Questões sobre Hormônios Vegetais

Por Atualizado em 24/07/2019 9:33

01) (Suprema/2019) Assinale a alternativa que contém uma informação correta sobre os hormônios vegetais.
A) As citocininas são responsáveis por inibir a floração.
B) As giberelinas são responsáveis por retardar o amadurecimento do fruto.
C) O ácido abcísico é responsável por inibir a germinação das sementes.
D) O etileno é responsável pelo alongamento e divisão da célula vegetal

02) (PUC-SP/2019) Analise atentamente a tira Armandinho, do ilustrador Alexandre Beck.

O novo ramo da árvore, que cresce lateralmente no tronco cortado, surgiu porque:
A) No caule existem pequenos espaços, as lenticelas, entre as células da periderme, os quais permitem a ocorrência de trocas gasosas e é por onde crescem novos ramos.
B) Houve o crescimento de tecidos a partir do periciclo do cilindro vascular, e a estrutura assim originada empurra para fora o córtex e a epiderme.
C) A gema lateral saiu do estado de dormência até então imposto pela auxina liberada pelas gemas apicais da planta, removidas com o corte da árvore.
D)Houve o crescimento secundário resultante da produção de novos tecidos, por parte do felogênio e do câmbio vascular.

03) (UEMA/2013) Apesar de não possuírem sistema nervoso, os vegetais são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com as condições ambientais, e de reagir a estímulos, como luz, gravidade e contato. Essa reação é comandada por hormônios vegetais ou fitohormônios cujas ações podem acelerar o crescimento, tornando as plantas anormalmente altas e descoloridas, com tendência a tombar, retardar seu envelhecimento, além de bloquear seu crescimento no inverno em resposta às condições adversas.

Os fitohormônios atuantes em cada uma das atividades resultantes de suas ações são, respectivamente,
A) citocininas, giberilinas, auxinas.
B) citocininas, auxinas, giberilinas.
C) auxinas, ácido abscísico, giberilinas.
D) ácido abscísico, auxinas, citocininas.
E) giberilinas, citocininas, ácido abscísico.

04) (UEPG/2018) O desenvolvimento e crescimento das plantas é regulado por hormônios vegetais (ou fitormônios), substâncias produzidas em determinados locais da planta e transportadas para outros, onde exercem suas funções. Assinale o que for correto sobre os hormônios vegetais.

01) As auxinas controlam diversas atividades na planta: causam alongamento das células recém-formadas a
partir dos meristemas, promovendo crescimento de raízes e caule; além disso, participam da formação dos frutos e do processo de abscisão.
02) As giberelinas são produzidas nos meristemas, nas sementes e nos frutos. Promove o crescimento de caule e de folhas, estimulando tanto as divisões celulares quanto o alongamento das células.
04) As citocininas, em associação com as auxinas, estimulam a divisão celular e são abundantes em locais da planta em que há grande proliferação celular, como sementes em germinação, frutos e folhas em desenvolvimento e pontas de raízes.
08) O etileno tem como principal característica retardar o envelhecimento da planta e, causa ainda, dormência nas sementes, impedindo sua germinação prematura.
16) O ácido abscísico é um inibidor do crescimento das plantas e é o principal responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas no inverno. A concentração deste hormônio é alta nas sementes e nos frutos.

05) (UDESC/2018) Complete as lacunas.
________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas.
Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.
A) Auxinas, hidrotopismo, frutos simples baga
B) Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos
C) Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa
D) Giberelinas, geotropismo, frutos agregados
E) Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos

06) (UFJF) O malte, um dos componentes mais importantes na fabricação da cerveja, é produzido durante o processo de germinação das sementes de cevada. Qual hormônio vegetal pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte?
A) auxina
B) citocinina
C) giberelina
D) etileno
E) ácido abscísico

07) (UEFS/2017) Na figura Ilustrada, observa-se o fototropismo do caule, e o seu desenvolvimento depende da concentração de AIA em regiões específicas do vegetal.

Em relação à concentração de AIA, para o crescimento desse vegetal, é correto afirmar:
A) A concentração de AIA é distribuída de maneira uniforme na região apical do caule.
B) A concentração do AIA é maior no lado I.
C) A região II foi a que mais cresceu.
D) Na raiz, a distribuição na concentração de AIA é a mesma observada no caule.
E) O AIA é sintetizado por todo o vegetal e não apresenta dominância apical.

08) (UCS/2017) Os vegetais constituem-se base alimentar do Planeta. O desenvolvimento e o crescimento das plantas são regulados pelos fitormônios ou hormônios vegetais (do grego horman, colocar em movimento). Embora a definição seja essa, existe um hormônio que pode inibir o crescimento das plantas, principalmente no inverno, e também ser responsável pelo controle da abertura dos estômatos em estiagens, além de causar a dormência de sementes. Assinale a alternativa que apresenta o hormônio caracterizado acima.
A) Auxina
B) Etileno
C) Citocinina
D) Giberelina
E) Ácido abscísico

Gabarito das Questões sobre Hormônios Vegetais

01) As citocininas têm importante papel sobre a divisão celular, estimulando a citocinese. Em algumas espécies têm a capacidade de estimular a floração.
As giberelinas têm importante papel na quebra da dormência de sementes e também estimulam a partenocarpia (formação de frutos sem sementes).
O etileno é o hormônio que estimula o amadurecimento de frutos e abscisão (queda) foliar.
Resp.: C

02) A questão aborda o fenômeno conhecido como dominância apical. A gema apical produz grandes quantidades de auxinas, que inibem o desenvolvimento das gemas laterais. Ao remover a gema apical (poda), essa dominância deixa de ocorrer e as gemas laterais desenvolvem.
Resp.: C

03) O alongamento caulinar é decorrente da ação de giberelinas; as citocininas retardam a senescência (envelhecimento) e o ácido abscísico é um forte inibidor do desenvolvimento vegetal.
Resp.: E

04) Apenas o item 08 está incorreto. O etileno estimula a queda de folhas e tem importante papel sobre a maturação de frutos.
Resp.: 23

05) As auxinas estão diretamente relacionadas com os movimentos vegetais conhecidos como tropismos (tanto o fototropismo quanto o geotropismo). Mais recentemente, tem sido comum o uso de auxinas (ácido indolilacético) para estimular o desenvolvimento do ovário sem que o óvulo se desenvolva, possibilitando a formação de frutos sem sementes (partenocárpicos).
Resp.: B

06) O principal hormônio envolvido na quebra de dormência de sementes é a giberelina.
Resp.: C

07) As auxinas são hormônios fotossensíveis e, portanto, acumulam-se nas regiões menos iluminadas. Os caules reagem bem a altas concentrações de auxinas, apresentando alongamento celular. Assim, o local menos iluminado (com mais auxina) cresce mais que o local mais iluminado e, consequentemente, a planta curva em direção à luz.
Resp.: B

08) O ácido abscísico é o principal hormônio inibidor do desenvolvimento vegetal provocando, por exemplo, o fechamento dos estômatos em situações de déficit hídrico no solo.
Resp.: E


GUIA DO ENEM 2019

O Portal VestibulandoWeb reuniu as principais informações para quem vai fazer as provas do Enem 2019. Cadastre-se e receba o Guia do Enem 2019 em seu email, GRATUITAMENTE.


Comentários