Biologia

Questões sobre Fotossíntese – Parte 2

01) (Unioeste/2023) Sobre o processo da fotossíntese, leia as afirmações contidas nas alternativas e assinale a CORRETA.
A) O oxigênio é liberado por meio da quebra da água exposta à ação da luz, havendo a captação do hidrogênio da água pelo NADP2, que se transforma em NADPH2 . Tal reação constitui uma das fases da fotossíntese denominada de fotofosforilação.
B) O ponto de compensação fótico corresponde à intensidade de energia luminosa na qual as taxas de fotossíntese e de respiração não se equivalem.
C) Com exceção da energia fixada por microrganismos quimiossintetizantes, a energia fixada pelas plantas durante a fotossíntese constitui a base da maior parte das cadeias alimentares do planeta.
d) A capacidade fotossintética da planta sofre influência de fatores internos e externos. Dentre os fatores externos, podemos citar: a disponibilidade de água e nutrientes, a temperatura, a irradiância, a concentração de CO2 e o teor de clorofila.
E) Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua decomposição.

02) (ALBERT EINSTEIN/2022)  No século XVII, o biólogo e físico holandês Jean-Baptiste van Helmont (1580-1644), estudioso da fisiologia das plantas,defendia a geração espontânea e procurou demonstrar a origem da matéria que permitia às plantas crescerem em vasos.

No experimento, Helmont plantou uma árvore jovem de salgueiro, de 2,28 kg, num vaso com 90,72 kg de terra. Após 5 anos, com hidratação contínua, a biomassa da árvore aumentou para 76,66 kg. Com base nos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, a planta ganhou massa porque

Publicidade

A) fixou o carbono da atmosfera e utilizou o hidrogênio da água para produzir a matéria orgânica.
B) foi mantida no ponto de compensação fótico e dessa forma conseguiu realizar mais a fotossíntese.
C) passou a sintetizar o hormônio ácido abscísico, que estimulou a multiplicação celular.
D) absorveu grande quantidade de sais minerais do solo, reduzindo-o em 25% da quantidade inicial.
E) dependeu exclusivamente do consumo de água e de um pouco de sais minerais para crescer.

03) (FACISB/2015) Plantas de proveta
Do solo da região de Petrolina, no sertão de Pernambuco, nasce um tipo exótico de fruta: a uva com sabor de algodão doce. Não se trata de uma anomalia. Pelo contrário. A variedade é resultado de investimentos elevados. (Veja, 25.06.2014.)

Publicidade

Independentemente dos processos biotecnológicos que levaram à produção dessa variedade de uva, é correto afirmar que, considerando-se a fisiologia vegetal, o sabor adocicado das frutas resulta da
A) oxidação de glicídios nas mitocôndrias, a partir do O2 resultante da fotólise da água, os quais são utilizados nos cloroplastos para a construção de carboidratos.
B) produção de glicídios nos amiloplastos, a partir do CO2 absorvido do ar e do O2 resultante da fotólise da água e, ainda, da produção de ácidos graxos e carotenoides por eles.
C) produção de glicídios nos cloroplastos, a partir do O2 absorvido do ar e das proteínas sintetizadas por eles.
D) oxidação dos glicídios nas mitocôndrias, a partir do O2 absorvido do ar e da síntese de aminoácidos por elas.
E) produção de glicídios nos cloroplastos, a partir do CO2 absorvido do ar e da síntese de ácidos graxos e carotenoides por eles.

04) (UFRGS/2017) No bloco superior abaixo, são citadas duas estruturas presentes nos cloroplastos; no inferior, características dessas estruturas.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 – Tilacoides
2 – Estroma

( ) A luz absorvida pelo pigmento é transformada em energia química.
( ) Enzimas catalisam a fixação de CO2.
( ) Parte do gliceraldeído-3-fosfato resulta na produção de amido.
( ) A oxidação de moléculas de água produz elétrons, prótons e O2.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) 1 – 2 – 2 – 1.
B) 1 – 1 – 2 – 2.
C) 1 – 2 – 2 – 2.
D) 2 – 1 – 1 – 1.
E) 2 – 1 – 1 – 2.

05) (Unioeste/2017) O processo de fotossíntese consiste, basicamente, na produção de compostos orgânicos a partir do CO2 e H2O, utilizando energia luminosa. Este processo ocorre nos organismos clorofilados, tais como as plantas.
Em relação à fotossíntese nos vegetais, são feitas as seguintes afirmativas:
I- A energia luminosa solar é captada por pigmentos presentes nos cloroplastos, sendo os principais denominados clorofilas a e b;
II- Quanto maior a concentração de CO2 e a intensidade luminosa, maior será a taxa fotossintética;
III – O único fator limitante do processo é a energia luminosa, uma vez que o processo não ocorre na ausência de luz;
IV- O ponto de compensação fótico corresponde à intensidade de energia luminosa na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem.

São VERDADEIRAS as afirmativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I e III.
E) III e IV.

06) (UFMG) Observe esta figura, em que estão representados subprodutos de dois processos – I e II.

Considerando-se as informações dessa figura, é INCORRETO afirmar que:
A) nos campos e florestas, o processo II apresenta maior taxa no período noturno.
B) em ambientes agrícolas e estuários marinhos, o processo I é responsável pela maior taxa de O2 presente na atmosfera.
C) no processo I, há formação de compostos energéticos e, no processo II, se verifica liberação de energia.
D) no processo I, o produto eliminado é produzido pela fotólise da água e, no processo II, o produto que se elimina é formado após a oxidação da glicose.

07) (Enem/2017) Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos.
Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares.

Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos, e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons.

Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas. Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (Adaptado)
O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a
A) utilização de água
B) absorção de fótons
C) formação de gás oxigênio
D) proliferação dos cloroplastos
E) captação de dióxido de carbono.

08) (PUC-SP/2017.2) O botânico inglês F.F. Blackman notabilizou-se por seus estudos sobre fotossíntese vegetal. Ele mediu os efeitos de diferentes intensidades luminosas, concentrações de CO2 e temperaturas sobre a taxa de fotossíntese. Alguns dos resultados de seus experimentos podem ser visualizados no gráfico a seguir.

Considerando o gráfico ao lado e os seus conhecimentos sobre esse processo biológico, pode-se concluir que, na fotossíntese,
A) a síntese de carboidratos é um fenômeno que não depende da temperatura.
B) o fator luz é o único responsável pelas variações na taxa fotossintética.
C) ocorrem fenômenos que dependem diretamente da luz e fenômenos independentes da luz.
D) as limitações de CO2 e de temperatura são superadas quando há bastante luz.

09) (Campo Real/2021) Um recurso energético cada vez mais importante na manutenção de nossa civilização, por ser renovável, são os seres fotossintetizantes. Para tentar aumentar o rendimento energético da fotossíntese, num experimento hipotético, pesquisadores compararam a quantidade de carbono incorporado por plantas nas quais injetaram uma substância teste (tratamento) e por plantas sem essa substância injetada (controle). Verificaram que o rendimento energético diminuiu drasticamente no tratamento. Descobriram, então, que a substância funciona como um transportador de prótons (H+) a favor do seu gradiente de concentração através das membranas, inclusive das membranas dos cloroplastos. Isso permite concluir que o rendimento da fotossíntese nas plantas tratadas foi menor porque houve diminuição na:

A) produção de ATP.
B) produção de NADPH.
C) quebra das moléculas de água.
D) disponibilidade de gás carbônico.
E) taxa de transporte de elétrons na cadeia transportadora de elétrons.

Gabarito das Questões sobre Fotossíntese – Parte 2

01) 
A) Falsa. A fotofosforilação corresponde à produção de ATP a partir do ADP + fosfato, com utilização de energia luminosa.
B) Falsa. No ponto de compensação fótico ocorre equivalência da taxa fotossintética e da taxa respiratória.
C) Verdadeira.
D) Falsa. O teor de clorofila é um fator intrínseco da planta.
E) Falsa. Fotossíntese é um processo de produção de matéria orgânica, que pode ser usada como fonte de energia por diversos tipos celulares da planta, além de diversas outras utilidades.
Resp.: C

02) Para a produção de glicose (principal produto da fotossíntese), a planta necessita de água (doadora de hidrogênios para a produção de NADPH –> esse composto entra na fase química da fotossíntese e contribui com hidrogênios para a produção de glicose) e de CO2 (que entra nas folhas pelos estômatos) e participa do ciclo de Calvin (fase química da fotossíntese).
Resp.: A

03) O sabor adocicado das frutas deve-se à produção de açúcares no processo da fotossíntese, com a utilização de água, CO2 e energia luminosa.
Resp.: E

04) A absorção de energia luminosa e sua conversão em energia química (no ATP) ocorre na fase fotoquímica, que ocorre nos tilacoides. A fixação do CO2 ocorre na fase química, que ocorre no estroma. A produção de amido a partir do gliceraldeído-3-fosfato ocorre no estroma (fase química). A quebra da água, com a consequente formação de O2 ocorre na fase fotoquímica (nos tilacoides).
Resp.: A

05) I. Verdadeiro
II. Falso. A taxa fotossintética estabiliza após certo valor da intensidade luminosa ou da concentração de CO2.
III. Falso. Temperatura, concentração de CO2 e disponibilidade de água também interferem na fotossíntese.
IV. Verdadeiro.
Resp.: B

06) O processo II indica a taxa respiratória. Sua intensidade não sofre grandes alterações quando se compara o dia e a noite (pode-se dizer que animais de hábito noturno têm uma taxa respiratória maior à noite). Em plantas, por exemplo, a variação é muito pequena, o que deixa a alternativa A incorreta.
Resp.: A

07) A utilização dos nanotubos aumenta a absorção de energia luminosa, ou seja, aumenta a absorção “de partículas de luz” – os fótons, pelos cloroplastos.
Resp.: B

08) O processo fotossintético ocorre em duas etapas: uma fotoquímica (dependente de luz, como a fotofosforilação) e a fase química (que não depende diretamente da luz).
Resp.: C

09) A produção de ATP na fotossíntese depende da passagem de prótons H+ do espaço intermembrana (do cloroplasto) para o estroma, por meio da ATP sintase. Como a droga injetada atuava como um transportador de H+, ocorreu uma redução no transporte desses íons pela ATP sintase, reduzindo a produção de ATP.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *