta:

VITAMINASDEFICIÊNICAFONTE
a) retinola) xeroftalmiaa) vegetais amarelados
b) tiaminab) escorbutob) óleo de fígado de bacalhau
c) ácido ascórbicoc) beribéric) vegetais verdes
d) Kd) raquitismod) cereais na forma integral
e) calciferol e) hemorragiase) frutas cítricas

A) a-a-a; b-d-d; c-c-e; d-e-c; e-b-b
B) a-b-c; b-a-d; c-c-e; d-d-a; e-e-c
C) a-a-a; b-c-d; c-b-e; d-e-c; e-d-b
D) a-c-a; b-a-d; c-b-e; d-d-c; e-e-b

03) (UGF/2011) A avitaminose (ou hipovitaminose) é causada pela falta ou deficiência de importantes vitaminas no organismo humano. A sua carência pode ser devida a uma alimentação deficiente, mas também pode surgir em função de outros problemas de saúde. No combate à avitaminose, deve-se consumir a vitamina

A) A ou retinol, que é encontrada na laranja, no limão e na acerola, podendo a sua carência provocar escorbuto.
B) B12, abundante nas carnes, como, por exemplo, fígado, atuando na formação de hemácias e na multiplicação celular.
C) C, que é encontrada no leite, nas carnes e em verduras, podendo a sua falta provocar fadiga, insônia e câimbras musculares.
D) D, que é encontrada no óleo de peixe, fígado e gema de ovo, provocando a sua carência raquitismo e osteoporose.
E) K, que atua no crescimento e na proteção celular, no metabolismo das gorduras e proteínas, e na produção de hormônios.

04) (Enem/2005) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarreias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois

A) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.
B) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.
C) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.
D) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.
E) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

05) (Enem/2014 – 2ª aplicação) O arroz-dourado é uma planta transgênica capaz de produzir quantidades significativas de betacaroteno, que é ausente na variedade branca. A presença dessa substância torna os grãos amarelados, o que justifica seu nome.

A) fragilidade óssea
B) fraqueza muscular
C) problemas de visão
D) alterações da tireoide
E) sangramento gengival

06) (UNIFAL) Assinale a alternativa que apresenta uma correlação INCORRETA entre uma vitamina, um sintoma de sua carência e alguns alimentos fontes desta vitamina:

A) Vitamina A, ou retinal; xeroftalmia; vegetais amarelos, cenoura, fígado, gema de ovo.
B) Vitamina K, ou tocoferol; esterilidade em machos; verduras, óleo do germe de trigo, castanhas.
C) Vitamina D, ou calciferol; raquitismo em crianças; óleo de fígado de peixes, fígado, gema de ovo.
D) Vitamina C, ou ácido ascórbico; hemorragia nas mucosas; frutas cítricas, tomate, pimentão, verduras

07) (UPE – SSA 1/ 2016) Vitaminas são produzidas por células. No entanto, a maior parte das vitaminas de que necessitamos são produzidas por bactérias, fungos, plantas e outros animais. Assim, pessoas com pouca ingesta de produtos animais (carne, ovos, laticínios), independentemente de serem vegetarianos ou onívoros, podem desenvolver anemia perniciosa. No entanto, a ingestão diária de uma dieta, contendo bife de fígado levemente cozido, pode levar a uma remissão da anemia após alguns meses. Isso está relacionado à vitamina

A) Ácido fólico – B9.
B) Cobalamina – B12.
C) Filoquinona – K.
D) Retinol – A.
E) Tocoferol – E.

08) (Unipac/2010) Em nossa dieta, a ingestão de alimentos ricos em minerais e vitaminas deve ser uma preocupação constante, uma vez que tais nutrientes participam de uma série de processos metabólicos indispensáveis à sobrevivência celular. Na coluna 1, listamos alguns minerais e vitaminas, enquanto na coluna 2 listamos algumas importantes atividades celulares dependentes desses nutrientes. Relacione-as.

COLUNA 1
1. Ferro
2. Enxofre
3. Iodo
4. Vitamina D
5. Vitamina B3
6. Vitamina K

COLUNA 2
(   ) Auxilia a absorção de sais de cálcio no intestino.
(   ) Entra na composição da hemoglobina, importante no transporte do gás O2.
(   ) Integrante da composição de certos aminoácidos como a metionina e a cisteína.
(   ) Integrante de coenzimas relacionadas à respiração celular e auxilia na manutenção do tônus muscular.
(   ) Participa do mecanismo de coagulação sanguínea.
(   ) Integrante do hormônio tiroxina, relacionado com o controle do metabolismo celular.

A sequência correta de cima para baixo é:

A) 4 1 5 2 6 3
B) 5 6 1 2 4 3
C) 6 3 1 5 2 4
D) 4 1 2 5 6 3
E) 5 2 1 4 3 6

09) (Fagoc/2015) Funcionando como alimentos reguladores, as vitaminas controlam várias atividades da célula e funções do corpo. Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à vitamina e sua respectiva natureza química.

A) Vitamina K: hidrossolúvel.
B) Vitamina C: hidrossolúvel.
C) Vitamina B12: lipossolúvel.
D) Vitamina A: hidrossolúvel

10) (IFSC/2016) Leia o texto com atenção e assinale a alternativa CORRETA.

A vitamina (X) é produzida pelo próprio organismo, com o auxílio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina (X). Pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Sua deficiência causa o raquitismo, tanto em crianças como em adultos. A vitamina (X) à qual o texto se refere é a

A) vitamina B 12.
B) vitamina A.
C) vitamina D.
D) vitamina C.
E) vitamina E.

11) (CESVA – Valença/2019 – Medicina)  As vitaminas lipossolúveis são absorvidas e transportadas com a gordura da dieta. Elas não são facilmente excretadas na urina e podem ser armazenadas no fígado e tecido adiposo. As vitaminas hidrossolúveis, de uma maneira geral, não são normalmente armazenadas em quantidades significativas no organismo, o que leva, muitas vezes, à necessidade de um suprimento diário dessas vitaminas. Um exemplo de vitamina liberada pela urina, em razão da sua solubilidade em água, é a
A) vitamina A
B) vitamina C
C) vitamina D
D) vitamina E
E) vitamina K

Resolução comentada das Questões sobre Vitaminas

01) O escorbuto é decorrente da carência de vitamina C, encontrada em abundância em frutas cítricas, como laranja e limão, além de outras frutas como morango, caju, goiaba, manga…
Resp.: D

02) A carência de retinol (vitamina A) provoca a cegueira noturna (hemeralopia); essa vitamina é encontrada em ovos, leite e em vegetais amarelados (o que indica a ocorrência de carotenoides, precursor da vitamina A. A carência de tiamina (vitamina B1) provoca o beribéri. Essa vitamina é encontrada em ovos, leite e em cereais integrais. A carência de ácido ascórbico (vitamina C) provoca o escorbuto. Essa vitamina é encontrada em frutas cítricas.
A carência de vitamina K (filoquinona) provoca dificuldades de coagulação sanguínea (hemorragias); é produzida por bactérias intestinas e presente também em vegetais folhosos. A carência de calciferol (vitamina D) causa o raquitismo. É encontrada em ovos, leite e no óleo de fígado de bacalhau.
Resp.: C

03) O raquitismo é causado pela deficiência de vitamina D no organismo.
Resp.: D

04) As vitaminas lipossolúveis dissolvem-se nos lipídios e são absorvidas junto com eles. Pelo fato de não serem solúveis em água, não são eliminadas com a urina.
Resp.: E

05) Os carotenoides são lipídios precursores da vitamina A, cuja carência provoca cegueira noturna.
Resp.: C

06) O tocoferol é a vitamina E. Sua carência pode levar à esterilidade (comprovada em animais) e tem importante ação antioxidante. Essa vitamina é encontrada em amêndoas, castanha-do-pará couve, cereais integrais, amendoim…
Resp.: B

07) A anemia perniciosa está relacionada à deficiência de vitamina B12 no organismo. Essa vitamina está relacionada ao processo de maturação das hemácias na medula óssea.
Resp.: B

08) Ferro: integrante da molécula de hemoglobina, responsável pelo transporte de O2.
Enxofre: integrante de certos aminoácidos como a cisteína.
Iodo: integrante dos hormônios da tireoide.
Vitamina D: indispensável à absorção de cálcio no intestino.
Vitamina B3: importante ação no metabolismo celular e age na reparação do material do material genético.
Vitamina K: indispensável ao processo de coagulação sanguínea.
Resp.: D

09) São hidrossolúveis, as vitaminas C e complexo B. Já as vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis..
Resp.: B

10) O texto faz menção à vitamina D, abundante em ovos, leite e óleo de fígado de bacalhau. Sua carência provoca o raquitismo.
Resp.: C

11) As vitaminas liberadas pela urina são as hidrossolúveis, que correspondem às vitaminas do complexo B e à vitamina C.
Resp.: B


GUIA DO ENEM 2019

O Portal VestibulandoWeb reuniu as principais informações para quem vai fazer as provas do Enem 2019. Cadastre-se e receba o Guia do Enem 2019 em seu email, GRATUITAMENTE.


Comentários