Biologia

Questões sobre Fotossíntese – Parte 1

01) UFRGS/2019) Com relação à fotossíntese, considere as seguintes afirmações.
I – As reações independentes de luz utilizam moléculas formadas pelas reações dependentes de luz.
II – As reações dependentes de luz, assim como as independentes, ocorrem nos tilacoides dos cloroplastos.
III – O ciclo de Calvin utiliza CO2 e outras moléculas para produzir glicose.

Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

02) (Unicamp/2023)   Na transformação de energia luminosa em energia química pelas plantas, há uma série de reações de redução e oxidação.
Para que a cadeia transportadora de elétrons nos cloroplastos ocorra, os elementos que a compõem estão arranjados nas membranas dos tilacoides, de acordo com o seu potencial redox.
Na atividade fotoquímica, o oxigênio é produzido, assim como moléculas essenciais para a manutenção do metabolismo celular, como o ATP e o NADPH.

Publicidade

O doador primário e o aceptor final de elétrons são, respectivamente,
A) oxigênio e NADPH.
B) gás carbônico e ATP.
C) água e NADPH.
D) glicose e ATP.

03) (Albert Einstein/2017) Uma certa solução de coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela em meio ácido e roxa em meio alcalino.

Publicidade

Em um experimento, uma quantidade desta solução é colocada em tubos de ensaio, que são hermeticamente fechados por rolhas. No interior de cada tubo coloca-se uma folha, que fica presa à rolha, conforme mostrado no esquema abaixo. Alguns desses tubos são mantidos no escuro (lote A) e outros ficam expostos à luz (lote B).

Após algum tempo, espera-se que a solução nos tubos do lote A torne-se
A) amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha e a do lote B roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha.
B) roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.
C) amarela, devido ao consumo de oxigênio pela folha e a do lote B roxa, devido à liberação de gás carbônico pela folha.
D) roxa, devido à liberação de oxigênio pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

04) (FAI/2016) Em 1883, Theodor W. Engelmann iluminou um filamento de alga fotossintetizante com uma luz decomposta através de um prisma, expondo-o a diferentes comprimentos de onda. Além disso, adicionou bactérias aeróbicas ao meio, obtendo o resultado mostrado na imagem.

Sobre o experimento, é correto afirmar que:
A) próximo ao comprimento de onda 550 nm, não há aglomeração de bactérias devido à produção de gás oxigênio, que é tóxico para esses micro-organismos.
B) entre os comprimentos de onda 500 e 600 nm, o processo fotossintético é mais eficiente, pois a alta concentração de gás carbônico afasta as bactérias.
C) na região cujo comprimento de onda é próximo de 450 nm, há muito acúmulo de bactérias devido à maior disponibilidade de glicose.
D) nas regiões com maior disponibilidade de gás oxigênio, oriundo da fotossíntese realizada pelo filamento de alga, há maior aglomeração de bactérias.
E) na região onde o comprimento de onda equivale à luz verde, há pouco acúmulo de bactérias devido à intolerância delas à exposição a esta cor de luz.

05) (Albert Einstein/2016.2) Analise o esquema abaixo, que se refere, de forma bem simplificada, ao processo de fotossíntese. Suponha que uma cultura de algas verdes seja iluminada e receba gás carbônico com o isótopo C-14 e água com o isótopo O-18.

Pode-se afirmar que:
A) o gás carbônico participa das etapas A e B e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nas duas etapas.
B) o gás carbônico participa apenas da etapa A e prever que ocorra produção de glicose com o isótopo C-14 nesta etapa.
C) a água participa das etapas A e B e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nas duas etapas.
D) a água participa apenas da etapa A e prever que ocorra liberação de oxigênio com o isótopo O-18 nesta etapa

06) (Unicamp/2016) A concentração de CO2 na atmosfera em uma floresta varia ao longo de um dia e está intimamente associada com a fisiologia (fotossíntese e respiração) das espécies presentes. A concentração de CO2 na atmosfera também varia em função da disponibilidade de água no ambiente. Considerando o gráfico abaixo, é correto afirmar que

A) a fotossíntese das plantas é maior no início e no final do período diurno.
B) as plantas respiram mais na estação chuvosa.
C) na estação seca, há um pico de respiração às 12 horas.
D) as plantas fazem mais fotossíntese e respiram menos na estação chuvosa

07) (UFSCar) No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e respiração de uma determinada planta, quando submetida a diferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosa pode-se dizer que a planta está
A) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.
B) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quantidades.
C) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.
D) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção de CO2.
E) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.

08) (UNIFASE/2024 – Medicina) A luz é uma forma de energia eletromagnética que se comporta como onda e como partícula. As ondas são caracterizadas por comprimentos de onda, enquanto a partícula de luz, o fóton, possui uma determinada quantidade de energia, que é inversamente proporcional ao comprimento de onda da luz. Entretanto, o olho humano é sensível a apenas uma faixa do comprimento de onda e, dentro desse espectro de luz visível, está a radiação que promove a fotossíntese.
A imagem abaixo ilustra o espectro eletromagnético, com destaque para o espectro de luz visível ao olho humano.

Sabe-se que, durante a fotossíntese, a absorção de um fóton de luz pela clorofila provoca a transição dessa molécula de um estado base para um estado excitado.
Dessa forma, pode-se afirmar que a clorofila alcançará seu estado energético mais elevado ao absorver fótons na faixa da luz:
A) azul.
B) verde.
C) laranja.
D) vermelha.

Gabarito das Questões sobre Fotossíntese – Parte 1

01) Apenas o item II está incorreto.  As reações que independem de luz (fase química; fase escura) da fotossíntese são dependentes dos produtos da fase fotoquímica (ATP e NADPH) e ocorrem no estroma. Apenas as reações da fase fotodependente ocorrem nos tilacoides.
Resp.: C

02) No processo fotossintético, a água é o doador inicial de elétrons para o fotossistema II (que perde elétrons para o fotossistema I). Estes elétrons passam por aceptores intermediários (ex.: plastocianina, ferredoxina) chegam ao NADP, reduzindo-o a NADPH (que será usado no ciclo de Calvin).
Resp.: C

03) No lote A, devido à ausência de luz, ocorre somente respiração celular, o que ocasiona um aumento da concentração de gás carbônico no meio, reduzindo o pH (meio torna-se ácido). Na presença de luz (lote B), ocorre consumo de gás carbônico, uma vez que a folha realiza a fotossíntese. Isso reduz a acidez do meio (aumenta o pH), deixando a solução com coloração roxa.
Resp.: A

04) Como as bactérias são aeróbicas, exigem O2 no processo respiratório. Dessa forma, concentrarão nas regiões com maior disponibilidade desse gás.
Resp.: D

05) A água participa da fase fotoquímica da fotossíntese (na fotofosforilação acíclica), como doadora de elétrons para clorofilas e doadora de H+ para produção de NADPH. A quebra da água (fotólise da água) libera gás oxigênio (O2) para o meio.
Resp.: D

06) Analisando o gráfico, observa-se que a taxa respiratória na estação chuvosa é maior que na estação seca (o fluxo de CO2 no período noturno é maior na estação chuvosa, indicando maior taxa respiratória).
Resp.: B

07) A partir do ponto indicado por A a taxa fotossintética supera a taxa respiratória. Isso significa que a planta está produzindo mais matéria orgânica que consumindo.
Resp.: E

08) A molécula de clorofila alcançará seu estado energético mais elevado ao absorver fótons na faixa de luz do azul, que corresponde ao comprimento de onda absorvido pelas clorofilas com energia mais alta.
Resp.: A

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *