Biologia

Questões sobre História da Genética

01) (Fagoc/2016 – Medicina) No século XVIII, pesquisadores se dedicaram a explicar como o ovo fertilizado podia desenvolver um novo ser vivo. Uma das ideias admitia que o ovo fertilizado continha material inicialmente amorfo com o potencial de formar um novo ser, e que se estruturaria e se diferenciaria ao longo do desenvolvimento. Essa ideia ficou conhecida como:
A) Pangênese.
B) Preformismo.
C) Teoria epigenética.
D) Teoria cromossômica da herança.

02) (São Lucas/2015.2 – Medicina) “A hipótese sobre hereditariedade proposta por Hipócrates diz que: ‘cada parte do corpo produz uma espécie de ‘semente’, ou ‘gêmula’, que contém a essência das características daquela parte corporal. Essas gêmulas reúnem‐se nos órgãos reprodutores e são transmitidas à descendência.”
(Amabis, J. M., Martho, G. R. (2014). Biologia das populações, volume 3. Editora Moderna.)
A hipótese mencionada anteriormente é conhecida por:
A) Epigênese.
B) Pangênese.
C) Pré‐formismo.
D) Geração espontânea.
E) Teoria cromossômica da herança.

03) (Unifaminas/2017 – Medicina) Hoje sabemos que o veículo da hereditariedade são os genes, mas mesmo antes dessa descoberta, as leis básicas da hereditariedade começaram a ser desvendadas por Mendel; porém, infelizmente, seu trabalho só recebeu a atenção que merecia após sua morte. Uma das razões do sucesso de suas pesquisas foi ter escolhido a ervilha-de–cheiro, pois essa espécie apresentava diversas vantagens e várias características facilmente observáveis. NÃO se refere a uma característica observada por Mendel em seus estudos:
A) Cor da vagem.
B) Posição da flor.
C) Forma da semente.
D) Tamanho da semente.

Publicidade

04) (VestibulandoWeb/2017) No início do século XX, Thomas Morgan, realizando trabalhos com Drosophila melanogaster trouxe a primeira evidência de que os genes são entidades físicas integrantes dos cromossomos. Com seus trabalhos, Morgan reforçou a teoria conhecida como
A) Epigênese
B) Pangênese
C) Pré-formismo
D) Biogênese
E) Teoria cromossômica da herança

05) (VestibulandoWeb/2017) Uma das teorias propostas para explicar os mecanismos da herança propunha que no interior do ovo havia um indivíduo em miniatura; assim, o desenvolvimento consistia apenas em seu crescimento. Essa teoria ficou conhecida como
A) Pangênse
B) Epigênese
C) Pré-formismo
D) Anagênese

Publicidade

Gabarito das Questões sobre História da Genética

01) Uma das teorias mais antigas para explicar o desenvolvimento de um ser complexo, a partir de um ovo, é a do pré-formismo. De acordo com essa teoria, proposta no século XVII, os organismos já se encontravam completamente formados dentro do ovo.
Em 1759 foi proposta a teoria da epigênese, contrária à do pré-formismo. Segundo a epigênese, os seres se formam pelo desenvolvimento da célula ovo após, portanto, ter ocorrido a fecundação.
Resp.: B

02) A ideia proposta por Hipócrates (460 – 370 a.C), admitindo que cada parte do corpo produziria uma gêmula e as gêmulas se reuniriam nos gametas ficou conhecida como teoria da pangênese.
Resp.: B

03) Em seus estudos com ervilhas, Mendel analisou 7 características (uma de cada vez) para elaboração de suas leis sobre transmissão das características. Foram elas: altura da planta; cor da flor; disposição das flores no caule; textura da semente; cor da semente; textura da vagem; cor da vagem. O tamanho da semente não foi, portanto, uma característica estudada por Mendel.
Resp.: D

04) A ideia de que os cromossomos carregam os genes, unidades da herança, é a base da Teoria cromossômica da herança.
Resp.: E

05) A teoria do pré-formismo, do século XVIII, propunha que havia um ser pré-formado no ovo, e que durante a gravidez ocorreria apenas seu crescimento.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *