Biologia

Questões de Genética: Primeira Lei de Mendel

Bem-vindo ao nosso recurso completo dedicado à exploração da Primeira Lei de Mendel! Aqui, você encontrará uma variedade de questões sobre genética e exercícios relacionados à Primeira Lei de Mendel, projetados para ajudá-lo a entender e aplicar este conceito fundamental da genética.

Seja você um estudante iniciante procurando por exercícios fáceis sobre a 1ª Lei de Mendel para começar, ou já familiarizado com o tópico e buscando aprofundar seus conhecimentos através de questões mais desafiadoras, temos algo para todos.

Nossa gama de exercícios sobre a Primeira Lei de Mendel promete facilitar seu aprendizado e fornecer uma compreensão clara deste princípio crucial na genética.

Publicidade

01) (UECE/2019) Um dos conceitos utilizados para compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica como em condição heterozigótica é causada por um gene
A) homozigoto
B) dominante
C) recessivo
D) autossomo

02) (Enem/2021 – Libras) A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.
ANDERSON, R. A. et. al. In: Situ Localization of the Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Deficient in Wolman Disease to Chromosome 10q23.2-q23.3. Genomics, n. 1, jan, 1993 (adaptado).

Publicidade

Essa é uma doença hereditária de caráter

A) recessivo.
B) dominante.
C) codominante.
D) poligênico.
E) polialélico.

03) (SUPREMA/2015) Observe o que se lê no rótulo de uma garrafa de Coca-Cola:
Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina
A fenilcetonúria (PKU) é uma doença hereditária transmitida por herança autossômica de um par de alelos, que impede o metabolismo do aminoácido fenilalanina, provocando seu acúmulo nos tecidos, inclusive no tecido nervoso. Em consequência, surge uma deficiência mental acentuada e incurável. Assim, crianças fenilcetonúricas, nos primeiros anos de vida, devem evitar alimentos que contêm fenilalanina, para não se tornarem deficientes mentais. Se um casal normal tiver um filho com esta doença pode-se concluir que
A) O gene causador da doença é dominante.
B) Os pais deste doente são homozigotos.
C) Há uma probabilidade de 50% para nascer outra criança doente.
D) Em 12 crianças nascidas de casais como este, provavelmente 3 serão doentes.

04) (UFT/2023) Considere uma espécie animal cuja cor da pelagem é definida por um gene. Ambos os progenitores são heterozigóticos para essa característica. A proporção esperada de descendentes também heterozigóticos para essa mesma característica é:
A) 25%
B) 50%
C) 75%
D) 100%

05) (UNIVAG/2016) A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas autofecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou
A) a base matemática científica para a descoberta do núcleo celular.
B) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias.
C) que a recombinação de alelos ocorre em função da permutação.
D) a função dos cromossomos como material genético dos organismos.
E) que as características hereditárias estão contidas no DNA dos organismos.

06) (UFSCar/2015) De forma técnica e científica, em laboratórios especializados, e de forma prática e cotidiana em criações de animais domésticos, são realizados cruzamentos que permitem verificar de forma simples a transmissão de características genéticas recessivas, como o albinismo, que envolve apenas um par de alelos. Suponha que um coelho macho não albino, com genótipo heterozigoto Aa, foi cruzado com uma fêmea albina aa. A partir desse cruzamento, a probabilidade de nascimento de um filhote albino é
A) de 100 %.
B) de 75 %.
C) de 50 %.
D) de 25 %.
E) nula.

07) (PUC-RS/2014.2) A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento. É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para
A) seus filhos homens, apenas.
B) suas filhas mulheres, apenas.
C) 25% de sua descendência, apenas.
D) 50% de sua descendência, apenas.
E) 100% de sua descendência

08) (UEA/2023) Durante seus experimentos de hibridação de plantas de ervilha, Pisum sativum, Gregor Mendel identificou características condicionadas por um par de “fatores” que podiam permanecer “escondidas” por algumas gerações e, repentinamente, “reaparecer” em função de determinados cruzamentos.

Atualmente, os “fatores” notados por Mendel são denominados ____________ . Tais características “escondidas” são classificadas como ____________ e só se manifestam em ____________.

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
A) organelas – genótipos – zigotos.
B) ácidos nucleicos – hereditárias – organismos adultos.
C) alelos – dominantes – heterozigose.
D) genes – recessivas – homozigose.
E) ribossomos – fenótipos – organismos juvenis.

09) (UECE/2019) A probabilidade de um casal ter dois filhos do sexo masculino e a probabilidade de esse mesmo casal ter dois filhos, sendo uma menina e um menino são, respectivamente
A) 1/4 e 1/4
B) 1/2 e 1/2
C) 1/2 e 1/4
D) 1/4 e 1/2

10) (Pism – UFJF /2018)  Até o início século XX a explicação mais aceita para a hereditariedade era a de que os gametas eram formados por partículas provindas de várias regiões do corpo e na fecundação eles se fundiam, misturando assim as características dos pais em um novo indivíduo. Mendel postulou que fatores, ou elementos, eram responsáveis pela transmissão de tais características e que eles são recebidos dos pais, via gametas.

Marque a alternativa que representa de forma CORRETA as explicações de Mendel para a hereditariedade e os conceitos atuais da genética.

A) Os genes correspondem ao que Mendel denominou fatores que se unem durante a fecundação, gerando um indivíduo com as características intermediárias do pai e da mãe.
B) Ao herdar dos pais dois alelos diferentes para uma mesma característica hereditária, um indivíduo pode ter manifestada apenas uma variável: o fenótipo dominante.
C) Na formação dos gametas, os alelos para uma mesma característica, herdados de pai e mãe, se separam independentemente nas células diploides.
D) Em um indivíduo, cada característica hereditária é condicionada por um alelo, resultante da associação de diferentes genes oriundos da fusão dos gametas do pai e da mãe.
E) Na segunda fase da meiose, ocorre o pareamento dos genes alelos em cromossomos homólogos na placa equatorial da célula, para a formação de gametas.

11) (UFU/2021-2) A representação abaixo apresenta o padrão de herança do Xeroderma Pigmentoso (XP), uma condição genética caracterizada por extrema sensibilidade aos raios ultravioleta (UV), que resulta em um risco aumentado para o desenvolvimento do câncer de pele

Em relação ao referido padrão de herança, analise as afirmações.

I) O XP tem a probabilidade de se manifestar em 25% dos descendentes de um casal saudável heterozigótico que apresenta um alelo alterado.
II) O XP afeta homens e mulheres em proporções diferenciadas, pois é uma doença genética autossômica cujo padrão de herança em todos os loci do XP é o recessivo.
III. É necessária a presença de um alelo alterado no mesmo locus para que uma pessoa desenvolva a doença.
IV) A probabilidade de manifestar a doença é aumentada para 50% se o casal for composto por um indivíduo heterozigótico e um indivíduo afetado pela doença.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

A) Apenas II e IV.
B) Apenas I e III.
C) Apenas II e III.
D) Apenas I e IV.

Gabarito das Questões sobre Primeira Lei de Mendel – Parte 1

01) Aquele alelo que manifesta seu efeito tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é o alelo dominante.
Resp.: B

02) Trata-se de uma doença hereditária de caráter recessivo, visto que pais normais podem ter uma criança afetada (1 chance em 4 nascimentos).
Dessa forma, os pais são heterozigotos e a criança afetada é homozigota recessiva, como mostra o cruzamento abaixo.

Em vermelho, o genótipo da criança afetada.
Resp.: A

03) Se um casal normal tiver um filho com a doença, isso significa que o alelo causador da doença é recessivo (ele estava presente nos pais, mas não se manifestava). Dessa forma, os pais obrigatoriamente serão heterozigotos (Aa x Aa).
Fazendo o cruzamento Aa x Aa, tem-se: 1 AA; 2 Aa; 1 aa (portador da fenilcetonúria).
Logo, para cada 12 descendentes do casal, espera-se que 3 sejam portadores de fenilcetonúria (12 x ¼ = 3) .
Resp.: D

04) Efetuando o cruzamento, tem-se:
Genitores:     Aa     x     Aa
Gametas:   A / a    ;     A / a

Pelo quadro acima, conclui-se que a probabilidade de surgir um descendente com genótipo heterozigoto é de 50%.
Resp.: B

05) A proporção fenotípica 3:1, verificada nos descendentes provenientes de um cruzamento entre 2 indivíduos heterozigotos (com dominância entre os alelos) acaba por comprovar a ocorrência de 2 alelos (fatores pares) para cada característica, sendo que em cada gameta ocorre apenas 1 desses fatores.
Resp.: B

06) Cruzando-se um indivíduo de genótipo Aa (heterozigoto) com outro de genótipo aa, tem-se:
Aa x aa à 2 Aa e 2 aa (50% dos descendentes não albinos e 50% dos descendentes albinos).
Resp.: C

07) Como a doença de Guacher é autossômica recessiva, isso significa que uma pessoa portadora dessa doença terá genótipo gg. Assim, todos os seus gametas carregarão uma cópia do alelo g. Portanto, um portador dessa doença transmitirá o alelo (gene) a 100% de seus descendentes.
Resp.: E

08)  Os “fatores” aos quais Mendel faz citação, à luz dos conhecimentos atuais, referem-se aos alelos (variantes que um gene pode apresentar). As características “escondidas” são aquelas condicionadas por alelos recessivos, que só se manifestam em homozigose.
Resp.: D

09) 
A probabilidade de nascer um menino em uma gestação é de 1/2.
A probabilidade de nascer 2 meninos é dada por : P (menino) x P (menino) = 1/2 x 1/2 = 1/4

Para nascer uma menina e um menino,há duas formas do evento ocorrer:
(Menino e menina) OU (Menina e menino)
Então:
P = (1/2 x 1/2 ) + (1/2 x 1/2 ) = 1/4 + 1/4 = 1/2
Resp.: D

10) 
A) Falsa. O que Mendel chamou de fatores são os alelos (diferentes formas de um gene). E, após a fecundação, o indivíduo não manifesta (obrigatoriamente) características intermediárias do pai e da mãe (depende da dominância entre os alelos; das interações possíveis…).
B) Verdadeira.
C) Falsa. Os alelos se separam na formação dos gametas (que são haploides).
D) Falsa. Cada característica é condicionada por um par de alelos, cada um proveniente de um genitor.
E) Falsa. O pareamento dos homólogos ocorre na meiose I.
Resp.: B

11) Analisando a imagem fornecida, verifica-se que do cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos, a probabilidade de nascer uma criança com XP é de 25% (figura A mostra isso).
Já o cruzamento entre um indivíduo com XP (afetado) e outro heterozigoto, a probabilidade de surgir um descendente com XP é de 50% (figura B mostra isso).
Como se trata de uma doença causada por gene autossômico, a incidência em homens e em mulheres é a mesma.
Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

2 thoughts on “Questões de Genética: Primeira Lei de Mendel

  • O gabarito da questão 1 está errado.
    Quando os pais são portadores do alelo da doença, e os filhos têm 1/4 de chance de nascerem afetados, a doença é de caráter recessivo, e não dominante.

    Resposta
    • Olá Patrícia. O que você escreveu está correto, porém, não é o que está na questão.
      A questão diz: … propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica como em condição heterozigótica é causada por um gene:
      O que se pede na questão é o nome do gene que manifesta seu efeito tanto em homozigose quanto em heterozigose. Isso é característico do alelo dominante. O gabarito está correto.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *