Biologia

Questões sobre Lipídios – Parte 1

01)(Enem/2020) Grupos de proteção ao meio ambiente conseguem resgatar muitas aves aquáticas vítimas de vazamentos de petróleo. Essas aves são lavadas com água e detergente neutro para a retirada completa do óleo de seu corpo e, posteriormente, são aquecidas, medicadas, desintoxicadas e alimentadas. Mesmo após esses cuidados, o retorno ao ambiente não pode ser imediato, pois elas precisam recuperar a capacidade de flutuação.
Para flutuar, essas aves precisam

A) recuperar o tônus muscular.
B) restaurar a massa corporal.
C) substituir as penas danificadas.
D) restabelecer a capacidade de homeotermia.
E) refazer a camada de cera impermeabilizante das penas.

02) (UFPR/2017) As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:

A) isolantes elétricos.
B) pouco biodegradáveis.
C) saturados de hidrogênios.
D) majoritariamente hidrofóbicos.
E) componentes das membranas.

Publicidade

03) (F.M.Olinda/2015.2) Analise a afirmativa.
Ésteres derivados de ácidos graxos (ácidos carboxílicos) de cadeia longa, em geral com dez ou mais carbonos.”

A que tipo de composto se refere a afirmativa, sabendo que são provenientes de reações de esterificação?
A) Lipídios.
B) Proteínas.
C) Carboidratos.
D) Ácidos nucleicos.

Publicidade

04) (UECE/2016.2) Os esteroides são substâncias fundamentais ao metabolismo, dentre eles, o colesterol é um parâmetro que deve ser monitorado regularmente para o controle da saúde humana. Sobre o colesterol, é correto afirmar que

A) é uma substância gordurosa prejudicial ao metabolismo humano, encontrada em todas as células do corpo, que sempre aumenta com o avanço da idade em homens e mulheres.
B) no organismo humano somente é adquirido através dos alimentos; portanto, a ingestão de gorduras deve ser inversamente proporcional ao aumento da idade.
C) é um álcool complexo, essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e para a metabolização de algumas vitaminas.
D) dois pacientes com colesterol total de 190, sendo o paciente 1 possuidor de LDL 150, HDL 20 e VLDL 20 e o paciente 2 de LDL 100, HDL 65 e VLDL 25, correm o mesmo risco de desenvolver aterosclerose.

05) (UFPel) Os lipídeos são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação aos lipídeos, podemos afirmar que

I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos.
II. importantes componentes de todas as membranas celulares.
III. estão diretamente ligados à síntese de proteínas
IV. servem como fonte primária de energia.
V. a cutina, a suberina e a celulose são exemplos de lipídeos.

A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):
A) I, IV e V
B) I e III
C) II e IV
D) II e V
E) I e II

06) (UFAM) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:
A) O colesterol é encontrado em alimentos tanto de origem animal como vegetal (por ex: manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.) uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
B) Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
C) O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
D) Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.
E) O colesterol sempre é danoso ao organismo vivo seja ele animal ou vegetal.

07) (UFRGS/2019)  Seres humanos necessitam armazenar moléculas combustíveis que podem ser liberadas quando necessário. Considere as seguintes afirmações sobre essas moléculas.
I – Os carboidratos, armazenados sob a forma de glicogênio, correspondem ao requerimento energético basal de uma semana.
II – A gordura possui maior conteúdo energético por grama do que o glicogênio.
III- Indivíduos em jejum prolongado necessitam metabolizar moléculas de tecidos de reserva.

Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III

08) (PUC-RJ/2017) Sterna paradisaea, também conhecida como andorinha do ártico, é uma ave migratória que percorre aproximadamente 40.000 km a cada ano. A maior parte da energia requerida para uma ave realizar uma rota migratória de longa distância é armazenada sob a forma de:
A) glicogênio
B) gordura
C) proteína
D) carboidratos
E) ATP

09) (Unichristus/2019) 

Sobre a substância indicada no cartum, é correto afirmar que
A) é a principal fonte de energia para a respiração celular.
B) atua como pigmento fotossintetizante nas plantas.
C) é a principal fonte de reserva energética dos animais.
D) é um importante componente das membranas das células animais.
E) é um importante componente da parede celular de bactérias e plantas.

Resolução comentada das Questões sobre Lipídios – Parte 1

01) As aves precisam de impermeabilizar as penas para que possam nadar. Para essa impermeabilização, as aves retiram uma secreção oleosa produzida pela glândula uropigiana com o bico, e passam nas penas.
Resp.: E

02) Pelo fato de serem majoritariamente hidrofóbicos, os lipídios acumulam-se no corpo do indivíduo não, sendo, portanto excretados com facilidade.
Resp.: D

03) Os lipídios são compostos orgânicos formados pela união de um ácido carboxílico de cadeia longa (ácido graxo) + álcool, em uma reação conhecida como esterificação.
Resp.: A

04) O colesterol é um álcool complexo, indispensável à produção de hormônios sexuais como a progesterona e o estrogênio. É integrante de membranas celulares de animais e é transportado associado a uma lipoproteína; por isso, fala-se em colesterol HDL, LDL e VLDL. O risco de aterosclerose é maior em pessoas com maior taxa de colesterol do tipo LDL, conhecido como “mau” colesterol.
Resp.: C

05) I. Verdadeira. Armazenam grande quantidade de energia e não são facilmente eliminadas (hidrofóbicos);
II. Verdadeira. As membranas celulares têm composição lipoproteica.
III. Falsa. Os aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas e, para a síntese proteica, não há participação de lipídios.
IV. Falsa. A fonte primária de energia para a célula é a glicose.
V. Falsa. Celulose não é lipídio.
Resp.: E

06) O colesterol é importante integrante das membranas celulares de células animais e entra na composição dos chamados hormônios esteroides, como testosterona e progesterona.
Resp.: C

07) Apenas o item I está incorreto. A reserva de glicogênio (um polissacarídio à base de glicose) é suficiente para apenas um dia.
Resp.: D

08) As gorduras são a principal reserva energética dos animais, sendo muito mais energéticas que os carboidratos (1 g de gordura libera 9,3 Cal/g enquanto 1g de carboidrato libera 4,6 Cal/g).
Resp.: B

09) O colesterol é integrante da membrana plasmática em células animais, com importante papel de controlar a fluidez da membrana.
Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Questões sobre Lipídios – Parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *