Questões de Genética: Primeira Lei de Mendel


01) (UECE/2019) Um dos conceitos utilizados para compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica como em condição heterozigótica é causada por um gene
A) homozigoto
B) dominante
C) recessivo
D) autossomo

02) (SUPREMA/2015) Observe o que se lê no rótulo de uma garrafa de Coca-Cola:
Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina
A fenilcetonúria (PKU) é uma doença hereditária transmitida por herança autossômica de um par de alelos, que impede o metabolismo do aminoácido fenilalanina, provocando seu acúmulo nos tecidos, inclusive no tecido nervoso. Em consequência, surge uma deficiência mental acentuada e incurável. Assim, crianças fenilcetonúricas, nos primeiros anos de vida, devem evitar alimentos que contêm fenilalanina, para não se tornarem deficientes mentais. Se um casal normal tiver um filho com esta doença pode-se concluir que
A) O gene causador da doença é dominante.
B) Os pais deste doente são homozigotos.
C) Há uma probabilidade de 50% para nascer outra criança doente.
D) Em 12 crianças nascidas de casais como este, provavelmente 3 serão doentes.

03) (FUVEST/2010) Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores
A) das três cores, em igual proporção.
B) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.
C) das três cores, prevalecendo as vermelhas.
D) somente cor-de-rosa.
E) somente vermelhas e brancas, em igual proporção.

04) (UNIVAG/2016) A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas autofecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou
A) a base matemática científica para a descoberta do núcleo celular.
B) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias.
C) que a recombinação de alelos ocorre em função da permutação.
D) a função dos cromossomos como material genético dos organismos.
E) que as características hereditárias estão contidas no DNA dos organismos.

05) (UFSCar/2015) De forma técnica e científica, em laboratórios especializados, e de forma prática e cotidiana em criações de animais domésticos, são realizados cruzamentos que permitem verificar de forma simples a transmissão de características genéticas recessivas, como o albinismo, que envolve apenas um par de alelos. Suponha que um coelho macho não albino, com genótipo heterozigoto Aa, foi cruzado com uma fêmea albina aa. A partir desse cruzamento, a probabilidade de nascimento de um filhote albino é
A) de 100 %.
B) de 75 %.
C) de 50 %.
D) de 25 %.
E) nula.

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06) (PUC-RS/2014.2) A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento. É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para
A) seus filhos homens, apenas.
B) suas filhas mulheres, apenas.
C) 25% de sua descendência, apenas.
D) 50% de sua descendência, apenas.
E) 100% de sua descendência

07) (UFV) Frutos com fenótipo “Violeta” são os únicos resultantes de herança do tipo dominância incompleta entre cruzamentos de plantas com fruto “Roxo” e plantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, de um cruzamento entre heterozigotas, 48 plantas. Espera-se que a proporção fenotípica do fruto entre as plantas descendentes seja:
A) Violeta (0): Roxo (36): Branco (12).
B) Violeta (12): Roxo (24): Branco (12).
C) Violeta (24): Roxo (12): Branco (12).
D) Violeta (36): Roxo (12): Branco (0).
E) Violeta (48): Roxo (0): Branco (0).

08) (UECE/2019) A probabilidade de um casal ter dois filhos do sexo masculino e a probabilidade de esse mesmo casal ter dois filhos, sendo uma menina e um menino são, respectivamente
A) 1/4 e 1/4
B) 1/2 e 1/2
C) 1/2 e 1/4
D) 1/4 e 1/2

09) (Pism – UFJF /2018)  Até o início século XX a explicação mais aceita para a hereditariedade era a de que os gametas eram formados por partículas provindas de várias regiões do corpo e na fecundação eles se fundiam, misturando assim as características dos pais em um novo indivíduo. Mendel postulou que fatores, ou elementos, eram responsáveis pela transmissão de tais características e que eles são recebidos dos pais, via gametas.

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Marque a alternativa que representa de forma CORRETA as explicações de Mendel para a hereditariedade e os conceitos atuais da genética.

A) Os genes correspondem ao que Mendel denominou fatores que se unem durante a fecundação, gerando um indivíduo com as características intermediárias do pai e da mãe.
B) Ao herdar dos pais dois alelos diferentes para uma mesma característica hereditária, um indivíduo pode ter manifestada apenas uma variável: o fenótipo dominante.
C) Na formação dos gametas, os alelos para uma mesma característica, herdados de pai e mãe, se separam independentemente nas células diploides.
D) Em um indivíduo, cada característica hereditária é condicionada por um alelo, resultante da associação de diferentes genes oriundos da fusão dos gametas do pai e da mãe.
E) Na segunda fase da meiose, ocorre o pareamento dos genes alelos em cromossomos homólogos na placa equatorial da célula, para a formação de gametas.

Gabarito das Questões sobre Primeira Lei de Mendel – Parte 1

01) Aquele alelo que manifesta seu efeito tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é o alelo dominante.
Resp.: B

02) Se um casal normal tiver um filho com a doença, isso significa que o alelo causador da doença é recessivo (ele estava presente nos pais, mas não se manifestava). Dessa forma, os pais obrigatoriamente serão heterozigotos (Aa x Aa).
Fazendo o cruzamento Aa x Aa, tem-se: 1 AA; 2 Aa; 1 aa (portador da fenilcetonúria).
Logo, para cada 12 descendentes do casal, espera-se que 3 sejam portadores de fenilcetonúria (12 x ¼ = 3) .
Resp.: D

03) A questão aborda herança sem dominância. Os indivíduos com flores vermelhas têm genótipo VV; com flores cor de rosa têm genótipo VB e com flores brancas têm genótipo BB.
Do cruzamento de plantas com flores cor de rosa (VB x VB) resulta a seguinte proporção fenotípica:
25% dos descendentes com flores vermelhas (VV)
50% dos descendentes com flores cor de rosa (VB)
25% dos descendentes com flores brancas (BB
Resp.: B

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04) A proporção fenotípica 3:1, verificada nos descendentes provenientes de um cruzamento entre 2 indivíduos heterozigotos (com dominância entre os alelos) acaba por comprovar a ocorrência de 2 alelos (fatores pares) para cada característica, sendo que em cada gameta ocorre apenas 1 desses fatores.
Resp.: B

05) Cruzando-se um indivíduo de genótipo Aa (heterozigoto) com outro de genótipo aa, tem-se:
Aa x aa à 2 Aa e 2 aa (50% dos descendentes não albinos e 50% dos descendentes albinos).
Resp.: C

06) Como a doença de Guacher é autossômica recessiva, isso significa que uma pessoa portadora dessa doença terá genótipo gg. Assim, todos os seus gametas carregarão uma cópia do alelo g. Portanto, um portador dessa doença transmitirá o alelo (gene) a 100% de seus descendentes.
Resp.: E

07) Trata-se de um caso de herança sem dominância.
Neste caso, adotaremos: RR = Roxo; RB = violeta; BB = branco.
Cruzando-se RB x RB (dois indivíduos heterozigotos), tem-se:
1 RR (roxo)
2 RB (violeta)
1 BB (branco).
Como foram obtidos 48 descendentes:
¼ x 48 = 12 roxos
½ x 48 = 24 violetas
¼ x 48 = 12 brancos
Resp.: C

08) 
A probabilidade de nascer um menino em uma gestação é de 1/2.
A probabilidade de nascer 2 meninos é dada por : P (menino) x P (menino) = 1/2 x 1/2 = 1/4

Para nascer uma menina e um menino,há duas formas do evento ocorrer:
(Menino e menina) OU (Menina e menino)
Então:
P = (1/2 x 1/2 ) + (1/2 x 1/2 ) = 1/4 + 1/4 = 1/2
Resp.: D

09) 
A) Falsa. O que Mendel chamou de fatores são os alelos (diferentes formas de um gene). E, após a fecundação, o indivíduo não manifesta (obrigatoriamente) características intermediárias do pai e da mãe (depende da dominância entre os alelos; das interações possíveis…).
B) Verdadeira.
C) Falsa. Os alelos se separam na formação dos gametas (que são haploides).
D) Falsa. Cada característica é condicionada por um par de alelos, cada um proveniente de um genitor.
E) Falsa. O pareamento dos homólogos ocorre na meiose I.
Resp.: B

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